Pesquisar neste blog

domingo, 3 de março de 2024

141 – Os Filisteus e a Arca (1º Samuel 4 – 6)


Os1(versículo de Samuel 4) israelitas saíram à guerra contra os filisteus. Os2 filisteus dispuseram suas forças em linha para enfrentar Israel, e, intensificando-se o combate, Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram cerca de quatro mil deles no campo de batalha. Quando3 os soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram: “Por que o SENHOR deixou que os filisteus nos derrotassem? Vamos a Siló buscar a arca da aliança do SENHOR I, para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos”.

Quando5 a arca da aliança do SENHOR entrou no acampamento, todos os israelitas gritaram tão alto que o chão estremeceu.

Os6 filisteus, ouvindo os gritos, perguntaram: “O que significam todos esses gritos no acampamento dos hebreus?”

Quando souberam que a arca do SENHOR viera para o acampamento, os7 filisteus ficaram com medo e disseram: “Deuses chegaram ao acampamento. Ai de nós! Nunca nos aconteceu uma coisa dessas! Ai8 de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? São os deuses que feriram os egípcios com toda espécie de pragas, no deserto. Sejam9 fortes, filisteus! Sejam homens ou vocês se tornarão escravos dos hebreus, assim como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem!”

Os filisteus lançaram um ataque feroz contra os israelitas e capturaram a arca de Deus. Os israelitas sofreram perdas pesadas, e os dois filhos de Eli foram mortos. O resto fugiu para suas tendas. Um mensageiro foi enviado a Siló, para dar a notícia a Eli.

Eli18 caiu da cadeira para trás, ao lado do portão, quebrou o pescoço, e morreu II, pois era velho e pesado. Ele liderou Israel durante quarenta anos.

Depois1(versículo de Samuel 5) que os filisteus tomaram a arca de Deus, eles a levaram de Ebenézer para Asdode e2 a colocaram dentro do templo de Dagom III, ao lado de sua estátua. Quando3 o povo de Asdode se levantou na madrugada do dia seguinte, lá estava Dagom caído, rosto em terra, diante da arca do SENHOR! Eles levantaram Dagom e o colocaram de volta em seu lugar. Mas4, na manhã seguinte, quando se levantaram de madrugada, lá estava Dagom caído, rosto em terra, diante da arca do SENHOR! Sua cabeça e mãos tinham sido quebradas e estavam sobre a soleira; só o seu corpo ficou no lugar.

Depois6 disso a mão do SENHOR pesou sobre o povo de Asdode e dos arredores, trazendo devastação sobre eles e afligindo-os com tumores.

A arca foi carregada para outras cidades filisteias. Aonde quer que ela fosse, levava pragas e morte. Após sete meses, os sacerdotes e adivinhos filisteus disseram ao seu povo para que mandasse a arca embora dentro de uma carroça puxada por duas vacas não adestradas e que fizesse reprodução em ouro dos ratos e tumores que estavam dizimando o país.

Colocaram11(versículo de Samuel 6) a arca do SENHOR na carroça e junto dela a caixa com os ratos de ouro e as imagens dos tumores IV. Então12 as vacas foram diretamente para Bete-Semes V.

Ora13, o povo de Bete-Semes estava colhendo trigo no vale e, quando olharam e viram a arca, alegraram-se muito. A14 carroça chegou ao campo de Josué, de Bete-Semes, e ali parou ao lado de uma grande rocha. Então cortaram a madeira da carroça e ofereceram as vacas como holocausto ao SENHOR. Os15 levitas tinham descido a arca do SENHOR e a caixa com os objetos de ouro e colocado sobre a grande rocha. Naquele dia, o povo de Bete-Semes ofereceu holocaustos e sacrifícios ao SENHOR.

A arca foi, então, levada a Quiriate-Jearim, onde permaneceu durante vinte anos. Samuel tornou-se o juiz seguinte e o líder dos israelitas.

 

v     Para entender a história

A Arca da Aliança representa a presença e o poder de Deus. Ao perder a arca, os israelitas aprenderam que não podem manipular Deus. A crença dos filisteus na superioridade de seu deus durou pouco. Deus mostrou que o destino de ambas as nações está sob o seu controle.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Vamos a Siló buscar a arca da aliança do SENHOR – Os israelitas consideravam a arca como um símbolo da presença de Deus. As autoridades lembraram que ela havia levado Israel à vitória em Jericó (Josué cap. 6), e acreditavam que faria o mesmo contra os filisteus. Apesar de formarem uma pequena nação, os filisteus eram oponentes ferozes. Contavam com um exército permanente e bem treinado, ao passo que o exército israelita era formado por lavradores e operários.

                                   II.      Eli... morreu” – Eli serviu como sumo sacerdote de Israel durante quarenta anos e morreu com a idade de 98 anos. Foi julgado severamente por Deus porque não conteve a ganância e o egoísmo dos seus filhos. Eles violaram os rituais dos sacrifícios e seduziram as mulheres que serviam no santuário. A morte dos filhos tinha sido antecipada por um profeta, que previu a ruína da família de Eli ( Samuel 2:31-36).

                                III.     “Tomaram a arca e a colocaram dentro do templo de Dagom” – Nas culturas do Oriente Médio dessa época, era costume uma nação vitoriosa transferir ídolos capturados para os seus próprios templos. Isso simbolizava a crença de que os seus deuses eram superiores àqueles da nação derrotada. Os filisteus trataram a arca como um ídolo capturado.

                                IV.     “Os ratos de ouro e as imagens dos tumores” – As pessoas foram instruídas a fazer modelos de ratos, a causa mais provável da peste, e dos tumores, que eram o seu sintoma. Os modelos foram feitos de ouro para compensar Israel pela tomada da arca. Os filisteus acreditavam que esses modelos tinham poderes mágicos, e achavam que, se fossem mandados embora, a doença iria também.

                                   V.     “Bete-Semes” – Bete-Semes era uma cidade do outro lado da fronteira filisteia. Ficava situada em uma terra cedida à tribo de Judá, mas a cidade pertencia aos levitas (Josué 21:16). O fato de duas vacas não adestradas terem puxado a carroça com a arca na direção de uma cidade israelita é a confirmação de que Deus foi a causa do sofrimento filisteu.

 

          Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário