Pesquisar neste blog

domingo, 25 de fevereiro de 2024

Permanecer Firme


 

João 8:31-32

“Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

 

Estas palavras Jesus dirigia aos Seus irmãos judeus que haviam crido n’Ele. Elas eram válidas naquele tempo, e são válidas também nos dias atuais, sendo ditas a cada um de nós. São, portanto, atemporais, de validade eterna!

Lembremos sempre que Jesus é a Palavra e a Palavra é Jesus: No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram (João 1:1-5).

 O texto de João 8:31-32 tem sido o “texto-lema”, o “símbolo” e a “bandeira” dos LIVRES DISCÍPULOS DE CRISTO, que é como denominei o Blog criado em 06 de outubro de 2011, para compartilhar a Palavra na internet, de forma livre e independente, e que depois se transformou também num pequeno canal no YouTube, e é sob este título também que compartilho a Palavra diariamente nas redes sociais.

Pois bem...

Permanecer em Sua Palavra é permanecer na Bíblia, onde a Palavra nos é transmitida. Não há que se acrescentar nem tirar nada; não temos que ir além da Palavra, nem ficar aquém dela. Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, que eu lhes ordeno (Deuteronômio 4:2). Também não temos que nos desviar dela, nem para um lado, nem para o outro. “Por isso, tenham o cuidado de fazer tudo como o SENHOR, o seu Deus, lhes ordenou; não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda. Andem sempre pelo caminho que o SENHOR, o seu Deus, lhes ordenou, para que tenham vida, tudo lhes vá bem e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse” (Deuteronômio 5:32-33). Com relação a estas Palavras constantes no livro de Deuteronômio, se lidas à luz de Cristo, significam permanecermos nos mandamentos do Evangelho e tomar posse das promessas que Jesus nos fez.

Por que estou dizendo isso, e enfatizando para permanecermos firmes em Cristo e Sua Palavra?

Porque nos dias em que vivemos grassam à solta por aí as mais diversas literaturas e mídias de cunho religioso-espiritual, muitas delas travestidas de “palavras de Deus” para os tempos atuais. Muitas delas são similares às que encontramos na Bíblia, mas muitas vão além delas ou as contradizem, e outras se desviam completamente.

As mais nocivas são aquelas que negam Jesus Cristo ou relativizam Seu papel. Não são difíceis de identificar: Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai (1º João 2:22-23).

Depois da advertência contra quem é anticristo, o apóstolo João traz uma Palavra de incentivo à permanência: Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele fez: a vida eterna (1º João 2:24-25).

Além das literaturas que negam a Jesus Cristo, há aquelas que colocam o homem como centro, escanteando Deus ou O relativizando. Deus É absoluto em Si mesmo, e não se O pode comparar com nada nem ninguém, muito menos ao homem, que é criação Sua: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Isaías 42:8).

Muitas destas literaturas espirituais ou mídias de mesmo naipe fazem até “sentido” ao sentido humano e parecem nos encantar, mas não passam de sabedoria humana, imperfeita e limitada em si mesma, e a sabedoria humana não pode revelar Deus. Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação (1º Coríntios 1:21). O que vem de Deus pode mesmo parecer loucura à sabedoria humana, mas, ainda assim, sempre será superior em significado, porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem (1º Coríntios 1:25).

A mensagem do Evangelho se abstém da sabedoria humana, para que a sabedoria divina seja ressaltada. Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus (1º Coríntios 2:4-5). Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho, não porém com palavras de sabedoria humana, para que a cruz de Cristo não seja esvaziada (1º Coríntios 1:17).

Nas Palavras do Evangelho, além da sabedoria divina, está a revelação do Espírito Santo, e está a mente de Cristo, e não a mente humana: Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois “quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo?” Nós, porém, temos a mente de Cristo (1º Coríntios 2:13-16).

Muitas destas literaturas e mídias religiosas-espirituais têm a sublimada mensagem de colocar o homem como autossuficiente, assemelhando-o sutilmente a Deus, colocando a criatura em pé de igualdade com o Criador. Mas Jesus deixa claro que não somos autossuficientes. Ao contrário, assinala que somente unidos n’Ele podemos produzir algo de realmente bom e significativo: Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim” (João 15:4). “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido (João 15:7). “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos” (João 15:8). Veja que tudo resulta em glorificação a Deus, e não aos homens!

Há de se ter muito cuidado com tudo que nos é apresentado como literatura ou mídia de espiritualidade, pois parece muito com o “argumento da serpente”, quando ela, metaforicamente, questionou os humanos a respeito da Palavra de Deus: Foi isso mesmo que Deus disse?” (Gênesis 3:1). Quando damos ouvidos àquilo que duvida da Palavra de Deus, abrimos o flanco, baixamos a guarda, e o golpe entra!

Jesus advertia a respeito dos que usavam a mentira travestida de verdade, e não pegou leve a este respeito, mas usou de papo reto e direto: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira (João 8:44).

Peça a Deus sabedoria para discernir o que é d’Ele e o que “só parece” d’Ele.

Por fim e sobretudo, permanecendo em Cristo e na Sua Palavra, seremos verdadeiramente Seus discípulos, conheceremos a verdade e seremos livres!

Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

 

É isso. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem!

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário