Pesquisar neste blog

domingo, 23 de janeiro de 2022

86 – A Mulher e o Dragão (Apocalipse 12)


 

Apareceu1(versículo de Apocalipse 12) no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas I sobre a cabeça. Ela2 estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz. Então3 apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho II com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas (*). Sua4 cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse. Ela5 deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro III. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus IV e de seu trono. A6 mulher fugiu para o deserto V, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias VI.

Houve7 então uma guerra nos céus. Miguel e seus anjos VII lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram. Mas8 estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar nos céus. O9 grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.

Então10 ouvi uma forte voz dos céus que dizia:

“Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite. Eles11 o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida. Portanto12, celebrem-no, ó céus, e os que neles habitam! Mas, ai da terra e do mar, pois o Diabo desceu até vocês! Ele está cheio de fúria, pois sabe que lhe resta pouco tempo”.

Quando13 o dragão viu que havia sido lançado à terra, começou a perseguir a mulher que dera à luz o menino. Foram14 dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que ela pudesse voar para o lugar que lhe havia sido preparado no deserto, onde seria sustentada durante um tempo, tempos e meio tempo, fora do alcance da serpente. Então15 a serpente fez jorrar da sua boca água como um rio, para alcançar a mulher e arrastá-la com a correnteza. A16 terra, porém, ajudou a mulher, abrindo a boca e engolindo o rio que o dragão fizera jorrar da sua boca. O17 dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.

 

v     Para entender a história

As características desta visão aparecem de forma simbólica e representam Deus e Satanás envolvidos numa guerra espiritual. Derrotado pelo trabalho de Jesus, o inimigo de Deus usa o seu poder restante para perseguir a Igreja. Mas a comunidade cristã é protegida por Jesus, que deu sua vida para trazer a salvação.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Uma coroa de doze estrelas – Esta mulher representa o desdobramento da história do povo de Deus. As doze estrelas simbolizam as doze tribos de Israel, de que Jesus, o Messias, descende. Sua passagem pela terra leva ao nascimento da comunidade cristã.

                                   II.     Um enorme dragão vermelho – O dragão representa Satanás, o inimigo primevo de Deus. A besta era freqüentemente descrita como símbolo do mal, nas mitologias do antigo Oriente Médio. Nesta visão, o dragão tem sete cabeças, que simbolizam todo o conhecimento terreno, e dez chifres, que simbolizam grande poder.

                                III.     “Um filho ... com cetro de ferro” – Esta criança é Jesus. O cetro de ferro mostra a força e a duração do seu reino.

                                IV.     “Arrebatado para junto de Deus” – Simboliza a ascensão de Jesus ao céu, para reinar com Deus.

                                   V.     “Deserto” – O deserto é um lugar de refúgio espiritual para a Igreja perseguida, assim como foi refúgio para os israelitas durante o Êxodo.

                                VI.     “Mil duzentos e sessenta dias” – Mil duzentos e sessenta dias (aproximadamente três anos e meio) se referem à expressão “um tempo, tempos e meio tempo” (versículo 14). No livro de Daniel, isto indica um período determinado de tempo, estabelecido por Deus para o reino do mal sobre a terra, antes do Juízo Final (Daniel 7:25).

                             VII.     “Miguel e seus anjos” – Miguel é um arcanjo, cujo nome significa “quem é como Deus?”. Em Daniel, ele é o “grande príncipe” que protege o povo de Deus (Daniel 10:13 e 12:1). Na visão de João, a vitória de Miguel e seu exército sobre o dragão representa a vitória do Messias e seus seguidores sobre Satanás.

 

- (*): ou diademas.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário