Pesquisar neste blog

sábado, 29 de maio de 2021

61 – Os Primeiros Cristãos (Atos 2)


 

Chegando1(versículo de Atos 2) o dia de Pentecostes I, estavam todos reunidos num só lugar. De2 repente veio do céu um som, como de um vento muito forte II, e encheu toda a casa III na qual estavam assentados. E3 viram o que parecia línguas de fogo IV, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos4 ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

Havia5 em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se6 o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua V. Atônitos7 e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então8, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos9, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judeia e Capadócia, do Ponto e da Província da Ásia, Frígia10 e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto11 judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” Atônitos12 e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: “Que significa isto?”

Alguns13, todavia, zombavam deles e diziam: “Eles beberam vinho demais”.

Então14 Pedro levantou-se com os Onze VI e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: “Homens da Judeia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: estes15 homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Ao16 contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:

“‘Nos17 últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre18 os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. [...] E21 todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’”

“Israelitas22, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem. Este23 homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. Mas24 Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse”.

[...]

“Portanto36, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.

Quando37 ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?”

Pedro38 respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado VII em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois39 a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”.

Com40 muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!” Os41 que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.

 

v     Para entender a história

Os apóstolos não mais estão temerosos e sozinhos. A descida do Espírito Santo lhes dá força para cumprir a missão para a qual Jesus os preparara. O fato é geralmente conhecido como a fundação da Igreja Cristã. Suas portas estão abertas aos povos de todas as nações que creiam em Jesus e sigam seus ensinamentos.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “O dia de Pentecostes” – O nome Pentecostes vem da palavra grega relativa a “cinqüenta”. Era uma das mais importantes festividades do ano, comemorado no quinquagésimo dia após a Páscoa. No Antigo Testamento, o Pentecostes é chamado de a Festa da Colheita. Celebrava o fim da colheita do grão e os judeus davam graças a Deus por sua bênção. Nos tempos apostólicos, a festividade era principalmente para comemorar a entrega da Lei, por Deus, a Moisés.

                                   II.     “Um vento muito forte” – A palavra para “vento” é a mesma que para “espírito”, tanto em hebraico (ruah) quanto em grego (pneuma).

                                III.     “Encheu toda a casa” – A “casa” era, provavelmente, o Templo, já que em hebraico e em grego podem ser traduzidos do mesmo modo.

                                IV.     “Línguas de fogo” – O fogo simboliza a purificação e a luz que os apóstolos devem levar ao mundo, em nome de Jesus. Na Bíblia, o fogo é muitas vezes manifestação da presença de Deus. Quando Deus chamou Moisés para conduzir os israelitas para fora do Egito, falou-lhe de dentro de uma sarça ardente.

                                   V.     “Cada um os ouvia falar em sua própria língua” – Pentecostes era uma festa de peregrinação e, assim, Jerusalém estava cheia de estrangeiros. A descida do Espírito Santo como “línguas de fogo” teve um efeito espantoso sobre as próprias línguas dos apóstolos. Eles estavam falando a palavra de Deus, e isto quebrou as barreiras comuns de linguagem. É o reverso do que aconteceu em Babel, quando a punição de Deus significou que as pessoas não mais se entenderiam umas com as outras.

                                VI.     “Levantou-se com os Onze” – O lugar de Judas foi assumido por Matias, que fora discípulo desde o começo do ministério de Jesus, mas Matias só entrou como apóstolo depois destes acontecimentos. Os apóstolos oraram escolheram Matias por sorteio.

                             VII.     “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado” – Estas palavras haviam sido usadas por João Batista, que foi o primeiro a pregar esta mensagem. Os que acreditavam e pediam o perdão de Deus eram batizados com água. Isto significava sua purificação espiritual e o começo de uma nova vida de união com Deus.

 

- O dom do Espírito Santo: O Espírito Santo é tido como e terceira pessoa da Santíssima Trindade. Deus, no Novo Testamento, é um Deus único em três pessoas: “Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo”.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário