Pesquisar neste blog

domingo, 28 de fevereiro de 2021

51 – Jesus é Preso (Marcos 14, Mateus 26)


  

Disse-lhes27(versículo de Marcos 14) Jesus: “Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas I’. Mas28, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galileia”.

Pedro29 declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!”

Respondeu30 Jesus: “Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará”.

Mas31 Pedro insistia ainda mais: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros disseram o mesmo.

Então32 foram para um lugar chamado Getsêmani, e Jesus disse aos seus discípulos: “Sentem-se aqui enquanto vou orar”. Levou33 consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado. E34 lhes disse: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal II. Fiquem aqui e vigiem”.

Indo35 um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora. E36 dizia: “Aba III, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice IV; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.

Então37 voltou aos seus discípulos e os encontrou dormindo. “Simão”, disse ele a Pedro, “você está dormindo? Não pôde vigiar nem por uma hora? Vigiem38 e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Mais39 uma vez ele se afastou e orou, repetindo as mesmas palavras. Quando40 voltou, de novo os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados. Eles não sabiam o que lhe dizer.

Voltando41 pela terceira vez, ele lhes disse: “Vocês ainda dormem e descansam? Basta! Chegou a hora! Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se42 e vamos! Aí vem aquele que me trai!”

Enquanto43 ele ainda falava, apareceu Judas, um dos Doze. Com ele estava uma multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes, mestres da lei e líderes religiosos.

O44 traidor havia combinado um sinal com eles: “Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança”. Dirigindo-se45 imediatamente a Jesus, Judas disse: “Mestre!”, e o beijou V. Os46 homens agarraram Jesus e o prenderam VI. Então47, um dos que estavam por perto puxou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha.

Disse-lhe52(versículo de Mateus 26) Jesus: “Guarde a espada! Pois todos os que empunham a espada, pela espada morrerão VII. Você53 acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos? Como54 então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?”

Naquela55 hora Jesus disse à multidão: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estive ensinando no templo, e vocês não me prenderam! Mas56 tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas”. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram.

 

v     Para entender a história

Jesus está inteiramente consciente do propósito de Deus ao enviá-lo ao mundo. Ele é o divino Filho de Deus – contudo, nasceu como um homem. A angústia de Jesus no Getsêmani põe em evidência a sua humanidade; ele se defronta com o medo e segue resolutamente para o seu destino. Apesar da agonia pessoal, manifesta profunda preocupação com seus discípulos.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas” – Jesus cita o profeta Zacarias (Zacarias 13:7). Ele sabe que todos os discípulos o abandonarão.

                                   II.     “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal” – À medida que se aproxima o momento do martírio, Jesus mostra o seu lado humano. O que o afeta tão profundamente é a angústia mental que deverá suportar, mais do que a dor física. O Evangelho de Lucas registra que “seu suor era como gotas de sangue caindo na terra” (Lucas 22:44).

                                III.     “Aba” – Esta é a palavra aramaica que, na fala das crianças, significava “pai” ou “paizinho”. Ela expressa o estreito relacionamento entre Jesus, o Filho, e Deus, o Pai.

                                IV.     “Afasta de mim este cálice” – “Beber o cálice” é uma expressão do Antigo Testamento que significa “experimentar a cólera de Deus”. Jesus deve sofrer pelos pecados do mundo e, quando a força plena da ira divina cai sobre seus ombros inocentes, ele sabe que estará apartado de seu Pai celestial.

                                   V.     “Judas disse: ‘Mestre!’, e o beijou” – Somente alguém próximo de Jesus sabia onde ele podia ser encontrado sem as multidões que costumavam segui-lo. Saudar com um beijo era uma prova de afeição entre amigos, ou um sinal de respeito de um discípulo para com seu mestre. Jesus, o mestre, oferecera sua amizade a Judas, mas este optou por traí-lo com um beijo.

                                VI.     “Os homens agarraram Jesus e o prenderam” – O sumo sacerdote e o seu conselho dispunham das suas próprias forças de segurança. Armada com espadas e varas, essa “polícia do Templo” tinha o poder de prender suspeitos.

                             VII.     “Todos os que empunham a espada, pela espada morrerão” – Jesus se opunha totalmente à violência. Sempre pregou paz e submissão. Insistia com seus seguidores para que “oferecessem a outra face”, no caso de agressão física. O ataque ao servo do sumo sacerdote não teve a sua aprovação. Lucas assinala que ele tocou a orelha do homem e o curou (Lucas 22:51).

 

- O Jardim de Getsêmani: Este era um dos lugares prediletos de Jesus. A palavra hebraica “gethsemane” significa “lugar das azeitonas”. Situado nas vertentes mais baixas do Monte das Oliveiras, o Getsêmani era o local para onde as azeitonas eram trazidas a fim de serem prensadas para a produção do azeite.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário