Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

84 – João e a Grande Visão (Apocalipse 1)


 

Revelação1(versículo de Apocalipse 1) de Jesus Cristo I, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João II, que2 dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Feliz3 aquele III que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.

João4, às sete igrejas da província da Ásia:

A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono, e5 de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra.

Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e6 nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

Eis7 que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

“Eu8 sou o Alfa e o Ômega IV”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-Poderoso”.

Eu9, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos V, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. No10 dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que11 dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia”.

Voltei-me12 para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro e13 entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. Sua14 cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. Seus15 pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas. Tinha16 em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes VI. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.

Quando17 o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último. Sou18 aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

“Escreva19, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que estão por vir. Este20 é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas”.

 

v     Para entender a história

A visão de João revela a glória e majestade de Jesus ressuscitado. O Filho do homem tem todos os atributos de Deus e, agora, partilha o trono de seu Pai no Reino dos Céus. A visão é a celebração do triunfo de Jesus sobre a morte e sua eterna supremacia sobre a criação de Deus.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Revelação de Jesus Cristo – A primeira palavra do último livro da Bíblia, “Revelação”, é também o título do livro, assim como “Gênesis” (princípio) é o título do primeiro livro. “Revelação” é a tradução da palavra grega “apokalupsis”. Hoje, o termo “apocalipse” sugere um ato catastrófico, mas na Bíblia significa a revelação de algo oculto.

                                   II.     Seu servo João – Tradicionalmente, considera-se que o autor do Apocalipse seja o apóstolo João, filho de Zebedeu, que escreveu o quarto Evangelho e as três pequenas cartas do Novo Testamento.

                                III.     “Feliz aquele” – Esta expressão vem, em algumas traduções, como “bem-aventurado aquele”. O Apocalipse é um livro de bênçãos para a Igreja. Esta é a primeira das sete bênçãos do livro.

                                IV.     “O Alfa e o Ômega” – Alfa é a primeira letra do alfabeto grego; Ômega é a última. A frase significa que Deus governa sobre sua criação, do começo a fim dos tempos.

                                   V.     “Na ilha de Patmos” – Patmos é uma pequena ilha rochosa do Mar Egeu, a sudoeste de Éfeso. Durante o Império Romano, foi uma ilha-presídio. João, provavelmente, esteve preso ali justamente por pregar a mensagem de Jesus, numa época de perseguição aos cristãos.

                                VI.     “Espada afiada de dois gumes” – Esta espada – figurativamente – pode ser usada tanto para libertar o povo quanto como instrumento de juízo.

 

- As Sete Igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia – cidades onde se localizavam as igrejas destinatárias destas cartas – ficavam na província da Ásia. Embora as cartas tratassem de temas específicos de cada igreja, João envia o livro todo às sete igrejas.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário