Pesquisar neste blog

domingo, 18 de outubro de 2020

Bom Sono e Bons Sonhos


 

Salmo 16:7

Bendirei o SENHOR, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!

 

Há várias especulações sobre o que acontece durante o sono, e há várias comprovações científicas também. Mas não vou entrar nesse campo, pois o ignoro em grande parte e tudo o que eu disser não passará de chutes e devaneios, suposições e especulações. Mas vou falar daquilo que creio: a Palavra do Senhor.

A Palavra do Senhor diz, neste Salmo, que “o meu coração me ensina”. Gosto das palavras, e de buscar nelas e em suas entrelinhas as mensagens reveladas – sim, pois a Palavra do Senhor não é interpretação, mas revelação. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo (2º Pedro 1:20-21).

E o que esta Palavra me revela?

Vejamos: Primeiro, diz que “o meu coração me ensina”, ou seja, o ensino que preciso contemplar é aquele que vem do meu coração. Depois, diz que “o Senhor me aconselha”, por isso O bendigo.

Bem, agora posso aprofundar-me na revelação que me vem. Posso perceber o que o Senhor me fala na Palavra.

Dois pontos bem claros:

1)                      É “o meu coração que me ensina”, pois o Espírito Santo está naqueles que se decidem por Cristo, e nos revela o que temos que saber, sempre com base na Palavra. É o Espírito que nos “diz” o que dizer, quando assim é oportuno, e é o Espírito que nos faz lembrar daquilo que temos recebido como ensinamento de Cristo – por Sua Palavra e em Sua Palavra. “Não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês” (Mateus 10:19-20). “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês (João 14:16-17). “Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse” (João 14:26).

2)                      É “o Senhor que me aconselha”, por intermédio do Seu Espírito que está em meu coração, habitando-me. Este “habitar” do Espírito em nós é corroborado pelo “habitar” do Filho e do Pai em nós também, ou seja, é Deus, “por inteiro” que Se faz presente em nós.  “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele (João 14:23).

Agora tenho que me perguntar: Como vou dormir? Sim, porque a Palavra diz que isso – de “o meu coração me ensinar” e “o Senhor me aconselhar” – ocorre na “escura noite”, ou seja, durante o sono.

Antes de dormir, faço minhas orações, agradecendo a Deus pelo dia e encomendando o descanso noturno à Sua proteção? Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos (Colossenses 3:15). O SENHOR concede o sono àqueles a quem ele ama (Salmo 127:1). Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo (Provérbios 3:24).

Vou dormir em comunhão com o Senhor? Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor (1º Coríntios 1:9).

Toda essa comunhão com o Senhor e Sua Palavra é importante, para que realmente esteja em nosso coração o que é para a vida, segundo Jesus. Que nossas palavras e atitudes, impulsionadas por aquilo que está em nosso coração, sejam o reflexo do Evangelho. “Pois a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34).

Nem tudo o que “está em nosso coração” ou “vem do nosso coração” pode ser tido como tendo origem em Deus e Sua vontade/revelação, pois podemos ser enganados e enganáveis, como Ele mesmo nos ensina, pelo profeta Jeremias: O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa (Jeremias 17:9).

É preciso “discernir os espíritos” para sabermos o que procede de Deus e o que não. Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus; mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus (1º João 4:1-3).

Por isso salientei, alguns parágrafos acima, que é “ensino” do Senhor aquilo que temos recebido e se coaduna “por Sua Palavra e em Sua Palavra” – isto é, para ter “vindo do Senhor” tem que se alinhar com Sua Palavra encontrada nas Escrituras.

Em minha oração noturna, tenho por hábito falar ao Senhor: “Obrigado pelo dia a nós concedido, e obrigado também pela noite que está à nossa frente! Que seja uma noite de paz, com bom sono e bons sonhos!”

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário