Pesquisar neste blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

45 – O Fim dos Tempos (Mateus 24)


 

 Jesus1(versículo) saiu do Templo e estava se afastando quando os discípulos se aproximaram para chamar sua atenção para as construções. “Vocês2 estão vendo tudo isto?”, perguntou ele. “Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra I; serão todas derrubadas”.

Estando3 Jesus sentado no Monte das Oliveiras II, os discípulos vieram e lhe falaram à parte: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?”

Respondeu4 ele: “Cuidado, que ninguém os engane III. Pois5 muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos. Vocês6 ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo... Nação7 se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares”.

“Assim26, se alguém lhes disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa!’, não acreditem. Porque27 assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem”.

“Imediatamente29 após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados”.

“Então30 aparecerá no céu o sinal do Filho do homem IV, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória. E31 ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta V, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus”.

“Aprendam32 a lição da figueira: quando seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim33 também, quando virem todas estas coisas, saibam que ele está próximo, às portas. Eu34 lhes asseguro que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam. Os35 céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

“Quanto36 ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como37 foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois38 nos dias anteriores ao Dilúvio, as pessoas... nada39 perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. Dois40 homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. Duas41 mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada VI”.

 

v     Para entender a história

Os discípulos não faziam distinção entre os dois eventos de que Jesus fala. O primeiro “fim dos tempos” é a iminente destruição de Jerusalém. O segundo é o dia do juízo final de Deus. Jesus diz aos discípulos que estejam sempre prontos, pois o fim chegará sem avisar.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Não ficará aqui pedra sobre pedra” – No tempo de Jesus, o Templo de Herodes era uma construção magnífica, embora só viesse a ser completada no ano 64. A predição de Jesus se cumpriu no ano 70, quando os romanos cercaram Jerusalém e destruíram o Templo. A sua destruição simbolizava o fim da velha ordem, substituída pela Igreja – Templo novo, vivo.

                                   II.     “Monte das Oliveiras” – O Monte das Oliveiras é um espigão de colina atrás do Vale Kidron. Ele se eleva a uma altura de cerca de 800m e proporciona uma excelente vista de Jerusalém. Foi lá que o profeta Ezequiel teve uma visão “da glória do Senhor” (Ezequiel 11:23).

                                III.     “Cuidado, que ninguém os engane” – Nos turbulentos anos que precederam a rebelião judaica (66 d.C.), muitos se apresentaram como libertadores do domínio romano. Jesus alertou os discípulos para se acautelarem desses falsos líderes e não confundirem o papel do Messias com o de um libertador político.

                                IV.     “O sinal do Filho do homem” – Trata-se de uma descrição do retorno final de Jesus à terra. A passagem retoma as imagens tradicionais usadas na profecia de Daniel (Daniel 7:13-14), que anteviu o julgamento de Deus no fim dos tempos.

                                   V.     “Ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta” – A palavra “anjo” significa “mensageiro”. Os anjos atuam como agentes de Deus. Eles serão enviados com poder divino para anunciar por todo o mundo o seu julgamento.

                                VI.     “Uma será levada e a outra deixada” – No fim dos tempos, as pessoas serão separadas. Os que agem com fé e correção receberão a salvação espiritual; os que forem deixados, não.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário