Pesquisar neste blog

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Correspondência e Reciprocidade


 

Provérbios 8:17

“Amo os que me amam, e quem me procura me encontra”.

 

O amor é a característica principal de Deus. É assim, porque assim diz o apóstolo João, quando afirma, de forma bem sucinta: Deus é amor (1º João 4:8). Não poderia ser mais direto!

Aqueles que buscam a Deus O encontram. Não tem jeito de ser diferente, pois assim Ele nos ensina em Sua Palavra, usada hoje aqui como mote deste texto.

Deus nos amou, muito antes de existirmos. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado (Efésios 1:3-6).

E por esse amor d’Ele direcionado a nós, Se fez presente entre nós em pessoa, por Jesus de Nazaré. Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade (João 1:14). Desta forma, em Ele Se destituindo de Sua característica de Deus – como Filho – veio e morou aqui, no nosso terceiro e azul planetinha do sistema solar, ensinando-nos de forma intensa o significado do amor. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Filipenses 2:5-8).

Houve muitos mestres na humanidade que ensinaram o amor, e Jesus não é o maior deles – Ele é o único que era/é Deus em Presença!

E Ele dizia que ninguém poderia vir a Ele se o Pai não o trouxesse a Ele: Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim” (João 6:44-45). E, em alguém vindo a Ele, jamais esta pessoa – qualquer pessoa! – seria rejeitada, mas sim acolhida: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei” (João 6:37).

Antes de virmos a Deus, existia uma relação unilateral – somente d’Ele para nós. Quando o ser humano ainda estava em pecado – afastado de Deus – era inimigo de Deus pelo pecado. Ainda assim, e especialmente aí, Deus veio ao nosso encontro e, em Cristo, nos reconciliou com Ele: Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida! Não apenas isso, mas também nos gloriamos em Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, mediante quem recebemos agora a reconciliação (Romanos 5:10-11).

Depois que nós viemos em amor a Deus, existe uma relação bilateral – d’Ele para nós e de nós para Ele: Nós amamos porque ele nos amou primeiro (1º João 4:19).

E aprendemos tudo de Jesus, fazendo tudo porque Ele nos ensinou a fazer, e mais, Ele fez primeiro conosco: Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz (João 14:15).

E tudo o que fazemos ao nosso próximo, fazemos a Ele: “Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos, a mim o fizeram (Mateus 25:40). E tudo o que deixamos de fazer ao nosso próximo, deixamos de fazer a Ele: “Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo (Mateus 25:45). Tudo o que dedicamos a Deus, só o podemos fazer dedicando-o ao nosso próximo: Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão (1º João 4:20-21).

Assim, amamos, porque Ele nos amou primeiro; perdoamos, porque Ele nos perdoou primeiro; ajudamos, porque Ele nos ajudou primeiro; vamos ao encontro das pessoas, porque Ele veio ao nosso encontro primeiro.

E compartilhamos a Palavra, na esperança de que faça alguma diferença na vida de alguém. Pois pode ser que, assim, comece o mesmo processo na vida do nosso próximo.

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário