Pesquisar neste blog

domingo, 29 de setembro de 2019

Barganhando com Deus


Atos 8:20
“Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?”

A pergunta acima o apóstolo Pedro faz a Simão, um mágico que iludia o povo da Samaria com seus truques e seus talentos impressionistas, e era tido como alguém muito importante e influente.
Naqueles dias, Filipe andava por aquela região, pregando o Evangelho, fazendo muitos sinais miraculosos, curando pessoas que vinham a ele para ouvirem de Jesus. Este mágico também ouviu Filipe e se impressionou com sua mensagem, e passou a andar com ele. Algum tempo depois, chegaram àquele lugar os apóstolos Pedro e João. Impondo as mãos sobre aqueles que haviam crido, estes receberam o Espírito Santo, o que mais ainda impressionou Simão. Assim, este ofereceu aos apóstolos dinheiro, e em contrapartida estes deveriam dar a ele também o mesmo “poder”, para que ele também pudesse impor as mãos sobre as pessoas, doando-lhes, assim, o Espírito Santo.
Diante desta proposta monetária do mágico, Pedro deu a resposta que deu, dizendo que o seu dinheiro perecesse com ele, pois não se poderia barganhar com Deus pelo Seu poder e envio. Dizendo isso em palavras bem simples e diretas, Pedro disse a ele o que diria a qualquer um nos tempos atuais: “Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?”
O que hoje vejo em muitas “igrejas”, especialmente aquelas televisivas, é justamente esse tipo de barganha, pois ali as pessoas são incentivadas a comprarem o dom de Deus com dinheiro. E quem embolsa esse dinheiro não é Deus, mas os que se dizem Seus “representantes”, Seus “servos”, ou, como muitos têm a face amadeirada de dizer, os “homens de Deus”.
Sinceramente, dá vontade de dar de cinta nesses caras! Dar de cinta nos dois tipos: nos que “vendem” e nos que “compram” também, para deixarem de ser gananciosos e tolos!
Alguém poderia dizer que não há esta “venda dos dons de Deus” nestes lugares. Claro que há! É um verdadeiro supermercado supostamente divinizado, onde, em suas prateleiras, se “compram” curas, bens materiais, sucesso financeiro e poder de influência. É isso que “vendem” e, pior, o fazem em nome de Jesus!
Eu sei que este assunto é amargo. Tampouco gosto dele. Também me amarguro um pouco em falar nisso.
Nas minhas passeadas televisivas, zapeando entre os canais, volta e meia paro diante de um destes “programas evangélicos” – consigo ficar no máximo dez minutos, depois fico enjoado. O que ouço é: “pague seu dízimo para que possa salvar-se do devorador”; “alce ofertas, para que Deus possa te abençoar ricamente, afinal Deus não quer que você seja pobre, mas rico, que seja cabeça e não cauda”; “mostre a Deus a sua fé, oferecendo determinada soma de dinheiro, para que Ele veja a sua fé, e depois cobre d’Ele a sua bênção, pois, assim, Ele está obrigado a dar”; “participe da fogueira santa com tantos mil em dinheiro – tem que ser um valor alto, afinal, Deus requer altos sacrifícios! – e depois reivindique e tome posse do seu carro importado, do seu apartamento novo, do crescimento da sua empresa”... A lista é longa, e a criatividade bilontra também!
Há também os badulaques que estão à venda – nunca por menos de R$ 100,00 cada um: “caneta ungida para assinar polpudos contratos”, “água do rio Jordão”, “óleo de Israel”, “tijolinho santo”, “martelinho para quebrar os problemas”, até uma “vassoura abençoada” vi vender dia desses...
É de rir! E de chorar também!
Lamento por aqueles ingênuos, por aqueles tolos – e por aqueles gananciosos também, pois querem numerário fácil –, que caem nesses truques de suposta “mágica divina”!
Me ocorreu agora: Simão, aquele mágico que fez aquela proposta financeira a Pedro, é recruta perto dos “mágicos de Jesus” dos dias de hoje. Simão ficaria impressionado. “Como não pensei nisso?”, ele diria, diante da facilidade de se arrancar dinheiro de parvos. Os “charlatões da fé” de hoje dariam aula a Simão. Eles são verdadeiros CEO do negócio da falcatrua; têm mestrado em malandragem; são formados e pós-graduados em gatunagem; fizeram MBA em delinquência, pois formam verdadeiras quadrilhas organizadas disfarçadas de “igrejas”!
Desculpem esse meu rompante denunciante! Mas é que tem que ser dito de vez em quando. Volta e meia alguém tem que falar disso, pois isso é falsa doutrina, e contra ela nos é dado o mandado de identificá-la. É o que aprendi pela Palavra.
Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso a nada entende (I Timóteo 6:3-4).
Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos (I Timóteo 6:9-10).
Disse-lhes: “Está escrito: ‘A minha casa será casa de oração’; mas vocês fizeram dela um covil de ladrões’” (Lucas 19:46).
Esse Jesus que esses falsos pregadores pregam, de Jesus mesmo só tem o nome. Eles usam o nome de Jesus como uma grife ou uma bandeira para tentarem legitimar suas extorsões! O Cristo que eles anunciam é falso! Eles são falsos e falsificadores da Palavra! E o Verdadeiro já nos alertou a respeito:
“Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente (Mateus 24:24-25).
Dia desses, conversando com um amigo sobre esses temas, ele me perguntou: “Por que Deus não dá um jeito nesses caras?” Minha resposta foi: “Ele já deu a sentença”. E citei as Palavras do próprio Mestre a respeito:
“Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mateus 7:22-23).
E com aqueles que – por ingenuidade ou por ganância – se deixam enganar, o que acontecerá com eles? Bem, não sou acusador, nem promotor de justiça, muito menos “juiz de Deus”. Isto é assunto para Deus e Sua misericórdia para com cada um. Não dou idéias para Deus. Apenas oro por ambos, enganadores e enganados...
Cuido de mim para não cair nessas arapucas.
Cuide de você para não cair também.
Com Deus não se barganha!

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,

Kurt Hilbert

Um comentário:

  1. Maravilhoso amor de Deus Pai expresso nestas palavras do Blog "Livres Discipulos"-Gracas a Deus!

    ResponderExcluir