Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de junho de 2021

63 – A Igreja Primitiva (Atos 4 e 5)


 

Quando23(versículo de Atos 4) foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus companheiros e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito. Ouvindo24 isso, levantaram juntos a voz e oraram a Deus...

[...]

Depois31 de orarem, tremeu o lugar I em que estava reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

Da32 multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham II. Com33 grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles. Não34 havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda e35 o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um.

José36, um levita de Chipre III a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa “encorajador”, vendeu37 um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos.

Um1(versículo de Atos 5) homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele2 reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.

Então3 perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela4 não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”.

Ouvindo5 isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido. Então6 os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram.

Cerca7 de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido. Pedro8 lhe perguntou: “Diga-me, foi esse o preço que vocês conseguiram pela propriedade?”

Respondeu ela: “Sim, foi esse mesmo”.

Pedro9 lhe disse: “Por que vocês entraram em acordo para tentar o Espírito do Senhor? Veja! Estão à porta os pés dos que sepultaram seu marido, e eles a levarão também”.

Naquele10 mesmo instante, ela caiu morta aos pés dele IV. Então os moços entraram e, encontrando-a morta, levaram-na e a sepultaram ao lado de seu marido. E11 grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

Os12 apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão. Dos13 demais, ninguém ousava juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alto conceito. Em14 número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados, de15 modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocavam em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns V, enquanto ele passava. Afluíam16 também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos malignos; e todos eram curados.

 

v     Para entender a história

Os discípulos de Jesus se recusaram a ser silenciados e, apesar dos ataques dos líderes religiosos judeus, a Igreja primitiva cresce. Os apóstolos estão formando uma comunidade que cuida das necessidades de seu povo. O episódio de Ananias e de sua esposa é uma advertência de que não há lugar na Igreja para hipocrisia e falsidade.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Tremeu o lugar – Deus demonstra sua presença através de uma força sobrenatural. Ele responde às orações dos discípulos dando-lhes força para continuar pregando a palavra de Jesus.

                                   II.     “Compartilhavam tudo o que tinham – A Igreja primitiva estabeleceu uma comunidade que provia as necessidades de seus membros. A entrega da propriedade e terra era voluntária, ninguém era obrigado a vender para compartilhar. Mas, uma vez que se comprometesse a fazê-lo, era uma questão de fidelidade à palavra empenhada.

                                III.     “José, um levita de Chipre” – Quando os israelitas conquistaram Canaã, os levitas não receberam nenhuma terra tribal, mas foram aquinhoados com várias cidades. O fato de que José possuísse terras indica que a divisão de terras do Antigo Testamento estivesse abolida àquele tempo.

                                IV.     “Ela caiu morta aos pés dele” – Safira e Ananias são julgados severamente porque mentiram a Deus, não porque erraram em não dar tudo o que possuíssem. Sua oferta à Igreja foi motivada pelo desejo de impressionar o povo e constituiu um agudo contraste com a generosidade de Barnabé. Sua terrível punição serve como advertência para outros sobre a necessidade de ser honesto com Deus. Podemos até mesmo imaginar a surpresa de Pedro que, mesmo sabendo do engano que Ananias e Safira queriam infligir à Igreja, os viu caírem mortos à sua frente, sem interferência de ninguém.

                                   V.     “Pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns” – Pedro tomou a si o papel de Jesus de curar e ensinar. O povo tinha tanta fé em Pedro que acreditava que até a sua sombra pudesse curar. Isto lembra o relato de Lucas sobre uma mulher que creu que seria curada se apenas tocasse a orla do manto de Jesus (Lucas 8:43-48).

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário