Pesquisar neste blog

quinta-feira, 29 de julho de 2021

68 – A Conversão de Saulo (Atos 9)


 

Enquanto1(versículo de Atos 9) isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe2 cartas para as sinagogas de Damasco I, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho II, pudesse levá-los presos para Jerusalém. Em3 sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele4 caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”

Saulo5 perguntou: “Quem és tu, Senhor?”

Ele respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se6, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer”.

Os7 homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém. Saulo8 levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E os homens o levaram pela mão até Damasco. Por9 três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.

Em10 Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!”

“Eis-me aqui, Senhor”, respondeu ele.

Jesus disse a Ananias para ir procurar Saulo. A princípio, Ananias estava relutante, por causa da reputação de Saulo. Mas Jesus lhe disse que escolhera Saulo para missionário entre os gentios. Assim, Ananias foi à casa em que Saulo estava hospedado e, impondo-lhe as mãos, explicou que Jesus o enviara para restituir-lhe a visão.

Imediatamente18, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado19 e, depois de comer, recuperou as forças.

Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco. Logo20 começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. Todos21 os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes?” Todavia22, Saulo se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.

Decorridos23 muitos dias, os judeus decidiram de comum acordo matá-lo III, mas24 Saulo ficou sabendo do plano deles. Dia e noite eles vigiavam as portas da cidade e fim de matá-lo. Mas25 os seus discípulos o levaram de noite e o fizeram descer num cesto, através de uma abertura na muralha.

Quando26 chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. Então27 Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus. Assim28, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor. Falava29 e discutia com os judeus de fala grega, mas estes tentavam matá-lo. Sabendo30 disso, os irmãos o levaram para Cesareia e o enviaram para Tarso IV.

A31 igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

 

v     Para entender a história

A conversão de Saulo, com sua alta posição social e forte personalidade, tem um forte impacto na Igreja primitiva. Saulo é enviado para cumprir a missão que Jesus lhe dera: “Eu o envio aos gentios, para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz” (Atos 26:17-18).

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Damasco” – Damasco cresceu como centro comercial e religioso por sua localização, no cruzamento de estradas muito importantes. A cidade recebeu seu nome por causa de sua exportação de um tecido típico, chamado “damasco”. Foi a capital da província romana da Síria e teve grande população judaica. Saulo teria levado seis dias para ir de Damasco a Jerusalém.

                                   II.     “O Caminho” – O cristianismo era conhecido como “O Caminho” e visto como uma seita judaica por muitos anos. Jesus chamava a si mesmo “O Caminho” (João 14:6).

                                III.     “Os judeus decidiram de comum acordo matá-lo” – Daí em diante, a Igreja primitiva enfrentou perseguições intensificadas da parte dos saduceus e dos fariseus, assim como dos romanos. Paulo lembra este fato: “Em Damasco, o governador nomeado pelo rei Aretas mandou que se vigiasse a cidade para me prender” (2º Coríntios 11:32).

                                IV.     “Tarso” – Saulo nasceu em Tarso, a maior cidade a sudeste da Ásia Menor. Tornou-se próspera por causa de sua localização privilegiada numa rota comercial entre a Síria e a Ásia Menor. No tempo dos romanos, Tarso foi também centro de cultura e de ensino gregos. Saulo referia-se a Tarso como sua cidade natal.

 

De Saulo para Paulo: Saulo – depois chamado por seu nome romano, Paulo – era tanto fariseu quanto cidadão romano. Seus ricos pais o enviaram a Jerusalém para ser educado como um judeu ortodoxo. Saulo era conhecido por seu zeloso caráter. Sua perseguição aos cristãos ameaçou destruir a Igreja primitiva. Mas também resultou na disseminação inicial do cristianismo a partir de Jerusalém.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário