Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de março de 2021

54 – Jesus é Crucificado (Marcos 15)


 

Certo21(versículo de Marcos 15) homem de Cirene I, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz II. Levaram22 Jesus ao lugar chamado Gólgota, que quer dizer lugar da Caveira. Então23 lhe deram vinho misturado com mirra III, mas ele não o bebeu. E24 o crucificaram. Dividindo as roupas dele, tiraram sortes para saber com o que cada um iria ficar.

Eram25 nove horas da manhã quando o crucificaram. E26 assim estava escrito na acusação contra ele: O REI DOS JUDEUS. Com27 ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita e outro à sua esquerda, e28 cumpriu-se e Escritura que diz: “Ele foi contado entre os transgressores”. Os29 que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: “Ora, você que destrói o templo e o reedifica em três dias, desça30 da cruz e salve-se a si mesmo!”

Da31 mesma forma, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, dizendo: “Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! O32 Cristo, o Rei de Israel... Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos!” Os que foram crucificados com ele também o insultavam.

E33 houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. Por34 volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: “Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? IV

Quando35 alguns dos que estavam presentes ouviram isso, disseram: “Ouçam! Ele está chamando Elias!”

Um36 deles correu, embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e deu-a a Jesus para beber. E disse: “Deixem-no. Vejamos se Elias vem tirá-lo daí”.

Mas37 Jesus, com um alto brado, expirou.

E38 o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo V. Quando39 o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!”

Algumas40 mulheres estavam observando de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, o mais jovem, e de José. Na41 Galileia elas tinham seguido e servido a Jesus. Muitas outras mulheres que tinham subido com ele para Jerusalém também estavam ali.

Era42 o Dia da Preparação, isto é, a véspera do sábado. Ao cair da tarde, aproximando-se o sábado43, José de Arimateia, membro de destaque do Sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos44 ficou surpreso ao ouvir que ele já tinha morrido. Chamando o centurião, perguntou-lhe se Jesus já tinha morrido. Sendo45 informado pelo centurião, entregou o corpo a José. Então46 José comprou um lençol de linho, baixou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e o colocou num sepulcro cavado na rocha. Depois, fez rolar uma pedra sobre a entrada do sepulcro. Maria Madalena47 e Maria, mãe de José, viram onde ele fora colocado.

 

v     Para entender a história

A terrível morte de Jesus por crucificação cumpre muitas profecias do Antigo Testamento. Trata-se do ato final de auto-sacrifício. Ele veio ao mundo para remover a barreira do pecado, que separava Deus da humanidade, e sofre como homem, para cumprir a vontade de Deus. Sua morte não é uma derrota, mas um triunfo.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Certo homem de Cirene” – Cirene era uma cidade grande, no norte da África (hoje Trípoli). Havia lá uma numerosa população judaica. Simão era provavelmente um peregrino que viera a Jerusalém para a Páscoa. Jesus, ao carregar a sua cruz, tropeça, e Simão, um passante, é obrigado a carregá-la.

                                   II.     “Eles o forçaram a carregar a cruz” – Os condenados eram freqüentemente flagelados – Jesus fora açoitado – e obrigados a levar a pesada cruz até o local da execução. As pancadas os deixavam tão enfraquecidos que muitas vezes os impossibilitava de carregar o peso.

                                III.     “Vinho misturado com mirra” – Não se tratava da especiaria comumente usada nos perfumes. Semelhante ao láudano, esta variedade de mirra era conhecida por suas propriedades anestésicas.

                                IV.     “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” – Como os pecados do mundo caem sobre Jesus, ele está apartado de Deus. Ele murmura o início do Salmo 22. Este Salmo tem muitos paralelos com o evento que aconteceu no Gólgota e, misticamente, descreve a agonia mental e física de Jesus. Mas seu principal tema é a esperança da salvação e a confiança absoluta em Deus.

                                   V.     “O véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” – Esse véu separava o Santo dos Santos do resto do Templo, simbolizando a inacessibilidade de Deus. A morte de Jesus removeu essa barreira e abriu o caminho para Deus.

 

- O Gólgota: Significando “lugar da caveira”, está possivelmente localizado num afloramento rochoso, próximo a Jerusalém. É também conhecido como o Calvário de Gordon, nome do general britânico que o identificou. O outro possível lugar da sua localização, segundo uma antiga tradição cristã, é onde hoje está erigida a Igreja do Santo Sepulcro.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário