Pesquisar neste blog

quarta-feira, 20 de maio de 2020

15 – Jesus em Nazaré (Lucas 4)



Jesus14 (versículo de Lucas 4) voltou à Galileia I com o poder do Espírito, e por toda a região corriam notícias a seu respeito. Ele15 ensinava nas sinagogas II e todos o prezavam.
Ele16 foi a Nazaré, onde fora criado, e no sábado se dirigiu à sinagoga, como de costume. E ficou de pé para ler III. Foi-lhe17 entregue o rolo do profeta Isaías IV. Desenrolando-o, ele encontrou o trecho onde está escrito: “O18 Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para anunciar liberdade para os prisioneiros, devolver a luz aos cegos, livrar os oprimidos, proclamar19 o ano da graça do Senhor V”.
Então20 ele enrolou o pergaminho, devolveu-o ao assistente e se sentou. Na sinagoga, os olhos de todos estavam postos nele, que21 começou por lhes dizer: “Hoje cumpriu-se a Escritura VI que acabaram de ouvir”.
Todos22 falavam bem dele e se admiravam com as belas palavras que saíam dos seus lábios. “Não é este o filho de José?” – perguntavam.
Jesus23 lhes disse: “Certamente aplicarão a mim o provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo!’ Faz aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”.
“Lhes24 digo a verdade” – prosseguiu. “Nenhum profeta é aceito em sua terra. Lhes25 garanto que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio e não choveu, e houve muita fome no país. Mas26 Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. E27 havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado, só Naamã, o sírio”.
Ouvindo28 isso, todos na sinagoga se enfureceram. Eles29 se levantaram, puseram-no para fora da cidade e o levaram ao alto de uma colina onde a cidade fora edificada, para atirá-lo do rochedo. Mas30 ele, passando no meio da multidão, seguiu seu caminho.

v     Para entender a história
Esta é a primeira vez que Jesus ensina em sua cidade. Ele lê o livro de Isaías, que traz muitas promessas de um Messias e de uma nova era. Jesus diz que esse tempo chegou, mas sabe que é sobretudo em Nazaré que encontrará descrença, pois as pessoas o conhecem desde a infância, bem como à sua família. Sua mensagem é que Deus oferece salvação a todos, não só aos judeus, e isso deixa os nazarenos muito zangados.

v     Curiosidades
                                      I.     “Voltou à Galileia” – Jesus voltou à Galileia depois de ser batizado e ser tentado no deserto – isso se deu na região do Jordão, longe de sua cidade. Em seguida, ensinou na Galileia e voltou à sua cidade, Nazaré.
                                   II.      “Ele ensinava nas sinagogas” – Havia apenas um templo, que ficava em Jerusalém, mas a maioria das cidades judias tinha uma sinagoga. Sua origem remonta ao exílio – a palavra grega synagogue significa “reunião”. O prédio era um lugar de reunião e de ensino, mas especialmente de culto. Muitas vezes, mestres visitantes eram convidados a participar dos ofícios.
                                III.     “Ficou de pé para ler” – Como sinal de respeito à palavra de Deus, os leitores ficavam de pé e em seguida se sentavam para o sermão. A leitura se fazia sempre em hebraico, mas o sermão podia ser feito em aramaico, idioma próximo do hebraico, falado no tempo de Jesus.
                                IV.     “Foi-lhe entregue o rolo do profeta Isaías” – Escritos em rolos de pergaminho, os textos hebraicos do Antigo Testamento eram guardados em cofres especiais. Todo sábado, um assistente (acólito) entregava os textos escolhidos a um leitor, que lia em voz alta um texto da Lei e um dos Profetas.
                                   V.     “O ano da graça do Senhor” – A cada 49 anos, os judeus celebravam o Ano do Jubileu. Então, escravos eram libertados, devolviam-se terras hipotecadas e cancelavam-se dívidas. Isaías falava de uma futura era de ouro, quando o povo de Israel seria libertado de sua miséria (Isaías cap. 61).
                                VI.      “Hoje cumpriu-se a Escritura” – Jesus diz aos ouvintes que ele é o cumprimento da profecia de Isaías.

Elias e Eliseu: estes profetas famosos viveram numa época em que o povo de Israel se recusava a seguir a vontade de Deus. Os hebreus rejeitaram Elias e Eliseu como mensageiros de Deus (as citações que Jesus fez ao falar na sinagoga encontram-se, respectivamente, em I Reis cap. 17 e II Reis cap. 5).

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário