Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

32 – Jesus e os Samaritanos (Lucas 9 e João 4)

 

 

Quando51(versículo de Lucas 9) se aproximou o seu tempo de ser levado ao céu, Jesus resolutamente tomou o caminho de Jerusalém I. E52, à frente, enviou mensageiros II, que entraram numa aldeia samaritana para deixar as coisas preparadas; mas53, como ele ia para Jerusalém, o povo não quis recebê-lo. Vendo54 isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, quer que chamemos o fogo do céu III para destruí-los?” Mas55 Jesus se voltou para eles e os repreendeu, e56 foram para uma outra aldeia.

Nem sempre Jesus era rejeitado pelos samaritanos. Ele viajou muitas vezes pela Samaria e, numa ocasião anterior de sua vida pública, foi acolhido numa cidade samaritana chamada Sicar.

Assim5(versículo de João 4), ele chegou a uma cidade de Samaria chamada Sicar, perto do terreno que Jacó dera a seu filho José. Lá6 estava o poço de Jacó, e Jesus, cansado da jornada, sentou-se junto do poço... Quando7 chegou uma mulher samaritana para tirar água, Jesus lhe disse: “Podes me dar de beber?” (Seus8 discípulos tinham isso à cidade comprar comida).

A9 mulher lhe disse: “Tu és um judeu e eu uma samaritana. Como podes me pedir de beber?” (Pois os judeus não tratavam com samaritanos).

Jesus10 lhe respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede de beber, serias tu que lhe pedirias, e ele te daria água viva IV”.

“Senhor11”, disse a mulher, “não tens nada para retirar a água e o poço é fundo. Onde podes conseguir essa água viva? És12 maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço...?”

Jesus13 respondeu: “Quem bebe desta água tem sede outra vez, mas14 quem beber a água que eu darei, nunca mais terá sede. De fato, a água que eu lhe darei será uma fonte de água jorrando para a vida eterna”.

Disse-lhe15 a mulher: “Senhor, dai-me dessa água, e assim não terei mais sede nem terei de continuar vindo aqui buscar água”.

Ele16 lhe disse: “Vai, chama o teu marido e volta”.

“Não17 tenho marido”, respondeu ela.

E Jesus lhe falou: “... de18 fato, tiveste cinco maridos, e o homem que agora tens não é teu marido...”

“Senhor19”, disse a mulher, “posso ver que és um profeta. Nossos20 pais adoraram neste monte V, mas vocês judeus dizem que o lugar onde devemos prestar culto é Jerusalém”.

Disse-lhe21 Jesus: “Acredita-me, mulher, está chegando um tempo em que não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém... Os23 verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade... Deus24 é espírito, e seus adoradores devem adorá-lo em espírito e em verdade...”.

A samaritana voltou para sua cidade e contou às pessoas todas as coisas que Jesus lhe dissera. E muitos vieram para escutar Jesus.

Em39 razão do testemunho da mulher – “ele me disse tudo o que eu fiz” – muitos samaritanos daquela cidade acreditaram nele. Ao40 virem ao seu encontro, os samaritanos insistiam com ele para ficar, e ele acabou ficando dois dias. E41, por causa de suas palavras, muitos mais passaram a crer.

 

v     Para entender a história

Os judeus consideravam os samaritanos impuros e se recusavam a tratar com eles. Quebrando a tradição judaica – e também o preconceito –, Jesus desfruta abertamente da hospitalidade deles. Sua missão é remover a barreira entre judeus e não-judeus e apresentar o Evangelho – como o chamamos hoje em dia – a todos os povos.

 

v     Curiosidades

                                      I.     “Tomou o caminho de Jerusalém” – Assinala-se aí o início da vida pública de Jesus na Judeia. Sua missão termina em Jerusalém, onde ele morre e ressuscita.

                                   II.     “À frente, enviou mensageiros” – Jesus estava viajando com seus discípulos e muitos outros seguidores. Uma pequena aldeia não poderia dar hospitalidade a toda essa gente; por isso, um grupo ia adiante para fazer preparativos.

                                III.     “Chamemos o fogo do céu” – Tiago e João eram também conhecidos como “filhos do trovão”, por sua personalidade impulsiva – consta que Jesus mesmo os apelidara assim (Marcos 3:17), o que mostra que Jesus tinha senso de humor. Suas palavras – de Tiago e João – lembram as de Elias, que em seu tempo, enviara chamas do céu para consumir os mensageiros de Aasias, o ímpio rei da Samaria (II Reis 1:10).

                                IV.     “Água viva” – A água que Jesus oferece é sua Palavra e o dom da vida eterna. Os que seguem seus ensinamentos não terão mais sede espiritual.

                                   V.     “Nossos pais adoraram neste monte” – Trata-se do Monte Gerizim, lugar sagrado dos samaritanos. Moisés dissera ao povo para proclamar a bênção de Deus dali (Deuteronômio 11:29). Os samaritanos adoravam – que é o mesmo que prestar culto – ao Deus de Israel e, em cerca de 400 a.C., construíram um templo no Monte Gerizim para rivalizar com o de Jerusalém.

 

Samaria: A viagem da Galileia para Jerusalém, passando pela Samaria, levava poucos dias. Os viajantes judeus evitavam a Samaria e viajavam pela margem leste do Jordão. Os samaritanos eram seus inimigos e não os recebiam.

Poços: Os poços ainda são importantes na Palestina atual, pois a água seca nos meses de verão.


Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário