Pesquisar neste blog

domingo, 28 de julho de 2019

O Hino Que Jesus Cantou


Marcos 14:26
Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Esta passagem se dá logo após Jesus ter feito a última ceia, aquela que aparece naquele quadro que antigamente se pendurava na sala.
No contexto da história, isso acontece no momento em que Jesus, junto com Seus discípulos, comemorou a Páscoa judaica. Naquele momento, concomitantemente, Ele instituiu a ceia – não apenas a pascal, mas aquela que se celebra nos encontros cristãos – como um memorial do Seu sacrifício, tal qual o cordeiro da Páscoa judaica.
O hino que se menciona nos Evangelhos de Mateus e Marcos, que teria sido, conforme o relato, cantado por Jesus e os discípulos, é uma sequência de cinco Salmos – os Salmos de Hallel (ou Salmos de Louvor) – cantados nas casas dos judeus que comiam juntos nesta data especial no sacrário religioso judaico. Esses Salmos eram cantados ou recitados tão logo se encerrasse a ceia pascal. A saber, na nossa Bíblia, são os Salmos de 113 a 118.
Esta informação a obtive lendo o livro “A Palestina no Tempo de Jesus”, à página 36, livro este de autoria de Christiane Saulnier e Bernard Rolland.
Vamos “viajar” no tempo, imaginando-nos naquela circunstância festiva – e de expectativa para Jesus e Seus discípulos – e cantando ou recitando junto a eles aquele que Marcos 14:26 diz ser o hino que fora cantado. Normalmente não se faz nem ideia de que hino era esse. Mas agora, não só teremos ideia, como podemos ler e ouvir, ipsis litteris, esse hino.
Vamos ver o que Jesus e Seus discípulos cantaram naquela noite:

Salmo 113
Aleluia!
Louvem, ó servos do SENHOR, louvem o nome do SENHOR! Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora e para sempre! Do nascente ao poente, seja louvado o nome do SENHOR!
O SENHOR está exaltado acima de todas as nações; e acima dos céus está a sua glória. Quem é como o SENHOR, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que está nos céus e na terra?
Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, para fazê-los sentar-se com príncipes, com os príncipes do seu povo. Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos.
Aleluia!

Salmo 114
Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó saiu do meio de um povo de língua estrangeira, Judá tornou-se o santuário de Deus, Israel o seu domínio.
O mar olhou e fugiu, o Jordão retrocedeu; os montes saltaram como carneiros, as colinas, como cordeiros.
Por que fugir, ó mar? E você, Jordão, por que retroceder? Por que vocês saltaram como carneiros, ó montes? E vocês, colinas, por que saltaram como cordeiros?
Estremeça na presença do Soberano, ó terra, na presença do Deus de Jacó! Ele fez da rocha um açude, do rochedo uma fonte.

Salmo 115
Não a nós, SENHOR, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!
Por que perguntam as nações: “Onde está o Deus deles?” O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir, nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar, pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.
Confie no SENHOR, ó Israel! Ele é o seu socorro e o seu escudo. Confiem no SENHOR, sacerdotes! Ele é o seu socorro e o seu escudo. Vocês que temem o SENHOR, confiem no SENHOR! Ele é o seu socorro e o seu escudo.
O SENHOR lembra-se de nós e nos abençoará; abençoará os israelitas, abençoará os sacerdotes, abençoará os que temem o SENHOR, do menor ao maior. Que o SENHOR os multiplique, vocês e os seus filhos. Sejam vocês abençoados pelo SENHOR, que fez os céus e a terra.
Os mais altos céus pertencem ao SENHOR, mas a terra ele a confiou ao homem. Os mortos não louvam o SENHOR, tampouco nenhum dos que descem ao silêncio. Mas nós bendiremos o SENHOR, desde agora e para sempre!
Aleluia!

Salmo 116
Eu amo o SENHOR, porque ele me ouviu quando lhe fiz a minha súplica. Ele inclinou os seus ouvidos para mim; eu o invocarei toda a minha vida.
As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do SENHOR; Livra-me, SENHOR.
O SENHOR é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. O SENHOR protege os simples; quando eu já estava sem forças, ele me salvou.
Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o SENHOR tem sido bom para você! Pois tu me livraste da morte, e livraste os meus olhos das lágrimas e os meus pés, de tropeçar, para que eu pudesse andar diante do SENHOR na terra dos viventes. Eu cri, ainda que tenha dito: Estou muito aflito. Em pânico eu disse: Ninguém merece confiança.
Como posso retribuir ao SENHOR toda a sua bondade para comigo? Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei para com o SENHOR os meus votos, na presença de todo o povo.
O SENHOR vê com pesar a morte de seus fiéis. SENHOR, sou teu servo, sim, sou teu servo, filho da tua serva; livraste-me das minhas correntes.
Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do SENHOR. Cumprirei para com o SENHOR os meus votos, na presença de todo o seu povo, nos pátios da casa do SENHOR, no seu interior, ó Jerusalém!
Aleluia!

Salmo 117
Louvem o SENHOR, todas as nações; exaltem-no todos os povos! Porque imenso é o seu amor leal por nós, e a fidelidade do SENHOR dura para sempre.
Aleluia!

Salmo 118
Deem graças ao SENHOR porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.
Que Israel diga: “O seu amor dura para sempre!” Os sacerdotes digam: “O seu amor dura para sempre!” Os que temem o SENHOR digam: “O seu amor dura para sempre!”
Na minha angústia clamei ao SENHOR; e o SENHOR me respondeu, dando-me ampla liberdade. O SENHOR está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens? O SENHOR está comigo; ele é o meu ajudador. Verei a derrota dos meus inimigos.
É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens. É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes.
Todas as nações me cercaram, mas em nome do SENHOR eu as derrotei. Cercaram-me por todos os lados, mas em nome do SENHOR eu as derrotei. Cercaram-me como um enxame de abelhas, mas logo se extinguiram como espinheiros em chamas. Em nome do SENHOR eu as derrotei!
Empurraram-me para forçar a minha queda, mas o SENHOR me ajudou. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação.
Alegres brados de vitória ressoam nas tendas dos justos: “A mão direita do SENHOR age com poder! A mão direita do SENHOR é exaltada! A mão direita do SENHOR age com poder!”
Não morrerei; mas vivo ficarei para anunciar os feitos do SENHOR. O SENHOR me castigou com severidade, mas não me entregou à morte.
Abram as portas da justiça para mim, pois quero entrar para dar graças ao SENHOR. Esta é a porta do SENHOR, pela qual entram os justos. Dou-te graças, porque me respondeste e foste a minha salvação.
A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular. Isso vem do SENHOR, e é algo maravilhoso para nós. Este é o dia em que o SENHOR agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.
Salva-nos, SENHOR! Nós imploramos. Faze-nos prosperar, SENHOR! Nós suplicamos. Bendito é o que vem em nome do SENHOR. Da casa do SENHOR nós os abençoamos. O SENHOR é Deus, e ele faz resplandecer sobre nós a sua luz. Juntem-se ao cortejo festivo, levando ramos até as portas do altar.
Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei!
Deem graças ao SENHOR, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

Estes Salmos, cantados e recitados nos dias festivos da Páscoa judaica, fazem referência justamente aos acontecimentos quando da saída do Egito e a entrada na "terra prometida". Fazem, também, alusão ao Cristo, como se pode perceber por uma leitura cuidadosa de seus versos.

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,

Kurt Hilbert

2 comentários:

  1. https://www.pensarcontemporaneo.com/nao-existe-pior-prisao-que-uma-mente-fechada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom eu naõ sabia qual hino Jesus havia cantado com seus discipulos após a ceia

    ResponderExcluir