Pesquisar neste blog

domingo, 3 de outubro de 2021

Os 10 Anos


          João 8:31-32

          “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

 

          No ano de 2011 eu estava decidido a usar a internet para divulgar o Evangelho, pois pensei: Já que há tanta coisa na rede mundial de computadores, por que não utilizá-la também para divulgar a Palavra? Claro que já havia milhares fazendo isso, mas, como eu ainda não o fazia, já era hora de entrar nessa também. Por que não?

          Junto com um amigo/irmão que me deu uma mão para colocar o Blog “no ar”, e um outro amigo/irmão que deu outra mão para formatá-lo e deixá-lo com uma “cara” apresentável, foi iniciado o processo.

          Assim, em 6 de outubro daquele ano comecei e preparar material para postagens – por isso, 6 de outubro de 2011 é a data formal do nascimento do Blog. Lembro que comecei pela leitura do Novo Testamento para buscar motes para textos, crônicas e até poesias, tudo relacionado à mensagem de Cristo.

          O texto de João 8:31-32 serviu de “bandeira” para a criação do nome e do logotipo do Blog, afinal, a “missão” era – e é – “permanecermos firmes na Palavra de Cristo, sermos Seus discípulos, conhecermos a verdade e vivermos em liberdade”.

          Por isso, já de saída foi cunhado o que o Blog “não é”: Não somos uma “igreja”, um clube, uma religião ou uma filosofia; ser um livre discípulo de Cristo é uma consciência e um modo de vida.

          Tendo alguns materiais prontos e editados, as postagens no Blog iniciaram-se em novembro de 2011, bem como o envio dos mesmos a um mailing de pessoas com as quais, pelas mais diferentes razões, eu tinha contato via e-mail. Depois de alguns anos enviando e-mails, o “provedor” do meu e-mail começou a “limitar” os envios, por conta de possíveis spams. Aí parti para outra ferramenta: as mídias sociais.

          Assim, já há alguns anos, venho postando diariamente a “Palavra para hoje”, que se compõe de um ponto bíblico e um comentário meu a respeito. Posto no Facebook, no Twitter, no Instagram e em grupos no WhatsApp. Tem sido uma tarefa muito gratificante, pois alcança muitas pessoas.

          Falei sobre o que vou falar agora em um texto, já há algum tempo, mas quero mencionar aqui outra vez: eu escrevo, em primeiro lugar, para mim mesmo. Sim, eu sou o primeiro destinatário, pois me retroalimento da Palavra e daquilo que, pela Palavra, o Senhor me dá. Aquilo que escrevo é sempre aquilo que anseio em ser, em viver, muitas vezes antes mesmo de conseguir fazê-lo na prática. Aprendi que escrever é a melhor terapia; e escrever sobre o Evangelho é melhor ainda!

          Acontece assim, muitas vezes: Escrevo um texto para o Blog e o deixo armazenado para postá-lo. Dependendo da antecedência de escrito, podem passar semanas ou meses. Quando chega a vez daquele texto ser postado, o releio e comento comigo mesmo: “Caramba, eu tenho que fazer isso! Escrevi, mas ainda não fiz!” Aí vem o trabalho de coadunar a teoria com a prática de vida. Nem sempre é fácil, eu sei, mas sempre é possível com a ajuda de Deus!

          A “Palavra para hoje”, que compartilho diariamente, normalmente é preparada no dia anterior; assim, é sempre “fresquinha”. Mas também ali me passa, por vezes, o mesmo – releio e penso: “Já passou da hora de eu fazer isso!” Por isso que mencionei há pouco que escrevo para mim mesmo. Eu preciso disso – e muito!

          Sempre, ao “preparar” uma Palavra para comentá-la ou escrever um texto, peço em oração, não necessariamente com estas palavras, mas nesse sentir: “Senhor, revela-me o que desejas que eu entenda pela Palavra, inspira-me, dá-me o que dizer, ensina-me e relembra-me daquilo que já tenho aprendido”. Sim, essa simples, mas sincera oração, sempre antecede os escritos.

          No Blog não há só textos meus. Há muito material que tenho lido e me tem feito bem e, assim, aqui o compartilho, sempre mencionando sua autoria. E, claro, nem sempre concordo em tudo com o que estes textos dizem, mas, se estão lá, é porque com boa parte concordei, e isso me impulsionou a compartilhar.

          Neste ponto, devo dizer que nem mesmo com meus próprios textos escritos há 6 ou 8 anos eu concorde totalmente hoje – na maioria dos casos, sim –, pois somos seres “andantes” neste “caminho” de fé em Cristo, e evoluímos – graças a Deus! Somos seres transformados e transformantes, assim, o que escrevi há algum tempo pode ter sido já incrementado em mim agora.

          Este é um espaço aberto – o Blog é assim, inclusivo e receptivo. Todos os comentários recebidos são publicados, sempre que venham com a devida civilidade, concorde eu com eles ou não. Quando acho oportuno, respondo e/ou comento. Quando não comento ou respondo, o deixo ali assim mesmo, para ser também lido por outros visitantes.

          Eu sei que aqui é um espaço virtual pequeno, simples, mas até prefiro que seja assim. O Blog não é um fim em si mesmo, mas uma mídia – um meio – para compartilhar o que faz bem em Deus!

          Ainda, nestes tempos pandêmicos, as pessoas têm aprendido uma coisa que sempre deveriam saber: elas é que são a Igreja! Sim, pois como as “igrejas” ficaram fechadas para reuniões por muito tempo – falo aqui dos prédios e das infra-estruturas físicas –, aprendeu-se a buscar outra forma de “reunião” e de “encontro”; não podendo ser “presencial”, pôde ser “virtual”. As pessoas começaram a se dar conta daquilo que Jesus ensinou, quando falou sobre “adorar em espírito e em verdade”. Não é o local o que importa, mas a posição de coração. Assim, até mesmo as telas de um notebook ou de um celular passaram a ser “locais” de encontro, passaram a ser “igrejas”, por assim dizer.

          Como você pôde perceber – se chegou até aqui nesta leitura –, este texto não tem o clássico desenvolvimento início/meio/fim; fui escrevendo conforme fui lembrando e os pensamentos vinham, como se estivesse aqui batendo um papo com você, indo e vindo nas idéias e no raciocínio.

          Obrigado por vir aqui! Obrigado por visitar o Blog! Obrigado por me dar a honra de ser aqui um leitor! Fico muitíssimo grato a Deus! E fico grato com cada um que por aqui lê e por aqui encontra uma Palavra de edificação!

          É... já são 10 anos!


          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário