Pesquisar neste blog

quarta-feira, 6 de maio de 2020

13 – A Pomba e o Demônio (Mateus 3-4)



Então13 (versículo de Mateus 3) Jesus veio da Galileia até o Jordão para ser batizado por João. Mas14 João quis detê-lo I, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
Jesus15 replicou: “Deixa estar assim; é correto fazermos isso II para cumprirmos toda a justiça”. Então, João concordou.
Logo16 que foi batizado, Jesus saiu da água. Naquele momento, o céu se abriu e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba III e o iluminando. E17 uma voz do céu disse: “Este é o meu Filho a quem amo; com ele, tenho grande contentamento”.
Então1 (versículo de Mateus 4) Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado IV pelo demônio. Depois2 de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O3 tentador veio a ele e disse: “Se és o Filho de Deus, diz a essas pedras para se transformarem em pão”. Jesus4 respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
Então5 o demônio o levou V à cidade santa e o colocou no ponto mais alto do Templo. “Se6 és o Filho de Deus”, disse-lhe, “atira-te daqui. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens acerca de ti aos seus anjos, que te tomarão em suas mãos para que não tropeces em nenhuma pedra’”. Jesus7 lhe retrucou: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
De8 novo, o demônio o levou a um monte muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e o seu esplendor. “Tudo9 isso te darei”, disse, “se te inclinares e me adorares”. Jesus10 lhe disse: “Afasta-te de mim, Satanás! Pois está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás’”.
Então11 o demônio o deixou e os anjos vieram e o serviram.

v     Para entender a história
Jesus sabe que pode fazer milagres, mas não quer usar o seu poder para fins pessoais. Ele responde às tentações do demônio citando Deuteronômio 8:3 e 6:16, respectivamente. O demônio (vendo que Jesus lhe respondia com base nas Escrituras) tenta Jesus citando o Salmo 91:11-12, mas Jesus refuta citando Deuteronômio 6:13. Percebe-se que o demônio usa as próprias Escrituras para confrontar Jesus, mas este responde com base nelas também, nos capítulos que relatam a provação de Israel no deserto (capítulos 6-8 de Deuteronômio). A total dedicação de Jesus a Deus mostra que ele está pronto para começar sua vida pública.

v     Curiosidades
                                      I.     “João quis detê-lo” – João achou inadequado batizar Jesus, pois sabia que o Messias não precisava de penitência, do batismo de arrependimento. Ele queria que Jesus o batizasse com o poder do Espírito Santo.
                                   II.     “É correto fazermos isso” – Tanto João como Jesus eram guiados pela vontade de Deus. Jesus já assumia os pecados de seu povo, e seu batismo serviria de exemplo aos que o seguissem.
                                III.     “Ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba” – Na Criação (Gênesis 1:2), o Espírito de Deus pairava sobre as águas, como se fosse uma ave. A pomba que Noé enviou da arca (Gênesis 8:8) assinalava um novo começo para o mundo. A que surge sobre a água do batismo de Jesus simboliza uma nova era.
                                IV.     “Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado” – Assim como Deus conduziu os israelitas ao deserto, onde eles foram provados por quarenta anos antes de entrarem na Terra Prometida, Jesus também foi levado ao deserto para ser posto à prova por quarenta dias, antes de iniciar a vida pública. Ao contrário da maioria dos israelitas, ele não caiu em tentação.
                                   V.     “O demônio o levou” – Não sabemos como o demônio chegou a Jesus, mas as tentações a que ele resistiu foram muito reais.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário