Pesquisar neste blog

quarta-feira, 31 de março de 2021

55 – Jesus Ressuscita (Mateus 27-28)


  

No62(versículo de Mateus 27) outro dia, o seguinte ao Dia da Preparação I, os chefes dos sacerdotes e os fariseus dirigiram-se a Pilatos e63 disseram: “Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’. Ordena64, pois, que o sepulcro II dele seja guardado até o terceiro dia, para que não venham seus discípulos e, roubando o corpo, digam ao povo que ele ressuscitou dentre os mortos. Este último engano III será pior do que o primeiro”.

“Levem65 um destacamento”, respondeu Pilatos. “Podem ir, e mantenham o sepulcro em segurança como acharem melhor”. Eles66 foram e armaram um esquema de segurança no sepulcro; e além de deixarem um destacamento montando guarda, lacraram a pedra.

Depois1(versículo de Mateus 28) do sábado, tendo começado o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

E2 eis que sobreveio um grande terremoto, pois um anjo do Senhor desceu dos céus e, chegando ao sepulcro, rolou a pedra da entrada e assentou-se sobre ela. Sua3 aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve IV. Os4 guardas tremeram de medo e ficaram como mortos.

O5 anjo disse às mulheres: “Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele6 não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia V. Vão7 depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos e está indo adiante de vocês para a Galileia VI. Lá vocês o verão. Notem que eu já os avisei”.

As8 mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria, e foram correndo anunciá-lo aos discípulos de Jesus. De9 repente, Jesus as encontrou e disse: “Salve!” Elas se aproximaram dele, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então10 Jesus lhes disse: “Não tenham medo. Vão dizer a meus irmãos que se dirijam para a Galileia; lá eles me verão”.

Enquanto11 as mulheres estavam a caminho, alguns dos guardas dirigiram-se à cidade e contaram aos chefes dos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Quando12 os chefes dos sacerdotes se reuniram com os líderes religiosos, elaboraram um plano. Deram aos soldados grande soma de dinheiro, dizendo-lhes13: “Vocês devem declarar o seguinte: Os discípulos dele vieram durante a noite e furtaram o corpo, enquanto estávamos dormindo. Se14 isso chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações e livraremos vocês de qualquer problema”. Assim15, os soldados receberam o dinheiro e fizeram como tinham sido instruídos. E esta versão se divulgou entre os judeus até o dia de hoje.

 

v     Para entender a história

Jesus ressurge dos mortos no terceiro dia após sua crucificação. Ele aparece a várias pessoas, mas nenhuma assiste ao ato da ressurreição. Quando as duas mulheres chegam, o sepulcro já está vazio. A fé dos discípulos na ressurreição de Cristo não é confirmada até o momento em que o encontram face a face.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “O seguinte ao Dia da Preparação” – Jesus morreu no Dia da Preparação, isto é, um dia antes do sábado. Em vez de simplesmente dizer que era sábado o dia após, Mateus usa essa frase em razão da importância do dia em que Jesus foi crucificado.

                                   II.     “O sepulcro” – José de Arimateia havia pedido permissão a Pilatos para sepultar Jesus. José lavou o corpo, envolveu-o no lençol e em seguida o colocou no seu próprio sepulcro, que ainda não fora usado.

                                III.     “Este último engano” – A ressurreição do Messias estava profetizada no Antigo Testamento: “Não me abandonarás no sepulcro” (Salmo 16:10). Os chefes religiosos temiam que os discípulos simulassem a ressurreição de Jesus, a fim de comprovarem a sua afirmação de ser o Filho de Deus.

                                IV.      “Suas vestes eram brancas como a neve” – Esta descrição do anjo lembra as palavras do profeta Daniel, que teve uma visão como do próprio Deus: “Um ancião se assentou; suas vestes eram brancas como a neve” (Daniel 7:9). O anjo do Senhor aparece às mulheres com toda a majestade divina.

                                   V.     “O lugar onde ele jazia” – Desconhece-se o local exato do sepulcro de Jesus. Os Evangelhos nos dizem que se tratava de um lugar escavado na rocha, num jardim próximo do local da crucificação. Testemunhos antigos sugerem que o lugar original está sob a Igreja do Santo Sepulcro, mas desde o século XIX muitos cristãos acreditam ser num local chamado Sepulcro do Jardim.

                                VI.     “Indo adiante de vocês para a Galileia” – No Evangelho de Mateus, é só na Galileia que Jesus reaparece aos seus discípulos (Mateus 28:16).

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário