Pesquisar neste blog

quarta-feira, 12 de maio de 2021

59 – Jesus é Elevado aos Céus (Mateus 28, Atos 1)

 

Os16(versículo de Mateus 28) onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes indicara. Quando17 o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. Então18, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade I nos céus e na terra. Portanto19, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os20 a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Depois3(versículo de Atos 1) do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias II falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa4 ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai III, da qual lhes falei. Pois5 João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”.

Então6 os que estavam reunidos lhe perguntaram: “Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel IV?”

Ele7 lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas8 receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra”.

Tendo9 dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E10 eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que11 lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.

Então12 eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de uma caminhada de sábado V. Quando13 chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. [...] Todos14 eles se reuniam sempre em oração VI, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

 

v     Para entender a história

O número quarenta é simbólico, significando completude e um considerável período de tempo. O aprendizado dos discípulos está agora encerrado, e o mestre deixa a terra e sobe aos céus. Mas Jesus lhes garante que ficará com eles, pela presença do Espírito Santo, para guiá-los enquanto difundem a sua mensagem pelo mundo.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Foi-me dada toda a autoridade” – As palavras de Jesus lembram a profecia de Daniel sobre o futuro Messias: “Ele recebeu autoridade, glória e o reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído” (Daniel 7:14).

                                   II.     “Por um período de quarenta dias” – O período entre a ressurreição e a ascensão era um tempo para os apóstolos se prepararem para o seu novo ministério, quando não mais teriam a presença física de Jesus.

                                III.     “Promessa de meu Pai” – Jesus está se referindo ao Espírito Santo, o Espírito de Deus na terra, que dará aos discípulos a força para realizarem o seu trabalho.

                                IV.     “É neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” – Os discípulos ainda estão pensando em termos nacionalistas. Jesus diz que o Reino de Deus destina-se a todas as nações.

                                   V.     “Uma caminhada de sábado” – O Monte das Oliveiras estava a cerca de um quilômetro de Jerusalém. Uma “caminhada de sábado”, ou seja, um quilômetro, era o máximo que uma pessoa poderia caminhar, sem desrespeitar a lei do sábado.

                                VI.     “Se reuniam sempre em oração” – Pela primeira vez, homens e mulheres se reuniam ao mesmo tempo numa sala para orar em comunidade.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário