Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de junho de 2021

62 – Pedro e João (Atos 3 e 4)


 

Certo1(versículo de Atos 3) dia Pedro e João I estavam subindo ao templo na hora da oração II, às três horas da tarde. Estava2 sendo levado para a porta do templo chamada Formosa III um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo. Vendo3 que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola. Pedro4 e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: “Olhe para nós!” O5 homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa.

Disse6 Pedro: “Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande”. Segurando-o7 pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. E8 de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus. Quando9 todo o povo o viu andando e louvando a Deus, reconheceu10 que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido.

Apegando-se11 o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão IV. Vendo12 isso, Pedro lhes disse: “Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade? O13 Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo. Vocês14 negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino. Vocês15 mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso. Pela16 fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver”.

Agora17, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes. Mas18 foi assim que Deus cumpriu o que tinha predito por todos os profetas, dizendo que o seu Cristo haveria de sofrer. Arrependam-se19, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para20 que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. É21 necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas. Pois22 disse Moisés: ‘O Senhor Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu; ouçam-no em tudo o que ele lhes disser. Quem23 não ouvir esse profeta, será eliminado do meio do seu povo’”.

“De24 fato, todos os profetas, de Samuel em diante V, um por um, falaram e predisseram estes dias. E25 vocês são herdeiros dos profetas e da aliança que Deus fez com os seus antepassados. Ele disse a Abraão: ‘Por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados’. Tendo26 Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades”.

Enquanto1(versículo de Atos 4) Pedro e João falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus. Eles2 estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando VI o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos. Agarraram3 Pedro e João e, como já estava anoitecendo VII, os colocaram na prisão até o dia seguinte. Mas4, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil.

No5 dia seguinte, as autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei reuniram-se em Jerusalém. Estavam6 ali Anás, o sumo sacerdote, bem como Caifás, João, Alexandre e todos os que eram da família do sumo sacerdote. Mandaram7 trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: “Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso?”

Então8 Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Autoridades e líderes do povo! Visto9 que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam10 os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este11 Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não12 há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

Vendo13 a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. E14 como podiam ver ali com eles o homem que fora curado, nada podiam dizer contra eles. Assim15, ordenaram que se retirassem do Sinédrio e começaram a discutir, perguntando16: “Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar. Todavia17, para impedir que isso se espalhe ainda mais entre o povo, precisamos adverti-los de que não falem mais com ninguém sobre esse nome”.

Então18, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus. Mas19 Pedro e João responderam: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus. Pois20 não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos”.

Depois21 de mais ameaças, eles os deixaram ir. Não tinham como castigá-los, porque todo o povo estava louvando a Deus pelo que acontecera.

 

v     Para entender a história

A coragem e a autoridade dos apóstolos vêm do poder do Espírito Santo, atuando por intermédio deles. Pedro diz repetidamente a seus ouvintes que a fé em Jesus é a fonte da cura milagrosa. A verdade da morte de Jesus na cruz e de sua ressurreição é a mensagem-chave da Igreja que surge.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Pedro e João” – Estes apóstolos muitas vezes faziam companhia um ao outro. Jesus enviara seus discípulos “dois a dois”, durante o tempo do seu aprendizado. Pedro e João, junto com Tiago, irmão de João, eram muito íntimos de Jesus. Agora, são eles que lideram os apóstolos.

                                   II.     Hora da oração – O Templo, neste período, tinha três momentos de oração: às 9h, às 15h, coincidindo com os sacrifícios da manhã e da tarde, e ao anoitecer.

                                III.     Porta do templo chamada Formosa” – Esta porta de bronze coríntio foi provavelmente uma das três que conduziam do Pátio dos Gentios ao Pátio das Mulheres. Ficava do lado leste do complexo do Templo e diante do Pórtico de Salomão.

                                IV.     “Pórtico de Salomão” – Os pátios internos do Templo eram rodeados pelos quatro lados pelo Pátio dos Gentios. Ao longo do lado oriental deste pátio estava o Pórtico de Salomão – duas fileiras de altas colunas de pedra que sustentavam um teto de cedro. Este pórtico era o local de onde Jesus muitas vezes ensinava e se tornou um lugar favorito de reunião para a Igreja primitiva.

                                   V.     “Todos os profetas, de Samuel em diante” – Samuel, o último Juiz, foi o profeta que ungiu os reis Saul e Davi. As profecias de Samuel e as dos profetas depois dele eram tidas como “messiânicas”, porque previam a vinda do Messias. Jesus Cristo foi o cumprimento de suas profecias.

                                VI.     “Perturbados porque os apóstolos estavam ensinando” – Muitos sacerdotes, incluindo o Sumo Sacerdote, eram saduceus. Este partido político da elite era contrário à ideia da ressurreição dos mortos.

                             VII.     “Como já estava anoitecendo” – Quando os sacrifícios da tarde acabavam, fechavam-se as portas do Templo. Qualquer assunto oficial do Sinédrio só podia ser resolvido à luz do dia.

 

- A Parede Oriental: Ficava junto ao lado leste do complexo do Templo e diante do Pórtico de Salomão, e esta é a única parte do Templo que restou depois da destruição do ano 70 d.C., e é conhecida como o Muro das Lamentações. Os judeus vão ali para prantear a destruição do Templo e para orar.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário