Pesquisar neste blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

87 – A Nova Jerusalém (Apocalipse 20 a 22)



Vi1(versículo de Apocalipse 20) descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo I e uma grande corrente. Ele2 prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o3 no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos II. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

Vi4 tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. Esta5 é a primeira ressurreição. Felizes6 e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Quando7 terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e8 sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue III, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar. As9 nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. O10 Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.

Depois11 vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi12 também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida IV. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O13 mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades V entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então14 a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo VI. O lago de fogo é a segunda morte. Se15 o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Então1(versículo de Apocalipse 21) vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi2 a Cidade Santa, a nova Jerusalém VII, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi3 uma forte voz que vinha do trono e dizia: “Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus”.

Então1(versículo de Apocalipse 22) o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no2 meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá doze colheitas, dando fruto todos os meses. As folhas da árvore servem para a cura das nações.

O6 anjo me disse: “Estas palavras são dignas de confiança e verdadeiras”.

“Eu16, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

O17 Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

 

v     Para entender a história

Na descrição de João, Jerusalém é uma nova Criação. A cidade sagrada é magnífica. O mal é eliminado e não pode mais estar entre Deus e seu povo. A nova Jerusalém é um lugar de bênção eterna, onde existe comunhão perfeita entre Deus e sua Criação.

 

v     Curiosidades

                                      I.     A chave do Abismo – A palavra “abismo” vem da palavra grega relativa a “buraco sem fundo” e é usada aqui para denotar um lugar de tormento. No Novo Testamento, abismo é sinônimo de inferno.

                                   II.     Mil anos – Este período é o tempo em que Jesus reinará sobre o mundo, enquanto Satanás é aprisionado no abismo.

                                III.     “Gogue e Magogue” – Estes nomes são tomados da profecia de Ezequiel (Ezequiel caps. 38 e 39), no qual Gogue e Magogue são inimigos de Israel. No Apocalipse, são os últimos inimigos de Deus: povos de todas as nações que se uniram para a batalha final contra ele.

                                IV.     “O livro da vida” – Neste livro estão inscritos os nomes de todos aqueles que herdarão a vida eterna.

                                   V.     “Hades” – A Palavra grega “Hades” descreve o reino dos mortos. A Bíblia diz muito pouco sobre o estado dos mortos, entre sua morte e o fim do mundo, mas pensa-se que todos os espíritos separados vivem num local chamado “Hades” (“Sheol”, em hebraico), onde esperam o Dia do Juízo Final. Claro que esta é apenas uma hipótese, já que há quem interprete que, logo após a morte, já há o encontro com o Senhor.

                                VI.     “Lago de fogo” – O fogo é muitas vezes usado como símbolo da ira de Deus. Aqui, o lago é a “segunda morte”, um lugar de separação eterna de Deus.

                             VII.     “A nova Jerusalém” – João descreve uma cidade de paredes de jaspe e portões de pérola, construída sobre alicerces incrustados de jóias (Apocalipse 21:18-21). Não há mais necessidade de um templo, porque a nova Jerusalém é o céu sobre a terra, onde Deus e a humanidade convivem em harmonia espiritual – a graça de Deus preenche tudo e todos.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário