Pesquisar neste blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

88 – Os Livros da Bíblia


A Bíblia contém os textos sagrados dos judeus e dos cristãos. Seu nome vem de “bíblia”, termo grego para “livros”, porque a Bíblia é formada de vários livros. O tema que une todos esses livros é a história das relações, ou alianças, que Deus mantém com o seu povo. Tanto judeus quanto cristãos creem ser a Bíblia um livro de alianças. Tradicionalmente, a Bíblia cristã é dividida em duas partes chamadas “testamentos”, uma antiga tradução da palavra hebraica para “aliança”. A primeira parte, o Antigo Testamento, narra a história do povo de Israel, o escolhido por Deus, suas relações com Ele e a espera pelo Messias, o Salvador prometido. A segunda parte, o Novo Testamento, trata da vida do Messias – que os cristãos creem ser Jesus –, seus ensinamentos e os primórdios do cristianismo.

 

O Antigo Testamento

O nome “Antigo Testamento” foi dado à primeira parte da Bíblia pelos primeiros cristãos. É formado por 39 livros escritos durante um período de quase dez séculos. Os primeiros cinco livros da Bíblia devem ter sido escritos por volta de 1400 a.C.; os últimos, Esdras e Neemias, datam de cerca de 450 a.C. Os textos do Antigo Testamento foram escritos originalmente em hebraico. Mas algumas passagens dos livros de Daniel, Esdras e Jeremias foram escritos em aramaico, um dialeto persa da Assíria.

 

A Bíblia Hebraica

O Antigo Testamento foi agrupado originalmente em três partes: a Torá ou Lei (os primeiros cinco livros), os Profetas (os oito seguintes) e os Escritos (os onze seguintes). Juntos, formam 24 livros, em vez de 39, pois alguns foram agrupados em um único livro.

Por volta de 90 d.C., um conselho de rabinos da Palestina oficialmente reconheceu, ou “canonizou”, esse agrupamento, que passou a ser conhecido como o Cânon Palestino. O Cânon Palestino também é conhecido como as Escrituras, ou a Bíblia Hebraica. Esse é o livro sagrado dos judeus.

 

A Bíblia Cristã

O Antigo Testamento, na maioria das Bíblias cristãs, segue uma ordem diferente da Bíblia Hebraica. Os livros são agrupados de acordo com a Septuaginta, ou Grego. Foi compilado por um grupo de estudiosos judeus falantes de grego, durante o século II a.C. Possui quatro seções: o Pentateuco, Livros Históricos, Poesia e Didática (Sapienciais) e Profetas.

 

O Novo Testamento

A segunda parte da Bíblia, o Novo Testamento, é formada por 27 livros. Todos foram escritos pelos primeiros seguidores de Jesus Cristo e tratam de sua vida e ensinamentos. Foram escritos em grego, a língua comum da época, durante um período de cerca de cinqüenta anos. Cronologicamente, inicia com o livro de Tiago (cerca de 45 d.C.) e termina com o de João (cerca de 97 d.C.).

 

Os Apócrifos

Os apócrifos, da palavra grega que significa “guardar segredo”, são uma coleção de livros escritos em grego na época intermediária entre o Antigo e o Novo Testamento. Esses livros não estão incluídos na Bíblia Hebraica, que contém apenas os escritos originalmente em hebraico ou aramaico. Os apócrifos raramente são incluídos nas Bíblias cristãs modernas, apesar de a Igreja Católica Romana manter certos livros, conhecidos como Deuterocanônicos, do termo grego para “segundo cânon”.

Fazem parte dos apócrifos os seguintes livros: 1º Esdras, 2º Esdras, Tobias, Judite, Acréscimos a Ester, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, Carta de Jeremias, Cântico dos Três Jovens, Susana, Bel e o Dragão, Prece de Manassés, 1º Macabeus e 2º Macabeus.

 

Autores da Bíblia

Os livros da Bíblia foram escritos durante um período que cobre quase dezesseis séculos. Nem todos os autores são identificados. Muitos dos livros não mencionam um autor – entre eles estão os primeiros quatorze livros. Alguns dos livros registram eventos que ocorreram muito tempo antes de terem sido escritos – um exemplo disso é o livro de Rute.

Outros livros podem ter tido vários autores, bem como editores que revisaram os textos. Há estudiosos que acreditam ser o livro de Isaías um desses casos.

A tradição israelita e a Igreja primitiva atribuem um determinado número de livros a famosos personagens bíblicos. Por exemplo, os primeiros cinco livros da Bíblia são atribuídos a Moisés, embora seja óbvio que algumas das passagens, como e relato de sua morte, não poderiam ter sido escritas por ele (Deuteronômio 34:5-8).

 

História dos Textos

Não existem, hoje em dia, manuscritos originais dos textos da Bíblia. Entretanto, muitas cópias antigas sobreviveram. Alguns textos primitivos foram escritos sobre pedra (como as tábuas dos Mandamentos). Muito depois, os textos foram copiados em couro e, bastante tempo depois, em rolos de papiro. A partir do século II d.C., as cópias foram reunidas em códices de papiro (unidos por costuras, como livros). O texto hebraico completo mais antigo do Antigo Testamento é o códice de Leningrado da Biblioteca de São Petersburgo, que data de 1008 d.C. Do início do século II até o final da Idade Média, a Bíblia foi também copiada em pergaminho.

 

Capítulos e Versículos

Originalmente, a Bíblia não era dividida em capítulos e versículos. Entre os séculos VI e VII d.C., foram introduzidas as divisões em versículos na Bíblia Hebraica. No início do século XIII, Stephen Langton, posteriormente arcebispo de Canterbury, dividiu a Bíblia em capítulos. Em 1555, Robert Estienne, um protestante francês, publicou uma Bíblia dividida em capítulos, com números de versículos nas margens. Dez anos depois, Théodore de Bèze inseriu números de versículos nos textos.

 

O Papel da Arqueologia

No correr dos séculos, a Bíblia tem sido objeto de exaustivos estudos. Desde o século XIX, arqueólogos têm aplicado cada vez mais métodos científicos às suas descobertas. Isso propiciou o estabelecimento de datas precisas. Nos últimos oitenta anos foram descobertas evidências que corroboram muitas das informações culturais, geográficas e políticas transmitidas pelos textos bíblicos.

 

Lista e Classificação Tradicional dos Livros Bíblicos

· Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

· Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1º Samuel, 2º Samuel, 1º Reis, 2º Reis, 1º Crônicas, 2º Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

· Poesia e Didática: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos.

· Profetas: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

· Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

· Atos: Atos dos Apóstolos.

· Epístolas: Romanos, 1º Coríntios, 2º Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1º Tessalonicenses, 2º Tessalonicenses, 1º Timóteo, 2º Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, 1º Pedro, 2º Pedro, 1º João, 2º João, 3º João, Judas e Apocalipse.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário