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quinta-feira, 14 de outubro de 2021

77 – De Filipos a Atenas (Atos 17)


 

Tendo1(versículo de Atos 17) passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. Segundo2 o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando3 e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: “Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”. Alguns4 dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição.

Mas5 os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão. Contudo6, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: “Esses homens que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui, e Jasom7 os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus”. Ouvindo8 isso, a multidão e os oficiais da cidade ficaram agitados. Então9 receberam de Jasom e dos outros a fiança estipulada e os soltaram.

Logo10 que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica. Os11 bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo. E12 creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens.

Quando13 os judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de Deus em Bereia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as multidões. Imediatamente14 os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em Bereia. Os15 homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.

Enquanto16 esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos. Por17 isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam. Alguns18 filósofos epicureus e estoicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: “O que está tentando dizer esse tagarela?” outros diziam: “Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição. Então19 o levaram a uma reunião do Areópago I, onde lhe perguntaram: “Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando? Você20 está nos apresentando algumas idéias estranhas, e queremos saber o que elas significam”. Todos21 os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades.

Então22 Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois23, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO II. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio”.

“O24 Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele25 não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. De26 um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus27 fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós. ‘Pois28 nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’”.

“Assim29, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. No30 passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Pois31 estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Quando32 ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”. Com33 isso, Paulo retirou-se do meio deles. Alguns34 homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

 

v     Para entender a história

Ao viajar para mais longe, Paulo encontra muitas reações diferentes à mensagem do Evangelho. Há hostilidade da parte dos judeus tessalonicenses, entusiasmo dos bereanos e ceticismo dos filósofos gregos. A cada vez, contudo, Paulo manifesta suas crenças e leva mais pessoas a crerem em Jesus.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Areópago – Areópago significa “Colina de Ares”, deus grego da guerra. Nos tempos antigos, o conselho usava uma pequena colina para reunir o governo da cidade-estado. Ao tempo dos romanos, o conselho tornou-se uma corte que supervisionava a educação, a moralidade e a religião.

                                   II.     AO DEUS DESCONHECIDO – De acordo com a lenda, uma terrível praga atingiu Atenas, certa vez. Somente quando um rebanho de ovelhas foi sacrificado, num altar dedicado a “um deus desconhecido”, a praga chegou ao fim.

 

- Tessalônica: Capital e principal porto da Macedônia, Tessalônica cresceu em importância sob o Império Romano. Estendia-se ao longo da Via Egnatia, a maior estrada romana, que se dirigia de Roma para o Oriente. Paulo usou esta estrada em sua viagem pela Grécia.

- Atenas: Atenas começou como uma pequena vila, numa colina, por volta do ano 3000 a.C. Alcançou a posição de centro grego de cultura e ensino no século V a.C. Ao tempo de Paulo, ainda atraía muitos filósofos.

 - Escolas de filosofia na antiga Atenas: Os epicureus seguiam as idéias do filósofo Epicuro (342 – 270 a.C.), que proclamava que a felicidade é o bem supremo. Afirmava que o povo devia evitar a dor física e moral e buscar a satisfação, tendo uma vida simples e moderada. Os estoicos sustentavam a opinião de que as pessoas deviam aceitar seu destino e os fatos imutáveis sem manifestar alegria ou tristeza.

- Epicuro: Epicuro nasceu em Samos, uma ilha da costa oeste da Turquia. Foi para Atenas e fundou uma escola de filosofia em 307 a.C. Embora sua teoria fosse de que a moderação levaria à felicidade, a escola foi criticada, mais tarde, por promover a libertinagem.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

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