Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de abril de 2020

12 – Preparai o Caminho (Lucas 3)


No1 (versículo) décimo quinto ano do império de Tibério César Isendo Pôncio Pilatos governador II da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia III, seu irmão Filipe tetrarca da Itureia e da Traconítide, e Lisânias tetrarca de Abilene –, durante2 o pontificado de Anás e Caifás IV, a palavra de Deus chegou a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele3 percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados V.
Como4 está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: “Uma voz do que clama no deserto: ‘Preparai o caminho VI do Senhor, aplainai as suas veredas. Todo5 vale será aterrado, toda montanha e colina, abaixada. As estradas sinuosas serão retificadas, os caminhos ásperos, suavizados. E6 todo homem verá a salvação de Deus’”.
João7 dizia às multidões que acorriam para serem batizadas por ele: “Raça de víboras! Quem vos avisou para fugirdes da ira iminente? Produzi8 frutos na penitência e não fiqueis a vos dizerdes: ‘Temos Abraão como pai’. Pois eu vos digo que até destas pedras Deus pode fazer filhos de Abraão. O9 machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bons frutos será cortada e atirada ao fogo”.
“Que10 devemos fazer?”, perguntava-lhe a multidão.
João11 respondia: “Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem comida faça o mesmo”.
Coletores12 de impostos também vieram ser batizados e lhe perguntaram: “Mestre, que devemos fazer?”
“Não13 cobreis nada além do devido”, respondeu.
Então14 alguns soldados lhe perguntaram: “E nós, que devemos fazer?”
Ele respondeu: “Não façais extorsão nem acusações falsas – contentai-vos com o vosso soldo”.
As15 pessoas tinham grande expectativa e se perguntavam se João não seria o Cristo. João16 lhes respondeu: “Eu vos batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, de quem não sou digno de desatar as correias das sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. O17 seu forcado está na mão para limpar a eira e juntar o trigo no celeiro; mas a palha ele queimará com fogo inextinguível”. E18 com muitas outras palavras João exortava as pessoas e lhes pregava a boa nova.

v     Para entender a história
A mensagem de João é que Deus oferece o perdão a todos os que realmente se arrependem dos seus pecados, seja qual for a sua raça. Mas só o remorso não traz salvação. João quer que as pessoas entendam que o batismo que ele oferece é um compromisso para mudar de vida. A palavra arrependimento, na concepção bíblica, significa mudança de pensamento e comportamento.

v     Curiosidades
                                      I.     “Império de Tibério César” – Em 14 d.C., Tibério se tornou o segundo imperador de Roma, sucedendo seu pai adotivo, Augusto. Competente administrador no início, Tibério depois se isolou, persuadido de que conspiravam para matá-lo.
                                   II.     “Sendo Pôncio Pilatos governador” – Deposto Arquelau, os romanos passaram a nomear seus próprios governadores para a Judeia, Samaria e Idumeia. Pôncio Pilatos, o quinto governador, permaneceu de 26 a 36 d.C.
                                III.     “Herodes tetrarca da Galileia” – Tetrarcas eram príncipes de menor expressão. Após o exílio do irmão Arquelau, Herodes Antipas e Filipe continuaram a reger suas partes do reino dividido de Herodes, o Grande. Lisânias governava uma área no noroeste.
                                IV.     “O pontificado de Anás e Caifás” – Havia apenas um sumo sacerdote por vez. Caifás, o sumo sacerdote oficial, fora nomeado pelos romanos. Ele substituíra seu sogro Anás, que fora deposto pelos romanos, mas cuja autoridade ainda era reconhecida pelos judeus.
                                   V.     “Um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados” – O ato do batismo simbolizava a purificação do pecador, que era totalmente imerso na água. Era tradição dos judeus batizar não-judeus que quisessem entrar na comunidade. João diz aos judeus que também eles precisavam do perdão de Deus e exorta a que sejam batizados.
                                VI.     “Preparai o caminho” – Se um rei ia viajar, as estradas onde ele passaria recebiam melhorias. Igualmente, João está preparando o caminho para Jesus. Ele quer o povo preparado para o Messias, espiritual e moralmente.

O Profeta no deserto: João se vestia como Elias, o profeta do Antigo Testamento que também chamou seu povo de volta a Deus. O Evangelho de Mateus (Mateus 3:4) diz que “suas vestes eram feitas de pelo de camelo”, e que “ele se cingia de um cinturão de couro e comia gafanhotos e mel silvestre”. Os judeus consideravam gafanhotos uma “comida limpa” (Levítico 11:22).

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário