Pesquisar neste blog

domingo, 18 de abril de 2021

57 – O Incrédulo Tomé (João 20)


 

Ao19(versículo de João 20) cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas I, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! II Tendo20 dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.

Novamente21 Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”. E22 com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. Se23 perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”.

Tomé24, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os25 outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor!” Mas ele lhes disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos III nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado IV, não crerei”.

Uma26 semana mais tarde, os discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!” E27 Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

Disse-lhe28 Tomé: “Senhor meu e Deus meu!”

Então29 Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”.

 

v     Para entender a história

Jesus dissera aos discípulos que eles o abandonariam quando de sua morte, em cumprimento da profecia de Zacarias: “Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão” (Zacarias 13:7). Os discípulos a caminho de Emaús e os onze apóstolos são ovelhas dispersas. Jesus os conforta e reanima, renovando a sua fé. Jesus não os abandonou, e essa convicção os habilitará para executarem sua obra.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “A portas trancadas” – O corpo de Jesus é transformado pela sua ressurreição. Ele aparecia como um espírito, mas era ao mesmo tempo físico como um mortal. O Evangelho de Lucas registra que Jesus pediu alimento e comeu (Lucas 24:41-43).

                                   II.     “Paz seja com vocês!” – Jesus não censurou os discípulos, que deviam estar angustiados por tê-lo abandonado. A sua familiar saudação hebraica os reconfortou.

                                III.     “Se eu não vir as marcas dos pregos” – Tradicionalmente, nos quadros que reproduzem a cena da crucificação, essas marcas são pintadas nas palmas das mãos e nos pés de Jesus. Na realidade, os pregos eram enfiados através dos pulsos, e de lado nos tornozelos, quando as pessoas eram condenadas à cruz.

                                IV.     “Puser a minha mão no seu lado” – O Evangelho de João diz que, quando o corpo de Jesus foi baixado da cruz, um pouco antes, “um dos soldados atravessou o seu lado com uma lança” (João 19:34).

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário