Pesquisar neste blog

domingo, 14 de julho de 2019

Calma!



Êxodo 14:14
O SENHOR lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”.

Quero iniciar pelo fim da Palavra que uso como base aqui: tão-somente acalmem-se, é o que diz o Senhor ao Seu povo nos tempos do Êxodo. E é o que Ele diz ao Seu povo também hoje.
É uma Palavra que foi válida naqueles tempos, assim como é válida no século XXI. E por quê? Porque em nosso tempo, mais do que em qualquer outro, vivemos uma falta de calma impressionante! Tudo tem que girar à velocidade 4G (ou já estou defasado e já é mais?).
A vida é veloz, os compromissos são velozes e implacáveis, o dia passa voando e se nos escapa, parece que não nos resta mais tempo para nada! É a alta rotação que solapa nossa vida social e nossa vida espiritual, pois tudo está conectado.
Mas a Palavra do Senhor ainda é a mesma: acalmem-se!
E por que deveríamos nos acalmar? Dizer para nos acalmarmos é fácil; o difícil é dizer como...
Mas a Palavra do Senhor nos diz não somente como, mas nos dá o motivo: Porque o Senhor lutará por nós. Ah, poesia ilusória ou mais um blábláblá de autoajuda! Não. Deus realmente luta por nós, quando e se nós deixarmos. E quando é que não deixamos? Quando nos ansiamos pela vida!
O apóstolo Paulo, pelo ativar do Espírito Santo em seu coração, ensinava: Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus (Filipenses 4:4-7).
Jesus, pessoalmente, ensinava: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta (Mateus 7:7-8).
Um pouco antes, Ele demonstrava em Si mesmo Suas Palavras através de exemplos simples, como simples pode ser a vida, se não andarmos ansiosos. Quero deixar no parágrafo a seguir esse maravilhoso ensinamento do Mestre, que se encontra no Evangelho de Mateus, no capítulo 6, versículos de 25 a 34:
“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. 
Ainda, o apóstolo Paulo, noutra de suas cartas inspiradas pelo Espírito Santo, escrevia aos da comunidade de Roma: Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28). Há outra tradução desta mesma passagem que diz que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus.
Então pergunto – a mim mesmo e a você que lê estas linhas: Conseguimos compreender agora como o Senhor luta por nós?
Então, tão-somente acalmemo-nos!

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário