Pesquisar neste blog

domingo, 18 de fevereiro de 2024

140 – O Chamado de Samuel (1º Samuel 1 – 3)


 

Havia1(versículo de Samuel 1) certo homem de Ramataim, zufita, dos montes de Efraim I, chamado Elcana, filho de Jeroão, neto de Eliú e bisneto de Toú, filho do efraimita Zufe. Ele2 tinha duas mulheres; uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, Ana, porém, não tinha.

Todos3 os anos esse homem subia de sua cidade a Siló II para adorar e sacrificar ao SENHOR dos Exércitos. Lá, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli, eram sacerdotes do SENHOR.

Certa9 vez quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli III sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do SENHOR, Ana se levantou e10, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao SENHOR. E11 fez um voto, dizendo: “Ó SENHOR dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados”.

Assim20 Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel (*), dizendo: “Eu o pedi ao SENHOR”.

Depois24 de desmamá-lo, levou o menino, ainda pequeno, à casa do SENHOR, em Siló, com um novilho de três anos de idade, uma arroba de farinha IV e uma vasilha de couro cheia de vinho. Eles25 sacrificaram o novilho e levaram o menino a Eli, e26 ela lhe disse: “Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao SENHOR. Era27 este menino que eu pedia, e o SENHOR concedeu-me o pedido. Por28 isso, agora, eu o dedico ao SENHOR. Por toda a sua vida será dedicado ao SENHOR”. E ali adorou o SENHOR.

Samuel passou a viver junto a Eli, sendo por este tutelado e ensinado. Alguns anos depois, um profeta veio a Siló. Ele disse a Eli que uma calamidade se abateria sobre a sua casa e os seus dois filhos impiedosos morreriam.

Certa2(versículo de Samuel 3) noite, Eli, cujos olhos estavam ficando tão fracos que já não conseguia mais enxergar, estava deitado em seu lugar de costume. A3 lâmpada de Deus V ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do SENHOR, onde se encontrava a arca de Deus. Então4 o SENHOR chamou Samuel.

Samuel respondeu: “Estou aqui”. E5 correu até Eli e disse: “Estou aqui; o senhor me chamou?”

Eli, porém, disse: “Não o chamei; volte e deite-se”. Então, ele foi e se deitou.

Isso aconteceu mais duas vezes, e Eli percebeu que era Deus chamando Samuel. Ele mandou que Samuel respondesse a Deus.

O10 SENHOR voltou a chamá-lo como nas outras vezes: “Samuel, Samuel!”

Então Samuel disse: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”.

E11 o SENHOR disse a Samuel: “Vou realizar em Israel algo que fará tinir os ouvidos de todos os que ficarem sabendo. Nessa12 ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. Pois13 eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os repreendeu. Por14 isso jurei à família de Eli: ‘Jamais se fará propiciação pela culpa da família de Eli mediante sacrifício ou oferta’”.

Samuel15 ficou deitado até de manhã e então abriu as portas da casa do SENHOR. Ele teve medo de contar a visão a Eli, mas16 este o chamou e disse: “Samuel, meu filho”.

“Estou aqui”, respondeu Samuel.

Eli17 perguntou: “O que o SENHOR lhe disse? Não esconda de mim. Deus o castigue, e o faça com muita severidade, se você esconder de mim qualquer coisa que ele lhe falou”. Então18, Samuel lhe contou tudo, e nada escondeu. Então Eli disse: “Ele é o SENHOR; que faça o que lhe parecer melhor”.

O19 SENHOR estava com Samuel enquanto este crescia, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. Todo20 o Israel, de Dã até Berseba VI, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do SENHOR VII.

 

v     Para entender a história

A situação de Ana lembra as histórias de Sara, Rebeca e a mãe de Sansão, pois Deus interveio para pôr fim à desgraça da esterilidade. Nos quatro casos, nasce uma criança que tem um relacionamento peculiar com Deus e que cumpre um propósito em especial. Samuel virá a ser o profeta de Deus.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Zufita, dos montes de Efraim – Elcana, da família de Zufe, era levita, uma tribo que não tinha terras próprias. Em vez disso, os levitas eram concessionários de cidades dentro de territórios de outras tribos. Ramataim era uma dessas cidades. Ficava em Efraim, cerca de 10 quilômetros ao norte de Jerusalém.

                                   II.      “Siló” – Após Josué guiar os israelitas para Canaã, levou a Arca da Aliança para Siló, e lá montou o primeiro Tabernáculo permanente. Josué era efraimita, e a cidade ficava em sua terra tribal. Siló foi o principal centro religioso durante o período dos Juízes.

                                III.     “Sacerdote Eli” – Como sumo sacerdote em Siló, Eli era tido pelo seu povo como um líder, ou juiz. Era um homem profundamente devoto, mas os seus dois filhos se comportavam de modo perverso (1º Samuel 2:12-25). Eli foi incapaz de controlá-los.

                                IV.     “Uma arroba de farinha” – Uma “arroba” – ou “ephah” – era uma unidade de medida para secos, e as estimativas variam entre 20 e 40 quilos. A oferta de Ana, de farinha e vinho, estava de acordo com a Lei de Moisés, mas ela levou uma quantidade bem maior do que o exigido.

                                   V.     “A lâmpada de Deus” – Havia no Tabernáculo um candelabro com sete braços, feito de ouro e decorado com botões de flores de amendoeira. A amendoeira era a primeira árvore a florescer na primavera e simbolizava a constância de Deus. A lâmpada era mantida queimando durante toda a noite.

                                VI.     “De Dã até Berseba” – Essa expressão era usada para descrever as fronteiras da “terra prometida”. Dã ficava ao norte, e Berseba, ao sul.

                             VII.     “Profeta do SENHOR – Samuel foi o último dos Juízes e o primeiro grande profeta a ser reconhecido depois de Moisés. Profetas eram escolhidos por Deus e vinham de diferentes camadas da sociedade, de lavradores a sacerdotes. Seu papel principal era transmitir a palavra de Deus, a fim de orientar as pessoas para a integridade. Samuel preparou a sua vocação desde a tenra infância.

 

          - O peitoral do sumo sacerdote: Este objeto, usado pelo sumo sacerdote quando oficiava, era um quadrado tecido que continha doze pedras diferentes (rubi, topázio, berilo, turquesa, safira, esmeralda, jacinto, ágata, ametista, crisólita, ônix e jaspe). As pedras eram montadas em filigranas de ouro, e em cada uma estava gravado o nome de uma tribo de Israel.


          (*) “Samuel” se assemelha à palavra hebraica para “ouvido por Deus”.


          Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário