Pesquisar neste blog

domingo, 13 de fevereiro de 2022

Como Você Vê a Vida?

 


Mateus 6:22

“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz”.

 

Nesta passagem Jesus nos ensina a olhar a vida.

Para iniciarmos entendendo o que devemos entender, é bom que entendamos que os “olhos” a que Ele Se refere não são os globos oculares da face, nosso canal responsável pelo sentido chamado visão, olhos estes que podem estar sujeitos à miopia, astigmatismo, glaucoma, catarata e até mesmo à cegueira física. Os olhos que Ele fala aqui são metafóricos, ou seja, até mesmo um cego os possuiu e por eles pode “ver”, pois trata-se da leitura e da interpretação que fazemos da vida. Trata-se, sobretudo, dos significados que atribuímos às circunstâncias da vida.

Ele inicia dizendo que os olhos, o nosso modo de olhar a vida, são a candeia, ou seja, a lâmpada, iluminando e dando clareza para avaliarmos os significados das coisas – e da vida como um todo.

Ele segue dizendo que quando nosso modo de olhar a vida for bom, todo nosso corpo, a nossa alma, a nossa mente, a nossa psique, o nosso ser, será cheio de luz, cheio de claridade para discernirmos bem os significados do que vivemos.

Segundo Jesus nos ensina, tudo na vida depende de como olhamos para ela, a vida.

Tudo na vida adquire os significados que damos pelo nosso modo de percebê-la e interpretá-la.

Os olhos físicos são nosso maior canal de percepção da realidade que nos circunda. Assim também são nossos “olhos espirituais”, as nossas compreensões e os significados que emprestamos a tudo.

Quando olhamos para a vida de modo otimista, de modo proativo, de modo corajoso e amoroso, de modo a sermos condutores de nós mesmos em amor, tudo adquire esse significado. Tudo se conforma segundo a luz do nosso olhar.

Se nosso olhar for obscurecido, pessimista, sem esperança, de modo somente reativo, um olhar vitimado pelas circunstâncias alheias a nós, enfim, sem luz, tudo nos parecerá tomado por sombras e assombroso. Nada terá claridade para ser discernido segundo a luz de Cristo, segundo o significado do que seja, em Cristo, verdadeira vida.

É por isso que este versículo aqui usado como base para este texto tem uma continuação na fala de Jesus, e Ele diz assim no versículo seguinte: Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”

Ele diz que, se nosso olhar for carregado das negatividades que citei três parágrafos acima, toda a potencial luz que portamos tende a desaparecer, sendo tomada pelas trevas existenciais.

Nos dias atuais, muitas pessoas vivem neste tipo de trevas. Uma grande treva é a falta de propósito na vida. E o propósito se perde quando se perde o bom foco, o bom olhar. O bom foco se perde quando perdemos a capacidade de garimpar as coisas boas em meio ao aparente caos, quando perdemos o desejo de vermos o que de bom restou, o que de bom pode ser aproveitado. É quando perdemos a capacidade de olhar o lado bom das coisas – porque sempre há um lado bom, é só querer ver. É como se fechássemos os olhos para as circunstâncias e insistíssemos numa postura de avestruz – aquela que enterra a cabeça para não ter que ver.

Outra treva é a incapacidade de dar maior valor às coisas boas do que às aparentemente ruins. Dia desses conversava com alguém, e dizíamos que a maioria das pessoas ainda quer ajudar, ainda quer fazer o melhor, ainda quer se colocar ao lado, ainda quer socorrer. Porém, a minoria que não quer nada disso faz mais barulho, pois provoca maiores reações. Nós mesmos, humanos, temos a tendência a elogiar pouco e criticar muito.

Jesus diz que se esta luz – ou forma de olhar – toma conta da gente, torna-se grandes trevas!

Veja: até mesmo a luz, se não for bem focada/canalizada, pode se transformar em treva psicológica/espiritual. Sim, pois a luz – a capacidade de enxergar a vida – existe para todos. Toda a diferença está em como focamos/canalizamos, como olhamos, se com “bons olhos” ou “maus olhos”.

Quando Cristo Se torna a nossa Fonte de luz, Ele é refletido em nosso modo de ver a vida – e de vivê-la!

Em Cristo, podemos estar cheios de luz!

E aí? Como você vê a vida?

 

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.

Saudações,

Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário