Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de maio de 2020

16 – Jesus Escolhe Seus Apóstolos (Lucas 5-6)



Um1 (versículo de Lucas 5) dia, estando de pé junto ao Lago Genezaré I, Jesus2 viu dois barcos à beira d’água... Entrou3 num deles, o que pertencia a Simão, e4 disse a este: “Vamos para mais longe e atira as redes de pescar II”. Simão5 retrucou: “Mestre, nós trabalhamos duro a noite toda e nada pescamos. Mas, pela tua palavra, vou lançar as redes”.
Quando6 assim fizeram, capturaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a se romper. Por7 isso, fizeram sinal aos colegas do outro barco para virem ajudá-los; eles vieram, e os dois barcos ficaram tão cheios que estavam a ponto de afundar. Ao8 ver isso, Simão Pedro se prostrou aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, que sou um homem pecador!” Pois9 ele e seus companheiros estavam assombrados com a pesca que haviam feito, e10 assim também estavam Tiago e João, filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: “Não temas; de agora em diante, serás pescador de homens”. Então11 eles empurraram seus barcos para a margem, deixaram tudo e o seguiram III...
Jesus27 viu um coletor de impostos chamado Levi sentado à sua banca. “Segue-me”, disse a ele, e28 Levi se levantou, deixou tudo, e o seguiu.
Levi29 ofereceu em sua casa um grande banquete a Jesus, e vieram muitos coletores de impostos e outras pessoas. Mas30 os fariseus e escribas recriminaram os discípulos: “Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e ‘pecadores’”?
Jesus31 lhes respondeu: “Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu32 não vim chamar os justos, mas os pecadores para se arrependerem”.
Num12 (versículo de Lucas 6) dia, Jesus foi a um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Ao13 amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze IV deles, denominando-os apóstolos: Simão14 (a quem deu o nome de Pedro), seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus15, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Simão chamado Zelote, Judas filho de Tiago e16 Judas Iscariotes, que o iria trair.

v     Para entender a história
O número de apóstolos – doze – corresponde ao das tribos que fundaram Israel. A palavra apóstolo significa “mensageiro”, e os apóstolos de Jesus levariam sua mensagem a pessoas de todas as nações. O novo “Israel” que eles estão para criar será o Reino de Deus. 

v     Curiosidades
                                      I.     “Lago Genezaré” – Este era outro nome do Mar da Galileia, ou Mar de Tiberíades (no Evangelho de João) e Chinereth (no Antigo Testamento). Lago de água doce, ele mede cerca de 20 km de comprimento e 11 km de largura e é atravessado pelo Rio Jordão.
                                   II.     “Atira as redes de pescar” – A pesca era a principal ocupação nas aldeias em volta do lago. Grande parte da vida pública de Jesus se passou nesta região, e pelo menos quatro de seus apóstolos eram pescadores.
                                III.     “Deixaram tudo e o seguiram” – O Evangelho de João diz que alguns discípulos já haviam encontrado brevemente Jesus, depois do seu batismo. Eles eram seguidores de João Batista e o ouviram mencionar Jesus como o Messias. Creram em Jesus e voltaram com ele para a Galileia (João 1:32-50).
                                IV.     “Escolheu doze” – Jesus escolheu pessoas com as usuais fraquezas humanas. Os doze apóstolos seguiriam Jesus por toda parte e aprenderiam com ele.

Discípulos de Jesus: Muitos mestres tiveram discípulos que os seguiam. Esses discípulos eram alunos, que escolhiam o seu mestre, aprendiam a Torá com ele e seguiam estritamente o seu ensinamento. Jesus quebrou essa tradição; ele escolheu os seus discípulos – e não estes a ele. Entre seus muitos discípulos, escolheu um círculo íntimo de doze, que são os apóstolos.
 Mulheres discípulas: O grupo de discípulos de Jesus incluía mulheres, o que era novidade na época. O Evangelho de Lucas diz que “os doze estavam com ele e também algumas mulheres... Maria (chamada Madalena), Joana, mulher de Cuza, Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus próprios bens” (Lucas 8:2-3).

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário