Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

89 – As Alianças da Bíblia



A Bíblia é um livro de alianças, ou acordos, feitos entre Deus e seu povo. Cada qual contém promessas e exigências que ambas as partes concordam em cumprir. Todas as alianças da Bíblia são chanceladas com um sinal que serve para lembrar ao povo de sua parte no acordo. Em geral, também incluem um elemento simbólico. O Antigo Testamento contém as alianças de Deus com os indivíduos e com o povo de Israel, e o Novo Testamento trata da última aliança, feita entre Deus e todos aqueles que têm fé em Jesus.

Deus pretendia que a sua primeira aliança com a humanidade fosse permanente. Entretanto, a presença do mal no mundo fez com que a humanidade rompesse a sua parte no acordo, levando-a a afastar-se de Deus. No Antigo Testamento, a aliança original é renovada várias vezes, à medida que o povo continua perdendo a fé em Deus. A cada vez, Deus mostra compaixão e concede um novo recomeço para a humanidade.

 

1 – Adão e Eva

Podemos encontrar nos capítulos 2 e 3 de Gênesis a primeira aliança da Bíblia, feita por Deus com Adão e Eva. Deus lhes dá o Jardim do Éden, um lugar perfeito na terra. E coloca, no jardim, a “árvore da vida”, que funciona como um lembrete do compromisso e simboliza a imortalidade deles. Em troca, Adão e Eva devem cuidar da criação de Deus e obedecer às instruções de não comer do fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal”. Entretanto, a maldade penetra no mundo, na forma de uma serpente, e induz Eva a comer do fruto proibido, dando-o a Adão, que também o comeu. Adão e Eva são banidos do Éden. Tornam-se mortais e são desligados de Deus.

 

2 – Noé e a arca

Encontrada no capítulo 9 de Gênesis, a história mostra Deus renovando a sua aliança com a humanidade por intermédio de Noé. Envia um dilúvio para destruir o mundo, que está corrompido e repleto de violência, mas salva Noé e sua família, que são pessoas íntegras. Após o dilúvio, recebem instruções para se multiplicarem na terra. São proibidos de matar uns aos outros e não devem “usar carne com sangue como alimento” (Gênesis 9:4). Deus promete não destruir o mundo outra vez com um dilúvio. Como sinal da aliança, Deus coloca um arco-íris no céu.

 

3 – Abraão e a terra prometida

Encontramos estes registros em Gênesis, nos capítulos 15 a 18. Os descendentes de Noé aumentam em número, mas não mantêm a aliança. Portanto, Deus faz uma nova aliança com Abraão, que é um homem honrado. Deus lhe promete que será o pai de uma grande nação e que seus descendentes herdarão a terra de Canaã. Em troca, exige que Abraão e o seu povo se mantenham fiéis a Deus (Gênesis 18:19). Como sinal da aliança, exige que os homens da família de Abraão sejam circuncidados. Esta aliança confirma os descendentes de Abraão, os israelitas, como o povo escolhido de Deus.

 

4 – Moisés e a Lei

Registrada em Êxodo, nos capítulos 19 e 20. Os israelitas perdem a fé em Deus ao padecerem a escravidão no Egito. Deus os tira do Egito, mas estipula novos termos para a aliança. Por intermédio do profeta Moisés, dá aos israelitas os “dez mandamentos” e detalhadas leis morais e rituais. Deus promete proteger o seu povo dos inimigos, se ele permanecer fiel às leis.

Os israelitas devem selar a promessa consagrando seus primogênitos a Deus (Êxodo 34:19). Isso rememora a época em que Deus salvou os primogênitos deles, durante as pragas no Egito. Moisés também é instruído a erguer um altar portátil, chamado de Tabernáculo. Esse lugar sagrado simboliza a presença de Deus.

 

5 – Davi e o reino de Israel

Esta promessa está registrada em 2º Samuel, capítulo 7. Os israelitas não cumprem a Lei de Moisés. Como resultado, Deus permite que sejam oprimidos pelos seus inimigos. Então, renova a aliança por intermédio do rei Davi. Deus promete unir os israelitas sob as ordens de Davi e livrá-los da opressão, se permanecerem fiéis às leis da aliança. Também promete a Davi que os seus descendentes herdarão uma duradoura dinastia. Deus sela o seu compromisso com Davi dando-lhe instruções para a construção de um templo, que deverá substituir o Tabernáculo. Ele deverá ser construído por Salomão, filho de Davi. O Templo do Senhor é um símbolo da presença permanente de Deus entre seu povo e a lembrança da aliança renovada.

 

6 – Os Profetas: a promessa de uma nova aliança

Como os israelitas continuam a desobedecer as leis da aliança, Deus lhes envia profetas com mensagens de alerta e esperança. Eles preveem o exílio dos israelitas da “terra prometida”, mas também falam de uma nova aliança que Deus fará com o seu povo.

A promessa dessa nova aliança é levada aos israelitas pelo profeta Jeremias. Ele explica que haverá uma transformação espiritual no coração das pessoas, e que Deus perdoará ao povo os seus pecados (Jeremias 31:31).

Os profetas Jeremias, Isaías, Malaquias e Miqueias também profetizam a chegada de um Salvador, ou Messias, que fará nova aliança entre Deus e seu povo.

 

7 – Jesus Cristo e a nova aliança (o Novo Testamento)

Jesus é enviado por Deus, como mediador, na aliança final com a humanidade. Ele é o Salvador anunciado pelos profetas nas Escrituras do Antigo Testamento. Ele exorta o povo a se arrepender de seus pecados e a mudar o seu comportamento, para que possa retornar a Deus e alcançar a vida eterna.

A morte e a ressurreição de Cristo são os sinais da nova aliança. Antes da morte, Jesus oferece aos seus discípulos um cálice de vinho, e diz: “Este é o meu sangue da nova aliança, que será derramado em remissão dos pecados” (Mateus 26:28).

Os apóstolos são testemunhas da morte e ressurreição de Jesus, e pedem que todos que acreditam em Cristo sejam batizados. O batismo é um símbolo da limpeza e do renascimento. Também é um sinal da nova aliança, que é oferecida a toda a humanidade.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário