Pesquisar neste blog

domingo, 3 de maio de 2020

Falando de Algo Fora de Moda


Mateus 24:44
“Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”.

Aqui Jesus fala de algo que está fora de moda falar nos dias de hoje: a Sua volta.
Com muitas indicações bem claras e entendíveis, Ele fala desse assunto aos Seus discípulos.
Eles já haviam sido preparados para a Sua “partida”. Jesus já lhes ensinara sobre o significado da Sua morte, já lhes indicara sobre a Sua ressurreição, conforme as Escrituras, e agora lhes falava de um tempo ainda – naqueles dias – “futuro”, quando o Seu retorno se daria.
Ele lhes dava indicativos claros: Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai (Mateus 24:36). Fazendo referência às Escrituras antigas, Ele ensinava dizendo “... e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor (Mateus 24:39-42).
E complementa dizendo que esperá-Lo diligentemente é um ato de fidelidade e sensatez: “Quem é, pois, o servo fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos de sua casa para lhes dar alimento no tempo devido? Feliz o servo que seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens” (Mateus 24:45-47).
Nos dias atuais, no entanto, muito do que se prega por aí alude às benesses materiais, físicas, sociais e, claro, superficiais. A chamada “teologia da prosperidade” grassa à solta em inúmeros locais chamados de “igrejas”. É impressionante a superficialidade, a rasa base de fé, a enganação e outros adjetivos que se poderiam elencar para descrever essa situação!
Mas nada disso deveria nos surpreender. Pode e deve nos causar repulsa, mas não surpresa. Afinal, Jesus mesmo falou sobre estes nossos dias, onde surgiriam muitos falsos propagadores, o que Ele chamou de “falsos profetas e falsos cristos”.
Vou citar algumas falas d’Ele a esse respeito:
“Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:10-14).
“Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados. Se, então, alguém lhes disser: ‘Vejam, aqui está o Cristo!’ ou: ‘Ali está ele!’, não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente. Assim, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro de casa!’, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem (Mateus 24:22-27).
Jesus falava disso àqueles que, naquele tempo, estavam firmes na fé, assim como fala, por Sua Palavra, àqueles que estão firmes na fé também hoje. Jesus falava e fala disso para que não caiamos e não sejamos pegos de surpresa, quando do ápice da existência humana: a Sua volta.
Eu sei, é démodé, mas tem que ser dito: a volta de Jesus ocorrerá!
Alguns filosofam a respeito e espiritualizam esta “volta” como algo que já tenha ocorrido de forma “misteriosa” – ou somente compreensível para quem “sabe das coisas”. Não creio assim.
A Palavra é clara quando fala a este respeito.
Diretamente e de forma clara (só faltou desenhar!), Jesus disse: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória” (Mateus 24:30).
Como poderão “todas as nações” verem ao mesmo tempo, se a Terra é redonda e isso não seria possível fisicamente? Quando se trata deste tema, há de se considerar a metafísica e a multidimensionalidade do espaço... mas esse já é assunto para outro momento.
Depois, em seu Apocalipse, o apóstolo João escreve: “Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém” (Apocalipse 1:7). Qual parte do “todo olho o verá” será que não entenderam?
Aqui, quando se fala que “mesmo aqueles que o traspassaram” o verão, já está se falando da multidimensionalidade não do espaço, mas do tempo... também assunto para outro momento.
Para aqueles que julgam que as Escrituras são essencialmente metafóricas e de significado “somente” espiritual – abandonando toda e qualquer literalidade –, lembro que os chamados “gnósticos” na Igreja ainda dos tempos de Paulo e Pedro também criam que havia um certo “mistério alcançável somente àqueles iniciados em profunda gnose (conhecimento)”. Estes se esqueceram por completo do que Jesus, em Sua simplicidade docente, ensinava quando orava: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado (Mateus 11:25-26). Isso assim é para que ninguém se jacte da sua “sabedoria” e do “alto grau” que já alcançou na sua “elevação espiritual”.
Mas quero voltar ao mote principal deste texto, sem mais tergiversações.
Muitos esperam pela volta de Jesus, a querem e intensificam suas orações neste sentido. Não a esperam como um conto da carochinha, mas em viva acolhida, a cada dia, e a cada novo dia de novo.
Para estes, destaco um ensinamento de Paulo, para manter viva esta esperança: Eis que eu lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados (1º Coríntios 15:51-52).
Para quem ficou curioso sobre o significado mais amplo desta passagem acima escrita aos irmãos da comunidade de Corinto, eu digo que é muito boa essa curiosidade, pois voltaremos a falar sobre esse tema no futuro – isso se Cristo já não tiver voltado antes...

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

2 comentários: