Pesquisar neste blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

30 – A Transfiguração (Mateus 16-17)



Quando13(versículo do cap. 16) chegou à região de Cesareia de Filipe I, Jesus perguntou aos seus discípulos: “Quem as pessoas dizem que é o Filho do homem?” Eles14 responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros Elias; e ainda outros Jeremias ou algum dos profetas”.
“E15 vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” Simão16 Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Afirmou17 Jesus: “Bem-aventurado é você, Simão, filho de Jonas, pois quem lhe revelou isso não foi o homem, mas meu Pai no céu. E18 lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja II, e as portas do Hades III não prevalecerão sobre ela. Eu19 te darei as chaves do Reino do Céu IV; o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu”. Então20 ele recomendou a seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.
Desde21 aqueles dias, Jesus começou a explicar a seus discípulos que deveria ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos altos sacerdotes e dos escribas da lei, e que deveria ser morto e no terceiro dia ressurgiria para a vida.
Pedro22 chamou-o de lado e começou a censurá-lo: “Jamais, Senhor!”, disse ele. “Isso nunca te acontecerá!”. Jesus23 se voltou e disse: “Vai-te, Satanás! V Tu és um estorvo para mim; não tens em mente as coisas de Deus, mas as dos homens”.
Então24 disse a seus discípulos: “Quem quiser vir após mim deve se negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir-me. Pois25 quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por mim vai encontrá-la. De26 que serve a um homem ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Pois27 o Filho do homem está para ir à glória do seu Pai com os anjos, e então ele recompensará a cada um segundo o que tiver feito. Em28 verdade lhes digo que alguns dos que estão aqui não experimentarão a morte antes que vejam o Filho do homem vindo em seu Reino”.
Seis1(versículo do cap. 17) dias depois, Jesus chamou à parte Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou a uma alta montanha VI. Lá2 transfigurou-se diante deles. Sua face brilhava como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. No3 mesmo instante, apareceram diante deles Moisés e Elias, falando com Jesus VII.
Pedro4 disse a Jesus: “Senhor, é bom que estejamos aqui. Se quiseres, armaremos três tendas – uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. Enquanto5 ele ainda falava, uma nuvem brilhante os envolveu, e uma voz falava da nuvem: “Este é meu Filho, a quem amo; nele está o meu agrado. Escutem-no!”
Ouvindo6 isso, os discípulos se prostraram atemorizados, com o rosto em terra. Mas7 Jesus veio e tocou-os. “Levantem-se”, disse. “Não tenham medo”. Quando8 olharam para cima, eles não viram ninguém, senão Jesus.

v     Para entender a história
O reconhecimento pelos discípulos de que ele é o Filho de Deus é um momento-chave na missão de Jesus. Ele agora deve prepará-los para a sua paixão e morte na cruz. A visão de seu Mestre transfigurado ajuda os vacilantes seguidores a acreditarem que ele realmente ressurgirá dos mortos.

v     Curiosidades
                                      I.     “Cesareia de Filipe” – Inicialmente denominada Paneas, do deus grego Pã, esta cidade foi reconstruída por Herodes, o Grande. Seu filho Filipe mudou o nome para homenagear Tibério César, imperador romano. Era chamada de Cesareia de Filipe para ser distinguida do porto de Cesareia.
                                   II.     “Você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja” – Jesus dá a Simão o novo nome de Pedro, significando “pedra”, ou “rocha”. Líder dos apóstolos, Pedro será o fundador da comunidade cristã.
                                III.     “As portas do Hades” – A expressão significa “o poder da morte”. Nos tempos bíblicos, as portas representavam o poder de uma cidade. Hades é a palavra grega para o lugar dos mortos. A palavra correspondente do Antigo Testamento é Sheol. Nenhum poder será forte o bastante para derrotar a igreja.
                                IV.     “Eu te darei as chaves do Reino do Céu” – Conduzidos por Pedro, os apóstolos continuarão a obra de Jesus. A igreja que eles fundarão anunciará a vida eterna aos que seguirem os ensinamentos. “Ligar” e “desligar” são termos que indicam a autoridade para decretar leis e mantê-las. Os apóstolos estabelecerão os padrões para a igreja.
                                   V.     “Vai-te, Satanás!” – Agora, a “pedra” se torna um “estorvo” para Jesus, pois Pedro não aceita o destino reservado a seu Mestre. Jesus usara as mesmas palavras no deserto, quando o demônio tentou desviá-lo de sua missão.
                                VI.     “Os levou a uma alta montanha” – O local tradicionalmente considerado como o da transfiguração é o Monte Tabor, na Galileia, mas o Monte Hermon fica bem mais próximo de Cesareia de Filipe.
                             VII.     “Moisés e Elias, falando com Jesus” – Moisés representa a Lei de Deus, que Jesus confirma. Elias representa os profetas que falaram sobre um Messias.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário