Pesquisar neste blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

34 – Jesus e os Fariseus (Lucas 11 e João 3)


 

Tendo37(versículo de Lucas 11) Jesus terminado de falar, um fariseu convidou-o a comer com ele; assim foi ele, e se reclinou à mesa. Notando38, porém, que Jesus não se lavara cerimonialmente antes da refeição, o fariseu ficou surpreso.

Então39 o Senhor lhe disse: “Vocês, fariseus, limpam o lado de fora do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de cobiça... Ai42 de vocês, fariseus, que pagam a Deus o dízimo I da hortelã, da arruda e das outras hortaliças, mas negligenciam a justiça e o amor de Deus... Ai43 de vocês, fariseus, que apreciam os primeiros assentos nas sinagogas e as saudações nas praças. Ai44 de vocês, fariseus, pois são como sepulcros disfarçados II, sobre os quais os homens caminham sem saber”.

Um45 dos doutores da Lei replicou: “Mestre, quando fala assim, você insulta também a nós”.

Jesus46 respondeu: “E ai de vocês também, doutores da Lei, que põem sobre as pessoas cargas que mal podem suportar, enquanto vocês mesmos não levantam um dedo sequer para ajudá-las. Ai47 de vocês, que constroem túmulos para os profetas, quando foram seus antepassados que os mataram. Assim48 mostram aprovação pela obra de seus antepassados...”

Quando53 Jesus saiu, os fariseus e os escribas começaram a se colocar violentamente contra ele e a lhe armar questões, esperando54 pegá-lo III por alguma coisa que ele dissesse.

Um fariseu chamado Nicodemos quis saber mais sobre o ensinamento de Jesus e foi vê-lo em segredo. Nicodemos era um membro do Conselho Judaico.

Ele2(versículo de João 3) procurou Jesus de noite IV e disse: “Mestre, sabemos que você é um mestre que veio de Deus. Pois ninguém pode realizar os milagres que você faz sem que Deus esteja com ele”.

Em3 resposta, Jesus declarou: “Em verdade lhe digo que ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo V”.

“Como4 pode um homem nascer de novo, sendo já velho?”, perguntou Nicodemos. “Poderá ele entrar uma segunda vez no ventre da sua mãe e nascer?”

Jesus5 respondeu: “Em verdade lhe digo que ninguém pode entrar no Reino de Deus sem nascer da água e do Espírito... Ninguém13 jamais foi ao céu, exceto aquele que veio do céu – o Filho do homem. Assim14 como Moisés levantou a serpente no deserto VI, também o Filho do homem será levantado VII, para15 que todos os que creem nele possam ter a vida eterna. Pois16 Deus amou tanto o mundo que deu seu único Filho, e quem nele crê não perecerá, mas terá a vida eterna. Pois17 Deus não enviou seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para salvar o mundo por seu intermédio”.

 

v     Para entender a história

As pessoas admiravam a devoção dos fariseus; é por isso que Jesus os critica tão duramente, pois identifica em muitos deles sinais de hipocrisia. O mau exemplo dos fariseus conduzia o povo para longe do caminho da salvação. Jesus procura fazer os líderes religiosos entenderem isso, de modo que também eles renasçam espiritualmente.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Pagam a Deus o dízimo” – Os judeus deviam dar um décimo de seus ganhos a Deus. Jesus critica os fariseus por seguirem rigidamente essa lei do dízimo, enquanto se omitiam de ensinar o que constituía o seu espírito. O dízimo tinha o sentido de mostrar gratidão a Deus e experimentar a alegria da doação. Os fariseus o transformaram numa obrigação opressiva.

                                   II.     “São como sepulcros disfarçados” – Os túmulos costumavam ser pintados para que as pessoas, ao vê-los, não corressem o risco de tocá-los e ficarem impuros – conforme a Lei judaica. Jesus compara os fariseus a túmulos disfarçados, pois o povo não suspeitava da impureza moral de seus chefes religiosos.

                                III.     “Esperando pegá-lo” – A crítica de Jesus afrontava os chefes religiosos. Eles infiltraram agentes entre os seguidores de Jesus para lhe colocarem questões difíceis. Um plano era apresentá-lo como ativista político, sabendo que os romanos temiam um levante judaico. Jesus sempre percebeu essas manobras, e não se deixava apanhar em suas respostas. Um exemplo foi quando os fariseus perguntaram a ele se os judeus deveriam pagar impostos a Roma, ao que Jesus respondeu: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

                                IV.     “Procurou Jesus de noite” – Nem todos os fariseus se opunham aos ensinamentos de Jesus, como mostra Nicodemos, que queria aprender mais. O fato de Nicodemos ir à noite e em segredo indica que ele não desejava que outros fariseus soubessem do encontro.

                                   V.     “Se não nascer de novo” – A expressão também pode ser traduzida por “nascer de cima”. Quando se dedicam a viver suas vidas segundo a vontade de Deus, as pessoas têm seus pecados perdoados e renascem em espírito.

                                VI.     “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto” – Durante seu tempo no deserto, os israelitas se rebelaram contra Deus, que os puniu, mandando-lhes serpentes. Quem olhasse para uma serpente de bronze que Deus dissera para Moisés levantar numa estaca, salvava-se dos efeitos das picadas (Números cap. 21). Na mensagem do Evangelho, as pessoas devem olhar para o sacrifício de Jesus e seus ensinamentos para se salvarem.

                             VII.     “O Filho do homem será levantado” – Jesus usa palavras de duplo sentido – ele sabe que a sua morte na cruz e sua ressurreição fazem parte dos desígnios de Deus para a salvação da humanidade.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário