Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

47 – As Dez Virgens (Mateus 25)

 

“O1(versículo) Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. Cinco2 delas eram insensatas, e cinco eram prudentes. As3 insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As4 prudentes, porém, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias I. O5 noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram”.

“À6 meia-noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo se aproxima! Saiam para encontrá-lo!’”

“Então7 todas as virgens acordaram e prepararam suas candeias. As8 insensatas disseram às prudentes: ‘Deem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando’”.

“Elas9 responderam: ‘Não, pois pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês II. Vão comprar óleo para vocês’”.

“E10 saindo elas para comprar óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada”.

“Mais11 tarde vieram também as outras e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abra a porta para nós!’”

“Mas12 ele respondeu: ‘A verdade é que não as conheço!’”

“Portanto13, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!”

 

v     Para entender a história

A parábola transmite uma mensagem semelhante à de “O Servo Fiel e o Servo Mau”. Os indivíduos são responsáveis por seus atos; eles não podem livrar-se “pedindo emprestado” a outros. Jesus quer seus seguidores preparados e atentos para a sua volta; do contrário, se arriscarão a serem excluídos do Reino do céu.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Óleo em vasilhas, junto com suas candeias” – As candeias (lâmpadas) usadas para cortejos externos eram tochas feitas de trapos embebidos em óleo, fixados na ponta de uma haste de madeira. Elas davam bastante luz, mas por pouco tempo. Então, as extremidades tostadas dos trapos eram aparadas e se punha mais óleo.

                                   II.     “Pode ser que não haja o suficiente para nós e para vocês” – As virgens (damas de honra) “prudentes” não estão sendo egoístas. Elas sabem que, se dividirem seu óleo com as outras, o cortejo inteiro passa e todas elas estariam mergulhadas na escuridão.

 

- Jarros de óleo: O óleo era passado de jarros grandes, em que era armazenado, para jarros pequenos, facilmente carregáveis pelas pessoas, de uso diário.

- As dez virgens: Essas mulheres solteiras eram “damas de honra” que ajudavam a noiva a se preparar para o casamento. Isso se fazia sempre à noite. Além disso, elas tinham a incumbência de esperar o noivo e acompanhá-lo à cerimônia de casamento.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário