Pesquisar neste blog

domingo, 11 de abril de 2021

Portas e Caminhos


  

Mateus 7:13-14

“Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram”.

 

É muito provável que você, que aqui lê, já tenha ouvido falar da “porta estreita e da porta larga”. Ou então do “caminho estreito e do caminho largo”.

As expressões das “portas” e dos “caminhos” são expressões sinônimas, significando a mesma coisa.

Pois bem, é disso que trata este texto que aqui compartilho.

A parte da fala de Jesus que escolhi como mote aqui trata disso: da porta ou do caminho que levam à vida.

Imediatamente antes, Ele fala assim: “Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela”.

E é interessante que, imediatamente depois da Palavra/mote aqui, Ele diz: “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”. É como se Ele Se referisse aos “porteiros” da “porta larga” ou aos “indicadores” do “caminho largo”: os “falsos profetas”, que levam ao engano e ao erro, representados hoje pelos líderes fraudulentos possuidores de igrejas/franquias no mercado religioso, a aqueles que elucubram doutrinas que nada têm a ver com o verdadeiro Evangelho. Observe que o Senhor fala dos que estão no meio da “cristandade”, não daqueles que professam outras religiões ou outros tipos de fé. Ele fala do nosso umbigo, não dos umbigos alheios.

Se esta porta ou caminho que o Mestre aqui menciona levam à vida, outras portas e outros caminhos levariam à morte? Sim, e vamos falar mais nessa questão.

Mas, antes, temos que nos perguntar: O que é vida e o que é morte, no sentido do Evangelho? E aí, qual a resposta?

Tenho certeza que muitos andam em vida como se fossem mortos, pois já não têm mais vida em si mesmos. Uma vez que se foram coisas como o amor, a alegria, a paz, a paciência, a amabilidade, a bondade, a fidelidade, a serenidade e o domínio próprio, há grandes possibilidades que a vida do indivíduo se transforme em vazia e quase automática – de uma automaticidade suicida! E é essa condição que é morte!

Jesus, nesta Palavra, diz que são poucos os que encontram esse caminho de vida, ou esse estado de espírito que é vida em si mesmo. E a constatação que Jesus fez se mostra verdadeira. Basta olharmos à nossa volta para comprovarmos, observando quantas pessoas passam pela vida apenas existindo, mas jamais vivendo o que seja vida.

E o que fazer para achar essa porta ou esse caminho chamado “estreito”?

Basta lembrar que Jesus diz de Si mesmo ser Ele “o caminho”: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6).

Assim, descobrimos que o “caminho” não é uma metáfora, um conceito, uma filosofia ou uma religiosidade – mas uma Pessoa: Jesus Cristo!

Da mesma forma o são a “verdade” e a “vida”: são uma pessoa – Jesus Cristo!

Quem encontra “esse caminho” que é, por definição, estreito, encontrou o caminho da verdade e o caminho da vida.

E por que é dito que esta “porta” e este “caminho” – e esta “verdade” e esta “vida” – são estreitos?

Esta é, talvez, uma das perguntas mais feitas: Por que Jesus diz que é estreito?

Vamos, para entender, ver alguns sinônimos de “estreito”: rigoroso, escrupuloso, exigente, ferrenho, minucioso, rígido, severo.

Sim, e aqui não adianta dourarmos a pílula: entrar pela “porta estreita” e andar pelo “caminho estreito” exige de cada um – não dos outros, mas de mim – que haja uma constante observância para que se esteja andando segundo o Evangelho. Eu devo estar atento a mim mesmo, ser para comigo mesmo rigoroso, escrupuloso, exigente, ferrenho, minucioso, rígido, severo.

Com o passar do tempo, as coisas não vão se tornando mais fáceis, mas eu vou me tornando mais forte e parecido com o jeito de ser de Jesus para, assim, andar seguro por este “caminho”.

E, assim, com o passar do tempo, vou percebendo que, tanto a “porta” quanto o “caminho”, são largos o suficiente para que eu por eles passe e passeie confortavelmente. Pois também não podemos nos esquecer do que Jesus disse noutro momento: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:29-30).

Lembrei agora da ocasião em que Jesus citou – além de Ele ser o “caminho”, que mencionei acima – a “porta”, que – surpresa! – também é Ele: Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (João 10:9).

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário