Pesquisar neste blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

49 – As Ovelhas e os Bodes (Mateus 25)


 

“Quando31(versículo) o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial. Todas32 as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. E33 colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda I”.

“Então34 o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois35 eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei36 de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. O40 que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos II, a mim o fizeram’”.

“Então41 ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Pois42 eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui43 estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’. O45 que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo”.

“E46 estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.

 

v     Para entender a história

Um dia, Deus julgará o mundo inteiro – judeus e não-judeus. Aqueles que cuidaram das necessidades dos outros serão copiosamente recompensados. Essas felizes pessoas desfrutarão de uma vida interminável na presença de Deus. Mas aqueles que negligenciaram dos cuidados para com os necessitados estarão eternamente desprovidos da presença de Deus.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “As ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda” – Na Bíblia, “ovelha” representa o povo de Deus. Os pastores do Oriente Médio cuidavam de rebanhos mesclados de ovelhas e bodes. Assim como em muitas culturas, “direita e esquerda” simbolizam “bom e mau”.

                                   II.     “Dos meus menores irmãos” – Jesus apela aos que o seguem para fazerem tudo o que puderem em auxílio dos pobres, humildes e excluídos. Tudo o que as pessoas fizerem para aliviar o sofrimento desses desafortunados, estarão fazendo a Deus.

 

- Rebanhos mesclados: A prática em manter rebanhos mesclados – com ovelhas e bodes – se mantém ainda nos dias de hoje em Israel.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário