Pesquisar neste blog

domingo, 25 de abril de 2021

Imposição de Mãos Para o Recebimento do Espírito Santo? Será?


  

O texto de Atos 8:14-17 diz: Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.

Tirada de seu contexto, a passagem pode fazer sentido sob a ótica de algumas denominações religiosas, mas, quando analisada à luz de toda a Palavra de Deus, fica claro que aqui se trata de um tempo de transição (como é todo o livro de Atos). Quando o Espírito Santo foi dado, primeiro isso aconteceu em Atos 2, na formação da Igreja e exclusivamente aos judeus, que primeiro receberam o Espírito Santo e depois foram batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Mas a Igreja não iria ser formada apenas por judeus, por isso encontramos em Atos 8 o Espírito sendo dado também aos samaritanos que haviam sido batizados. Os samaritanos eram uma mescla de povos gentios que haviam sido convertidos compulsoriamente ao judaísmo durante o tempo em que a terra de Israel ficou invadida pelo inimigo e esvaziada de verdadeiros israelitas. Eles acabaram criando sua própria versão do judaísmo e, por isso, não eram bem vistos pelos judeus, como vemos no caso da mulher samaritana em João 4.

Mas em Atos 8 vemos que não foi a todos que o Espírito Santo foi ali dado por meio da imposição das mãos dos apóstolos. Simão, em Atos 8:18-24, não teve tal privilégio. Ele não passava de um cristão professo, não nascido de novo e nem salvo, mas apenas revestido de um nome pelo batismo, como encontramos hoje aos milhares.

Depois de judeus e samaritanos, em Atos 10 vemos a terceira classe de pessoas que viria a receber o Espírito Santo e a fazer parte da recém criada Igreja: os gentios, representados ali pelo centurião romano Cornélio e os que o acompanhavam.  Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios (Atos 10:44-45).

 

É importante notar as diferenças na ordem em que essas pessoas são introduzidas:

1 – Judeus: Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38).

Os judeus são introduzidos seguindo este processo:

a)                     Arrependimento (os judeus eram primariamente culpados da rejeição e morte de seu Messias, portanto tinham muito de que se arrepender);

b)                     Batismo com água;

c)                      Recebimento ou selo do Espírito Santo.

2 – Samaritanos: Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo (Atos 8:14-17).

Os samaritanos são introduzidos; eles eram gentios convertidos ao judaísmo levados para a terra prometida para substituir os judeus durante o exílio. O processo de introdução:

a)                     Fé (crer);

b)                     Batismo com água;

c)                      Recebimento do Espírito pela oração e imposição de mãos dos apóstolos.

3 – Gentios: Enquanto Pedro ainda estava falando estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a mensagem. Os judeus convertidos que vieram com Pedro ficaram admirados de que o dom do Espírito Santo fosse derramado até sobre os gentios, pois os ouviam falando em línguas e exaltando a Deus. A seguir Pedro disse: “Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós!” Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo (Atos 10:44-48).

Todos aqueles que não eram judeus ou samaritanos, isto é, todos os demais povos da terra, assim como eu e você, passam por este processo:

a)                     Fé (crer);

b)                     Recebimento do Espírito Santo;

c)                      Batismo com água.

4 – Um caso único: Finalmente, podemos mencionar também uma classe especial ali que são “os discípulos de João Batista”, um sub-grupo de judeus que eram os discípulos de João, que já haviam se apartado dos judeus e suas culpas: Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram?” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”. “Então, que batismo vocês receberam?”, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles.  Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar. Eram ao todo uns doze homens (Atos 19:1-7).

O processo com esse grupo único foi:

a)                     Fé (crer);

b)                     Re-batismo com água (tinham sido antes batizados “em” João Batista, como os israelitas tinham sido batizados “em” Moisés, pois quando você é batizado, você é batizado “a” alguém – compare as passagens de 1º Coríntios 1:15, 10:2 e Gálatas 3:27).

c)                      Recebimento do Espírito Santo pela imposição das mãos do apóstolo Paulo.

 

Veja que estes não são processos para a “salvação”, a qual recebemos tão-somente pela fé em Jesus, mas apenas a ordem em que as coisas aconteceram em um período de transição, quando foram usadas as “chaves” recebidas por Pedro (Mateus 16:19) para abrir o Reino dos céus (que não é o céu, mas a esfera da profissão cristã onde existe tanto joio quanto trigo) a judeus, samaritanos e gentios.

Uma vez formada a Igreja, não vemos mais as pessoas receberem o Espírito Santo na forma como ocorreu em Atos, esse período de transição e inauguração da Igreja. Encontramos em Efésios o claro ensino de que o Espírito Santo é recebido agora como decorrência da fé em Cristo, sem intervenção humana, e é o Espírito a garantia ou penhor de que seremos levados para o céu. Nenhum homem ou ritual pode nos dar tal garantia.

Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória (Efésios 1:13-14).

 

(Parte de um texto de Mario Persona)

 

Observação do administrador deste Blog: Portanto, qualquer rito ou ritual, mediante qualquer cargo eclesiástico auto-intitulado mediador ou “apóstolo”, qualquer coisa relacionada a “doutrinas de igrejas”, é invenção humana (mesmo que tenha sido feita com boa intenção, mas é equivocada, fruto de falta de conhecimento bíblico), e em nada está respaldado nas Escrituras. Como ressalta o texto, somos “selados em Cristo com o Espírito Santo quando ouvimos e cremos na palavra da verdade”. Este é o momento. E é uma liberdade do Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário