Havia1(versículo de 1º Samuel 1) certo homem de Ramataim, zufita,
dos montes de Efraim I, chamado Elcana, filho de Jeroão, neto de
Eliú e bisneto de Toú, filho do efraimita Zufe. Ele2 tinha duas
mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana,
porém, não tinha.
Todos3 os anos esse homem
subia de sua cidade a Siló II
para adorar e sacrificar ao SENHOR dos
Exércitos. Lá, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, eram sacerdotes do SENHOR.
Certa9 vez quando
terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli III sentado numa cadeira junto à entrada
do santuário do SENHOR, Ana se levantou e10,
com a alma amargurada, chorou muito e orou ao SENHOR. E11
fez um voto, dizendo: “Ó SENHOR dos Exércitos,
se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres
de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca
serão cortados”.
Assim20 Ana engravidou e,
no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel (*), dizendo: “Eu o pedi ao
SENHOR”.
Depois24 de desmamá-lo,
levou o menino, ainda pequeno, à casa do SENHOR, em Siló, com
um novilho de três anos de idade, uma
arroba de farinha IV e uma vasilha de couro cheia de vinho. Eles25
sacrificaram o novilho e levaram o menino a Eli, e26 ela lhe disse: “Meu
senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado,
orando ao SENHOR. Era27 este menino
que eu pedia, e o SENHOR concedeu-me
o pedido. Por28 isso, agora, eu o dedico ao SENHOR. Por toda a sua vida será dedicado ao SENHOR”. E ali adorou o SENHOR.
Samuel passou a viver junto a Eli, sendo por este tutelado e ensinado.
Alguns anos depois, um profeta veio a Siló. Ele disse a Eli que uma calamidade
se abateria sobre a sua casa e os seus dois filhos impiedosos morreriam.
Certa2(versículo de 1º Samuel 3) noite, Eli, cujos olhos estavam ficando tão fracos que já não conseguia
mais enxergar, estava deitado em seu lugar de costume. A3 lâmpada de Deus V ainda não havia se
apagado, e Samuel estava deitado no santuário do SENHOR, onde se encontrava a arca de Deus. Então4 o SENHOR chamou Samuel.
Samuel respondeu: “Estou aqui”. E5
correu até Eli e disse: “Estou aqui; o senhor me chamou?”
Eli, porém, disse: “Não o chamei;
volte e deite-se”. Então, ele foi e se deitou.
Isso
aconteceu mais duas vezes, e Eli percebeu que era Deus chamando Samuel. Ele
mandou que Samuel respondesse a Deus.
O10 SENHOR voltou a chamá-lo como nas outras vezes: “Samuel, Samuel!”
Então Samuel disse: “Fala, pois o
teu servo está ouvindo”.
E11 o SENHOR disse a Samuel: “Vou realizar em Israel algo que fará tinir os
ouvidos de todos os que ficarem sabendo. Nessa12 ocasião executarei
contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. Pois13
eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus
filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e
ele não os repreendeu. Por14 isso jurei à família de Eli: ‘Jamais se
fará propiciação pela culpa da família de Eli mediante sacrifício ou oferta’”.
Samuel15 ficou deitado
até de manhã e então abriu as portas da casa do SENHOR. Ele teve medo
de contar a visão a Eli, mas16 este o chamou e disse: “Samuel, meu
filho”.
“Estou aqui”, respondeu Samuel.
Eli17 perguntou: “O que o
SENHOR lhe disse? Não esconda de mim. Deus
o castigue, e o faça com muita severidade, se você esconder de mim qualquer
coisa que ele lhe falou”. Então18, Samuel lhe contou tudo, e nada
escondeu. Então Eli disse: “Ele é o SENHOR; que faça o
que lhe parecer melhor”.
O19 SENHOR estava com Samuel enquanto este crescia, e fazia com que todas as
suas palavras se cumprissem. Todo20 o Israel, de Dã até Berseba VI, reconhecia que Samuel estava confirmado
como profeta do SENHOR VII.
v
Para
entender a história
A situação
de Ana lembra as histórias de Sara, Rebeca e a mãe de Sansão, pois Deus
interveio para pôr fim à desgraça da esterilidade. Nos quatro casos, nasce uma
criança que tem um relacionamento peculiar com Deus e que cumpre um propósito
em especial. Samuel virá a ser o profeta de Deus.
v
Curiosidades
I. “Zufita,
dos montes de Efraim”
– Elcana, da família de Zufe, era levita, uma tribo que não tinha terras próprias. Em vez disso, os
levitas eram concessionários de cidades dentro de territórios de outras tribos.
Ramataim era uma dessas cidades. Ficava em Efraim, cerca de 10 quilômetros ao
norte de Jerusalém.
II. “Siló” – Após
Josué guiar os israelitas para Canaã, levou a Arca da Aliança para Siló, e lá
montou o primeiro Tabernáculo permanente. Josué era efraimita, e a cidade
ficava em sua terra tribal. Siló foi o principal centro religioso durante o
período dos Juízes.
III. “Sacerdote Eli” – Como sumo
sacerdote em Siló, Eli era tido pelo seu povo como um líder, ou juiz. Era um
homem profundamente devoto, mas os seus dois filhos se comportavam de modo
perverso (1º Samuel 2:12-25). Eli foi incapaz de controlá-los.
IV. “Uma arroba de farinha” – Uma
“arroba” – ou “ephah” – era uma unidade de medida para secos, e as estimativas
variam entre 20 e 40 quilos. A oferta de Ana, de farinha e vinho, estava de
acordo com a Lei de Moisés, mas ela levou uma quantidade bem maior do que o
exigido.
V. “A lâmpada de Deus” – Havia no
Tabernáculo um candelabro com sete braços, feito de ouro e decorado com botões
de flores de amendoeira. A amendoeira era a primeira árvore a florescer na
primavera e simbolizava a constância de Deus. A lâmpada era mantida queimando
durante toda a noite.
VI. “De Dã até Berseba” – Essa
expressão era usada para descrever as fronteiras da “terra prometida”. Dã
ficava ao norte, e Berseba, ao sul.
VII. “Profeta do SENHOR” – Samuel
foi o último dos Juízes e o primeiro grande profeta a ser reconhecido depois de
Moisés. Profetas eram escolhidos por Deus e vinham de diferentes camadas da
sociedade, de lavradores a sacerdotes. Seu papel principal era transmitir a
palavra de Deus, a fim de orientar as pessoas para a integridade. Samuel
preparou a sua vocação desde a tenra infância.
-
O peitoral do sumo sacerdote: Este objeto, usado
pelo sumo sacerdote quando oficiava, era um quadrado tecido que continha doze
pedras diferentes (rubi, topázio, berilo, turquesa, safira, esmeralda, jacinto,
ágata, ametista, crisólita, ônix e jaspe). As pedras eram montadas em
filigranas de ouro, e em cada uma estava gravado o nome de uma tribo de Israel.
(*)
“Samuel” se assemelha à palavra hebraica para “ouvido por Deus”.
Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.
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