Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

85 – As Sete Igrejas (Apocalipse 2 e 3)


 

Ao1(versículo de Apocalipse 2) anjo da igreja I em Éfeso escreva:

“Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço2 as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você3 tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. Contra4 você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se5 de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro II do seu lugar. Mas6 há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. Aquele7 que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.

Ao8 anjo da igreja em Esmirna escreva:

“Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver. Conheço9 as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás. Não10 tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida III. Aquele11 que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte”.

Ao12 anjo da igreja em Pérgamo escreva:

“Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes. Sei13 onde você vive, onde está o trono de Satanás IV. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita. No14 entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. De15 igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas. Portanto16, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca. Aquele17 que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe”.

Ao18 anjo da igreja em Tiatira escreva:

“Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente V. Conheço19 as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio. No20 entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Dei-lhe21 tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender. Por22 isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica. Matarei23 os filhos(*) dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras. Aos24 demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: não porei outra carga sobre vocês; tão-somente25 apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha”.

Ao1(versículo de Apocalipse 3) anjo da igreja em Sardes escreva:

“Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja2 atento! Fortaleça o que resta e que estava para morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus. Lembre-se3, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão VI e você não saberá a que hora virei contra você. No4 entanto, você tem aí em Sardes uns poucos que não contaminaram as suas vestes. Eles andarão comigo, vestidos de branco, pois são dignos. O5 vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Aquele6 que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Ao7 anjo da igreja em Filadélfia escreva:

“Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. Conheço8 as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Veja9 o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você. Visto10 que você guardou a minha palavra de exortação à perseverança, eu também o guardarei da hora da provação que está para vir sobre todo o mundo, para pôr à prova os que habitam na terra. Venho11 em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa. Farei12 do vencedor uma coluna VII no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Aquele13 que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Ao14 anjo da igreja em Laodiceia escreva:

“Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço15 as suas obras, sei que você não é frio nem quente VIII. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim16, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você17 diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu. Dou-lhe18 este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo19 e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis20 que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. Ao21 vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Aquele22 que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

 

v     Para entender a história

As cartas de João revelam o interesse de Jesus pelas comunidades cristãs e seu conhecimento das necessidades delas. Aludem às circunstâncias das cidades a que são enviadas. Jesus oferece conselho às diversas comunidades, advertências e promessas para que elas se tornem verdadeiras imagens da Igreja de forma universal.

 

v     Curiosidades

                                      I.     Anjo da igreja – Os sete anjos (as sete estrelas da primeira visão de João, em Apocalipse 1:20) correspondem aos líderes das sete igrejas e sua íntima relação com Deus.

                                   II.     Tirarei o seu candelabro – Jesus diz aos efésios que seu zelo religioso se tornou mais importante que o interesse de uns para com os outros. Previne-os de que tirará o “candelabro” da igreja de Éfeso, se não se arrependerem, significando mesmo que aquela igreja poderia acabar.

                                III.     “Lhe darei a coroa da vida” – A carta encoraja a igreja de Esmirna, que foi duramente perseguida pelos judeus. Os parapeitos da próspera cidade parecem uma coroa. Jesus oferece a coroa da vida eterna.

                                IV.     “Onde está o trono de Satanás” – Pérgamo tinha o mais antigo templo dedicado à adoração do imperador romano. Insinua-se, assim, que a cabeça do poder romano é a personificação do mal.

                                   V.     “Bronze reluzente” – Tiatira era famosa por suas corporações comerciais, em especial artífices de bronze. “Bronze reluzente” era uma liga, freqüentemente usada para fabricar moedas. Jesus oferece um caminho de vida mais brilhante que o bronze que brilha na cidade.

                                VI.     “Virei como um ladrão” – Sardes fora, certa vez, uma rica cidade, construída sobre uma colina e considerara inexpugnável. Contudo, foi dominada e tomada cinco vezes. Jesus previne contra a mesma complacência na igreja, usando a figura de um ladrão que toma de surpresa.

                             VII.     “Farei... uma coluna” – Filadélfia sofreu muitos terremotos, que deixaram seus prédios inseguros. Jesus promete, usando a figura de uma coluna, um lar seguro e permanente no Reino dos céus.

                          VIII.     “Você não é frio nem quente” – Laodiceia era uma próspera cidade, mas tinha um sistema de água deficiente. A vizinha cidade de Colossos tinha água pura e refrescante, de montanha, e a vizinha Hierápolis tinha fontes medicinais de água quente. Mas a água de Laodiceia era morna e poluída. Jesus, usando uma metáfora, adverte a igreja a ser tão refrescante quanto as águas de Colossos e tão curativa quanto as de Hierápolis.

 

- (*): ou discípulos.

 

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário