Pesquisar neste blog

domingo, 2 de maio de 2021

58 – A Última Refeição (João 21)


 

Depois1(versículo de João 21) disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim: Estavam2 juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galileia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos. “Vou3 pescar”, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: “Nós vamos com você”. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.

Ao4 amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram.

Ele5 lhes perguntou: “Filhos, vocês têm algo para comer?”

Eles responderam que não.

Ele6 disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes.

O7 discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa I, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar. Os8 outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia. Quando9 desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão.

Disse-lhes10 Jesus: “Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar”.

Simão Pedro11 entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinqüenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus12 lhes disse: “Venham comer”. Nenhum dos discípulos tinha coragem de lhe perguntar: “Quem és tu?” Sabiam que era o Senhor. Jesus13 aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe. Esta14 foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos.

Depois15 de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama II mais do que estes?”

Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.

Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

Novamente16 Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?”

Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.

Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”.

Pela17 terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?”

Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”.

Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas. Digo-lhe18 a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos III e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”. Jesus19 disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. Então ele lhe disse: “Siga-me! IV

 

v     Para entender a história

Este mesmo milagre se dera três anos antes, quando Jesus chamou seus primeiros discípulos. Ele aparece aos discípulos neste cenário familiar porque deseja encorajá-los. Eles não terão mais o seu mestre para aconselhá-los e lhes dar força. Jesus entrega essa responsabilidade a Pedro, dizendo: “Toma conta das minhas ovelhas”. Ele não está se referindo só aos discípulos, mas também à nova comunidade cristã.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Vestiu a capa” – A pesca era um trabalho pesado e cansativo; para facilitar a tarefa, os discípulos trabalhavam com pouca roupa. Em sinal de respeito a Jesus, Pedro tornou a se vestir.

                                   II.     “Você me ama?” – Pedro havia dito a Jesus: “Mesmo que todos te abandonem, eu não o farei” (Marcos 14:29), mas depois o negou três vezes. Pedro mudou. Por três vezes, afirma o seu amor, não mais se colocando acima dos outros. Essa humildade demonstra a atitude adequada para o seu novo papel. As palavras de Jesus – “Cuide das minhas ovelhas” – confirmam que Pedro foi perdoado e reafirmado por Jesus.

                                III.     “Estenderá as mãos” – Jesus está predizendo o martírio de Pedro. Segundo uma tradição que data do século III, Pedro foi crucificado em Roma. Ele disse aos seus carrascos que não era digno de morrer do mesmo modo que Jesus, e assim o crucificaram de cabeça para baixo.

                                IV.     “Siga-me!” – Essas palavras recordam a maneira como Jesus recrutou seus discípulos três anos antes, quando eles também pescaram uma quantidade miraculosa de peixes no lago da Galileia. Então, Jesus chamou os pescadores para segui-lo; agora, ele pede que Pedro assuma um papel especial. Ele será o líder dos discípulos e comandará a implantação da Igreja primitiva.

 

- Mar de Tiberíades: Também conhecido como “mar da Galileia”, é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel.

- Pesca à noite: A maioria dos pescadores trabalhava à noite, em barcos de madeira. Ocasionalmente, eles usavam linhas e anzóis, mas de hábito pescavam com redes. Após trazerem os peixes para a margem, os pescadores os selecionavam e remendavam as redes.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário