Pesquisar neste blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

33 – O Bom Samaritano (Lucas 10)



Certa25(versículo) ocasião, um doutor da Lei se levantou para testar Jesus I. “Mestre”, perguntou ele, “o que devo fazer para herdar a vida eterna”?

“O26 que está escrito na Lei?”, replicou Jesus. “Como a lês?”

Ele27 respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento’; e ‘amarás o teu próximo como a ti mesmo’”.

“Respondeste28 certo”, confirmou Jesus. “Pratica isso e viverás”.

Querendo29, porém, justificar-se, ele perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo? II

Em30 resposta, Jesus contou-lhe uma parábola: “Descia um homem de Jerusalém a Jericó III, quando caiu nas mãos de assaltantes. Tiraram suas roupas, espancaram-no e foram embora, deixando-o quase morto. Aconteceu31 que passava por ali, descendo o mesmo caminho, um sacerdote IV; ao ver o homem, ele se desviou e seguiu adiante. Da32 mesma forma, passava um levita e, quando o viu, se desviou e prosseguiu caminho IV. Mas33 um samaritano, estando de viagem, passou por onde estava o homem V; quando o viu, teve compaixão dele. Aproximou-se34 e atou seus ferimentos, derramando sobre eles azeite e vinho VI. Então, colocou o homem sobre seu próprio jumento, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No35 dia seguinte, tirou dois denários VII e os deu ao hospedeiro, dizendo: ‘Cuida dele que, quando eu voltar, te reembolsarei de qualquer despesa extra que tenhas’. Qual36 desses três te parece que era o próximo do homem que foi assaltado?”, perguntou Jesus.

O37 doutor da Lei respondeu: “Aquele que o ajudou”.

Disse-lhe Jesus: “Vai e faz o mesmo”.

 

v     Para entender a história

Jesus está ensinando que não se deve pôr limites ao amor e à compaixão. O amor deve ser dado de todo o coração, tal como Deus faz. Ajudando um judeu, que normalmente o desprezaria, o samaritano expressa o verdadeiro amor. As ações do sacerdote e do levita mostram que eles estão seguindo a letra da Lei religiosa, mas não o seu espírito.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Um doutor da Lei se levantou para testar Jesus” – Ao mudar o entendimento tradicional da Lei, Jesus questionava muitas crenças prezadas pelos judeus. Os chefes religiosos da época se sentiam ameaçados e, naturalmente, o desafiavam.

                                   II.     “Quem é o meu próximo?” – Para os chefes religiosos, os “próximos” eram apenas uma pequena minoria – judeus que respeitavam a Lei e estrangeiros convertidos ao judaísmo. Muitas pessoas evitavam os que não pertenciam à sua fé e achavam difícil aceitar o ensinamento de Jesus no sentido de acolherem a todos.

                                III.     “De Jerusalém a Jericó” – Jerusalém dista 27 km de Jericó, e a estrada desce íngreme. Esta paisagem rochosa e deserta oferecia muitos esconderijos para ladrões. No tempo de Jesus, os sacerdotes, quando não estavam oficiando no Templo, moravam em Jericó.

                                IV.     “Um sacerdote... [e] um levita... se desviaram e prosseguiram caminho” – Os ouvintes de Jesus não ficavam chocados com as atitudes desses religiosos. O homem que eles viram parecia morto e a Lei proibia sacerdotes e levitas de tocarem em cadáveres, do contrário não permaneceriam puros.

                                   V.     “Um samaritano... passou por onde estava o homem” – O homem ferido era um judeu de Jerusalém. Os ouvintes de Jesus também eram judeus e se surpreenderam ao ouvir que um samaritano – inimigo deles – mostrara compaixão. Os samaritanos habitavam a Samaria. Depois do cerco da capital hebraica, em 724 a.C., muitas pessoas do Império Assírio se estabeleceram na Samaria. Houve casamento com pessoas judias que viviam ali, e os samaritanos tornaram-se uma etnia mesclada. Os judeus queriam distância deles.

                                VI.     “Atou seus ferimentos, derramando sobre eles azeite e vinho” – Azeite e vinho eram remédios usuais. O vinho, às vezes misturado com ervas analgésicas, era usado como antisséptico. Limpas as feridas, derramava-se azeite sobre elas, para aliviar e proteger.

                             VII.     “Tirou dois denários” – Um denário era o pagamento de um dia de um trabalhador braçal. Dois denários cobriam um bom tempo de hospedagem.

 

Samaritanos: A comunidade samaritana baseia as suas práticas religiosas nos cinco primeiros livros da Bíblia (a Torá).


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário