Pesquisar neste blog

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

36 – O Jantar do Fariseu (Lucas 14)


  

Certo1(versículo) sábado, quando Jesus foi comer I na casa de um fariseu importante, estava sendo atentamente observado... Ao7 notar o modo como as visitas disputavam os lugares de honra II à mesa, ele lhes contou esta parábola:

“Quando8 alguém os convida para uma festa de casamento, não tomem o lugar de honra, pois alguém mais importante do que vocês pode ter sido convidado. Neste9 caso, o anfitrião virá dizer-lhes: ‘Dê o seu lugar a este homem’. Então, humilhados, vocês irão para o último lugar. Pelo10 contrário, ao serem convidados, tomem o lugar mais modesto e, assim, quando chegar o anfitrião, ele lhes dirá: ‘Amigo, muda para um lugar melhor’. Então, vocês serão prestigiados na presença de todas as visitas. Pois11 quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

Ao anfitrião, Jesus disse que não convidasse (apenas) amigos e parentes para jantar ou almoçar, pois estes poderiam retribuir-lhe quando, por sua vez, o convidassem. Em vez disso, ele deveria convidar (também) os pobres e doentes, que não poderiam retribuir o convite. Esses atos serão “pagos” no céu.

Ouvindo15 isso, um dos que estavam à mesa disse a Jesus: “Bem-aventurado o homem que comer na festa do Reino de Deus III”.

 

v     Para entender a história

Jesus ilustra a importância da humildade e da caridade. Ele usa exemplos simples e do cotidiano do seu tempo, que as pessoas que o ouviam podiam entender claramente.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Certo sábado, quando Jesus foi comer” – Era costume não comer aos sábados, até depois do culto na sinagoga, ao meio-dia. A refeição da noite era a mais importante do dia.

                                   II.     “Os lugares de honra” – Em um jantar formal, três divãs eram dispostos em torno da mesa. Quanto mais próximo o convidado estivesse do anfitrião, mas ele era prestigiado.

                                III.     “Festa do Reino de Deus” – No Oriente Médio, as festas eram um acontecimento social importante, e Jesus as usa para ilustrar o Reino de Deus. A refeição era expressão de comunhão espiritual com Deus, assim como um momento de partilha e alegria.

 

A refeição em si: Nas mesas dos mais ricos, eram colocados divãs, sobre os quais as pessoas se reclinavam para comer, seguindo a moda trazida pelos romanos. Esses divãs, muitas vezes, eram feitos de madeira belamente entalhada, com incrustações de marfim. A comida era frequentemente servida num pão redondo e chato, que se fazia pressionando a massa contra a parede de um forno cilíndrico.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário