Pesquisar neste blog

domingo, 23 de fevereiro de 2020

4 – O Anjo e o Sacerdote (Lucas 1)



No5(versículo) tempo de Herodes, rei da Judeia I, houve um sacerdote chamado Zacarias, pertencente à classe sacerdotal de Abia II. Sua mulher, Isabel, descendia de Aarão. Ambos6 eram honrados perante Deus, observando irrepreensivelmente os mandamentos e regras do Senhor. Mas7 não tinham filhos, pois Isabel era estéril e ambos eram de idade avançada.
Uma8 vez, quando a classe de Zacarias estava de serviço e ele celebrava o ofício diante de Deus, tocou-lhe9 por sorte III, segundo o uso dos sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e queimar incenso. E10, quando chegava e hora de queimar incenso IV, todos os fieis reunidos ficavam rezando do lado de fora.
Apareceu-lhe11, então, de pé, à direita do altar de incenso, um anjo do Senhor. Ao12 vê-lo, Zacarias se assustou e foi tomado pelo medo. Mas13 o anjo lhe disse: “Não temas, Zacarias; tua oração foi ouvida. Tua mulher Isabel te dará um filho e lhe darás o nome de João. Ele14 será uma felicidade para ti, e muitos se alegrarão com o seu nascimento, pois15 ele será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca beberá vinho nem outras bebidas fermentadas e estará cheio do Espírito Santo desde o nascimento. Conduzirá16 muitos filhos de Israel de volta ao Senhor, seu Deus. Irá17 à frente do Senhor, no espírito e poder de Elias, para reconduzir os corações dos pais aos seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos – preparando um povo bem disposto para o Senhor”.
Zacarias18 indagou ao anjo: “Como terei certeza disso? Sou velho e minha mulher, avançada em anos”.
O19 anjo respondeu: “Eu sou Gabriel V. Permaneço de pé diante de Deus e fui enviado para falar contigo e te anunciar esta boa nova. Por20 não teres acreditado em minhas palavras, que a seu tempo se cumprirão, ficarás mudo, sem poder falar até o dia em que elas se realizem”.
Enquanto21 isso, o povo aguardava Zacarias e estranhava que ele demorasse tanto no santuário. Quando22 saiu, não lhes podia falar. Perceberam que ele tivera uma visão no santuário, pois lhes fazia sinais, mas continuando sem poder falar.
Findo23 o tempo da sua função sagrada, ele voltou para casa. Em24 seguida, sua mulher Isabel engravidou e permaneceu oculta por cinco meses. “O25 Senhor fez isso para mim”, disse ela. “Nestes dias, ele me mostrou o seu favor e retirou o meu opróbrio VI perante o povo”.

v     Para entender a história
Além de Jesus, João é o único personagem do Novo Testamento que recebe o Espírito Santo desde o nascimento. A sua missão em vida é preparar o caminho para o Messias (o Cristo).

v     Curiosidades
                                      I.     “Herodes, rei da Judeia” – O Novo Testamento menciona seis diferentes Herodes. No nascimento de Jesus, o rei era Herodes, o Grande, um não-judeu da Idumeia, designado pelo Senado Romano, que reinou de 37 a.C. a 4 a.C. No século I, a Palestina era dividida em três áreas: Judeia, Galileia e Samaria. Herodes foi rei de todas as três regiões, que em grego são genericamente denominadas “Judeia”.
                                   II.     “A classe sacerdotal de Abia” – Todos os sacerdotes israelitas descendiam de Aarão, irmão de Moisés. Aarão era da tribo de Levi, cujos homens, no antigo Israel, se dedicavam ao serviço do Tabernáculo e, mais tarde, do Templo. O rei Davi os dividiu em 24 classes.
                                III.     “Tocou-lhe por sorte” – Lançar a sorte, muitas vezes por seixos marcados, era uma prática usual. No Antigo Testamento, sortes eram lançadas para descobrir a vontade de Deus e para tomar decisões difíceis.
                                IV.     “Queimar incenso” – No Templo, os sacerdotes queimavam incenso dia e noite no altar diante do Santo dos Santos. Cada dia, eram oferecidos dois sacrifícios. Escolhido por sorte, um sacerdote oferecia incenso fresco antes do sacrifício matinal e depois do sacrifício vespertino. Este foi o ponto alto da carreira de Zacarias.
                                   V.     “Eu sou Gabriel” – O nome Gabriel significa “homem poderoso de Deus”. Ele é um dos únicos dois anjos citados na Bíblia. O outro é Miguel, o anjo guerreiro. Gabriel é o mensageiro de Deus. Zacarias deveria ter acreditado no que Gabriel veio lhe dizer.
                                VI.     “O Senhor... retirou meu opróbrio” – Nos tempos bíblicos, não ter filhos era considerado uma punição de Deus, e a sociedade desprezava as mulheres estéreis. Todavia, meninos com vocação especial nasceram de tais mulheres idosas. Foi o caso das mães de Isaque, Sansão e Samuel. No caso, a esterilidade precedente marca o filho como um ser especial.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário