Pesquisar neste blog

domingo, 3 de janeiro de 2021

44 – A Autoridade de Jesus (Mateus 21)


 

Jesus23(versículo) entrou no pátio do Templo e, enquanto estava ensinando, vieram a ele os principais sacerdotes e os anciãos do povo: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas?”, perguntaram-lhe. “E quem te deu tal autoridade?”

 Jesus24 respondeu: “Eu também lhes farei uma pergunta. Se vocês me responderem, eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. De25 onde era o batismo de João? I Do céu ou dos homens?”

Eles discutiram entre si, dizendo: “Se respondermos ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele?’ Mas26, se dissermos ‘dos homens’, devemos temer o povo, pois todos têm João como um profeta”. Assim27, responderam a Jesus: “Não sabemos”.

Então, ele disse: “Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. O28 que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’. E29 este respondeu: ‘Não quero!’ II Mas depois mudou de ideia e foi. O30 pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: ‘Sim, senhor!’ II Mas não foi. Qual31 dos dois fez a vontade do pai?” “O primeiro”, responderam eles.

Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque32 João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele”.

“Ouçam33 outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar uvas e construiu uma torre III. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. Aproximando-se34 a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam”.

“Os35 lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro. Então36 enviou-lhes outros servos em maior número, e os lavradores os trataram da mesma forma. Por37 último, enviou-lhes seu filho, dizendo: ‘A meu filho respeitarão’”.

“Mas38 quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança’. Assim39 eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram”.

“Portanto40, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores?”

Responderam41 eles: “Matará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe deem a sua parte no tempo da colheita”.

Jesus42 lhes disse: “Vocês nunca leram isto nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram IV tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’. Portanto43 eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino. Aquele44 que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó”.

Ao45 escutarem as parábolas de Jesus, os principais sacerdotes e os fariseus perceberam que era a eles que Jesus se referia. Queriam46 prendê-lo, mas tinham medo... pois o povo o tinha como um profeta.

 

v     Para entender a história

Os principais sacerdotes e anciãos tentam destruir e reputação de Jesus junto à multidão. Em vez disso, Jesus consegue desacreditar os chefes religiosos. Mediante parábolas, ele ataca suas demonstrações hipócritas de fé e adverte que, rejeitando-o, estarão também rejeitando Deus.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “De onde era o batismo de João?” – Jesus responde com uma outra questão, o que era prática tradicional dos rabis (mestres). Ele sabia que os fariseus não responderiam e, assim, ficariam desacreditados diante dos ouvintes.

                                   II.     “Não quero!... Sim, senhor!” – Na parábola, o “primeiro filho” representa os pecadores que ouviram a mensagem de João e mudaram de vida. O “segundo”, os chefes religiosos que externamente alardeavam devoção, mas rejeitaram o chamado de João para o arrependimento.

                                III.     “Construiu uma torre” – Era comum construir torres para vigiar os vinhedos. Na estação da colheita, os membros da família ficavam nessas terras para manter as vinhas protegidas de ladrões.

                                IV.     “A pedra que os construtores rejeitaram” – Em hebraico, a palavra que significa “pedra” (eben) é muito parecida com a que significa “filho” (ben). Jesus alude a si mesmo. Ele é a “pedra” rejeitada pelos chefes religiosos, mas Deus o reinstalará como a glória da Igreja.

 

- Os lavradores, os servos, o filho e os outros lavradores: Os “lavradores” representam os chefes religiosos e os “servos” são os que foram perseguidos por suas crenças religiosas. Jesus é o “filho” que será condenado à morte. Os “outros lavradores” designam todos os que já seguem os ensinamentos de Jesus e que se multiplicarão para formar a comunidade cristã.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário