Pesquisar neste blog

quarta-feira, 8 de abril de 2020

9 – A Bênção de Simeão e Ana (Lucas 2)


No21(versículo) oitavo dia, chegando o tempo de circuncidá-lo, ele recebeu o nome de Jesus, o mesmo que o anjo lhe dera antes que fosse concebido.
Quando22 chegou, segundo a Lei de Moisés, o momento de serem purificados I, José e Maria o levaram a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor II (como23 está escrito na Lei: “todo primogênito masculino deve ser consagrado ao Senhor”) e24 de oferecer um sacrifício III, em atenção ao que diz a Lei do Senhor: “um par de pombos ou duas pombinhas”.
Naquele25 tempo, vivia em Jerusalém um homem virtuoso e devoto chamado Simeão. Deus26 lhe dissera que ele não morreria sem ver o Messias. Quando27 Maria e José levaram a criança para ser abençoada, Simeão estava no Templo. Ao ver Jesus, logo soube que aquele era o Salvador que estivera esperando.
Simeão28 tomou-o nos seus braços e louvou a Deus, dizendo: “Como29 prometestes, Soberano Senhor, podeis agora deixar ir em paz o teu servidor. Pois30 meus olhos viram a salvação IV que31 preparastes para todos os povos, uma32 luz para a revelação aos gentios e para a glória de Israel, vosso povo”.
O33 pai e a mãe da criança se maravilharam com o que foi dito sobre ela. Então34, Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe: “Este menino está destinado a causar a queda e a ascensão de muitos em Israel, e a ser sinal de contradição V, de35 modo que serão revelados os pensamentos de muitos corações. E a ti, uma espada traspassará tua própria alma VI”.
Havia36 também uma profetisa – Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Muito idosa, ela vivera com seu marido sete anos desde o casamento, e37 depois permanecera viúva até os 84 anos. Não deixava o Templo, prestando culto dia e noite, jejuando e rezando. Chegando-se38 a eles, ela agradeceu a Deus e passou a falar sobre a criança a todos os que ansiavam pela redenção de Jerusalém.

v     Para entender a história
Uma praxe comum judaica abre caminho a um evento muito significativo. Entre tantas pessoas e importantes líderes religiosos no Templo, só Simeão e Ana reconhecem que o menino Jesus é o Messias. Deus escolheu essas duas pessoas humildes porque elas são realmente devotas e, assim, merecedoras de privilégio tão especial.

v     Curiosidades
                                      I.     “O momento de serem purificados” – Pela Lei de Moisés, a mulher que desse à luz um menino deveria aguardar quarenta dias antes de entrar no Templo.
                                   II.     “Apresentá-lo ao Senhor” – Os meninos primogênitos eram consagrados ao serviço de Deus. Mas, desde o tempo de Moisés, os levitas exerciam as funções religiosas dos primogênitos.
                                III.     “Oferecer um sacrifício” – O nascimento de uma criança era considerado uma dádiva de Deus e um evento importante na vida da mãe. Por isso, ela devia oferecer dois animais, um para expressar sua gratidão a Deus e outro para receber o perdão divino por algum pecado que pudesse ter cometido. Maria ofereceu o sacrifício dos pobres: duas aves, em vez de um cordeiro e uma ave.
                                IV.     “Meus olhos viram a salvação” – Simeão reconheceu que Deus enviou o seu Filho ao mundo para trazer a salvação a todos os povos de todas as nações, não só aos israelitas.
                                   V.     “Este menino está destinado... a ser sinal de contradição” – Na sua profecia, Simeão diz a Maria que a pregação de seu filho provocará uma mudança radical na história de Israel. Ao revelar a verdadeira natureza das pessoas, Jesus fará inimigos poderosos, que farão de tudo para derrubá-lo.
                                VI.     “Uma espada traspassará tua própria alma” – Nas palavras finais de sua profecia, Simeão prediz a própria dor e angústia de Maria, quando da morte de seu filho.

 Viajando em jumento: Belém dista 8 km de Jerusalém. Maria e José viajaram em jumentos, modo de transporte comum por lá até hoje.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário