Pesquisar neste blog

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

29 – Jesus Caminha Sobre a Água (Mateus 14)



Dispensada23(versículo) a multidão I, ele subiu sozinho à encosta de uma montanha para orar. Quando caiu a noite, estava lá sozinho, mas24 o barco – levado pelas ondas, pois o vento estava contrário – já se achava a uma razoável distância da terra.
Na25 quarta vigília na noite II, Jesus foi ao encontro dos discípulos, caminhando sobre o lago. Ao26 verem-no caminhar sobre o lago, eles ficaram apavorados. “É um fantasma”, diziam, e gritavam de medo.
Mas27 logo Jesus lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não temam”.
“Senhor28, se és tu”, retrucou Pedro, “manda-me ir ao teu encontro na água”.
“Vem29”, disse ele. Então Pedro saiu do barco, caminhou sobre a água e foi até Jesus. Mas30, quando sentiu o vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”
Imediatamente31 Jesus alcançou a sua mão e o segurou. “Homem de pouca fé III, falou-lhe, “porque duvidaste?”
E32 logo que subiram no barco, o vento cessou.
Então33 os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Tu és realmente o Filho de Deus”. Terminada34 a travessia, eles aportaram em Genezaré.  E35, quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, mandaram a notícia para toda a redondeza. As pessoas lhe traziam todos os doentes... e36 os que o tocavam ficavam curados.

v     Para entender a história
Os primeiros passos de Pedro sobre a água mostram que a fé consegue o que parece impossível. Quando Pedro prestou mais atenção ao vento do que ao Mestre, começou a afundar. Isso nos ensina que, se desviarmos nosso olhar do Senhor e nos desfocarmos, nossa fé pode fraquejar – e surge a dúvida. Mas, sempre que rogamos por ajuda, Ele nos estende sua mão.

v     Curiosidades
                                      I.     “Dispensada a multidão” – O Evangelho de João registra que a multidão “queria fazê-lo rei à força” (6:15). Aonde quer que Jesus fosse, multidões o seguiam, vendo nele o Messias prometido. Mas não compreendiam sua real missão. Queriam que ele fosse um rei para libertar Israel do jugo romano.
                                   II.     “Na quarta vigília na noite” – Os romanos dividiam a noite em quatro vigílias. A última, ou quarta, ia das 3 às 6 horas. Os judeus só tinham três vigílias: do pôr do sol até às 22 horas, das 22 às 2 horas, e daí até a aurora.
                                III.     “Homem de pouca fé” – Logo que duvidou de Jesus, Pedro começou a afundar. Ele queria participar do poder de seu Mestre, mas sua fé ainda precisava crescer.

Publicada inicialmente na Grã-Bretanha em 1997 por Dorling Kindersley Ltd, 9 Herietta Street, London WC2E 8PS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário