Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Alimento, Conhecimento e Poder


  

Mateus 22:29

“Vocês erram porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

 

Todos os dias nós nos alimentamos, não é mesmo?

Podemos até questionar a qualidade da alimentação, se é nutritiva, mais ou menos saudável, a quantidade que ingerimos, mas nos alimentamos sempre.

Sabemos o que significa a nossa alimentação, quando observamos milhares de crianças na África e outros lugares do planeta passando por carência alimentar, desnutridas e, por isso, doentes. Podemos observar a nossa massa corpórea sob os efeitos da alimentação, comparada com a massa corpórea desnutrida de milhares de humaninhos raquíticos e fracos, com olhos fundos e expressão facial triste. Sim, a fome causa tristeza em quem a sente, ainda que pareça que outros tantos milhares de seres humanos não são capazes de se entristecer a ponto de fazer algo para mudar esse quadro de desamor ao próximo!

Mas, se você está lendo este texto, acessando este Blog, com seu palmtop, celular, notebook, ou PC, é porque, muito provavelmente, consegue se alimentar com a necessária regularidade, assim como eu que aqui escrevo, teclando palavra por palavra.

Às vezes, ao nos alimentarmos, comemos “muita bobagem”, como se diz no palavreado do dia a dia, mas não podemos, sob pena de não sobrevivermos, deixarmos de nos alimentar. Sabemos que, vez ou outra, uma “bobagenzinha” é bem-vinda, mas esta tipificação alimentícia não pode ser a regra. Ao contrário, a regra deve ser alimentação a mais saudável possível.

Se é assim com o nosso corpo físico, o mesmo se dá com o nosso corpo psíquico/espiritual: nos alimentamos sempre. Compulsoriamente até. E, assim como fisicamente podemos comer “muita bobagem”, também no aspecto psíquico/espiritual se dá o mesmo: muitas vezes permitimos que entre em nossa mente/espírito muita coisa nociva à saúde da alma. E o que fazer nesta situação?

Sempre procuro ver o que Jesus fez ou falou sobre qualquer tema, e sobre este também.

Com relação à alimentação e rituais pré-alimentares, Jesus foi bem enfático e simplificou muito as coisas. Os religiosos de plantão que O viviam vigiando, para ver o que falava, como agia e procedia, questionaram-No sobre os usos e costumes alimentares, prescritos na Lei judaica por Moisés desde tempos antigos. Afinal, poderia se comer qualquer coisa, ou havia alguma alimento “impuro”? Salvo, logicamente, tomarem-se os cuidadas básicos e higiênicos no preparo dos alimentos e cuidando da sua qualidade para ingestão, Jesus liberou ao gosto do consumidor a questão dos comes e bebes. Sua resposta foi: “O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’” (Mateus 15:11). E depois, em particular com os Seus discípulos, Jesus foi ainda mais didático: Depois de deixar a multidão e entrar em casa, os discípulos lhe pediram explicação da parábola. “Será que vocês também não conseguem entender?”, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado”. Ao dizer isto, Jesus declarou puros todos os alimentos (Marcos 7:17-19). 

E ainda, na passagem que uso aqui como mote para este texto, Ele fala claramente porque as pessoas erram em relação, agora, não à alimentação física em específico, mas em relação à alimentação psicológica/espiritual – aquela que alimenta a alma – e em relação a basicamente tudo na vida.

Pergunto eu: Então, Senhor, por que erramos? “Vocês erram porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Jesus disse isso em resposta aos religiosos do Seu tempo, mas eu fiz questão de fazer a pergunta aqui no texto também, pois, hoje, Ele o diz aos religiosos do nosso tempo – e também a mim e a você, que aqui lê, ainda que eventualmente não sejamos religiosos. De qualquer forma, Ele diz o mesmo para nós!

Podemos concluir que há, nesta resposta, um conselho sábio e propício para todas as áreas das nossas vidas.

Voltamos agora a atenção sobre “do que alimentamos a nossa alma – nossa psique/espírito”. O que ingerimos? O que lemos? O que ouvimos? O que assistimos?

Se procuramos nos ocupar da leitura das Escrituras (no caso cristão, a Bíblia), alimentamos com alimento salutar nossa alma/psique/espírito/corpo/vida – lembrando sempre que a chave para lermos, entendermos e interpretarmos as Escrituras é Jesus.

Já desde antes do Cristo estar fisicamente na Terra como Jesus de Nazaré, o profeta Oseias alertava: Meu povo foi destruído por falta de conhecimento (Oseias 4:6).

[Você poderá encontrar outro texto/artigo aqui neste Blog que trata do tema “conhecimento”, se escrever no campo Pesquisa aí em cima: falta de conhecimento.]

Conhecer a Jesus Cristo é a sublimidade de todo conhecimento e de todo poder de Deus:

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé” (Romanos 1:16-17).

Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor (1º Coríntios 1:4-9).

Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem (1º Coríntios 1:22-25).

Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz (Colossenses 1:15-20).

Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude (Colossenses 2:9-10).

As passagens acima são apenas um aperitivo. Crie o hábito da alimentação saudável para a alma, abrindo sua Bíblia diariamente, sentando-se com calma e serenidade de pensamentos, em oração e comunhão, e lendo o que o Senhor lhe preparou para este dia, sabendo que o Espírito Santo lhe revelará o que você precisa compreender e interiorizar.

Faça isso e cresça saudável na fé para a vida eterna!

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Um comentário: