Pesquisar neste blog

domingo, 1 de dezembro de 2019

Os Dez Mandamentos



Desejo compartilhar aqui os célebres – e pouco conhecidos em verdade – “dez mandamentos”, na ordem e conforme se apresentam na Bíblia. Estes mandamentos, como se sabe, foram dados aos israelitas antes de entrarem na “terra prometida”, para que os cumprissem nesta terra e lá vivessem segundo a promessa feita por Deus a Abraão e aos seus descendentes.
Então, lá vai:
Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim(Êxodo 20:2-3).
“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra” (Êxodo 20:4).
Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus, pois o SENHOR não deixará impune quem tomar o seu nome em vão” (Êxodo 20:7).
“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo(Êxodo 20:8).
Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12).
Não matarás(Êxodo 20:13).
Não adulterarás(Êxodo 20:14).
Não furtarás(Êxodo 20:15).
Não darás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16).
Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença” (Êxodo 20:17).
Se contarmos, dá para perceber que são mesmo dez.
Depois, no livro de Deuteronômio, há novamente um compêndio destes mandamentos, que grifei em negrito, contextualizados com explicações adicionais, que Deus dá, por meio de Moisés, ao povo de Israel.
Se contarmos, novamente dá para perceber que são os mesmos dez.
Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o SENHOR, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e obedecem aos meus mandamentos. Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus, pois o SENHOR não deixará impune quem usar o seu nome em vão. Guardarás o dia de sábado a fim de santificá-lo, conforme o SENHOR, o teu Deus, te ordenou. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é um sábado para o SENHOR, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver em tua propriedade; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o SENHOR, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o SENHOR, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado. Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o SENHOR, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não darás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás a casa do teu próximo, nem sua propriedade, nem seu servo ou serva, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença (Deuteronômio 5:6-21).
Talvez você tenha aprendido um pouquinho diferente, especialmente quando à numeraçãodeles – se foi doutrinado ou catequizado quando criança na igreja –, pois foram adaptados segundo a “doutrina” da igreja/instituição, mas, no original, está tal qual está acima. Pode conferir na sua Bíblia.
Em Seu tempo terreno, Jesus sintetiza esses mandamentos – e todos os mais de seiscentos que se encontram no Antigo Testamento – em dois. Estes dois não “eliminam” os dados anteriormente; apenas que, se prestarmos atenção a eles, neles estão o cumprimento de todos os demais. Ainda, Jesus submete tudo – Lei, Profetas, Escrituras – a estes dois mandamentos excelsos:
Respondeu Jesus: “‘Ame o SENHOR, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas (Mateus 22:37-40).
E nunca devemos nos esquecer de que em Jesus está todo o cumprimento da Lei.
Para encerrar, achei interessante compartilhar esse tópico dos “dez mandamentos” tal qual se encontram nas Escrituras, pois, como disse no início, apesar de serem muito “célebres”, são também muito “desconhecidos”.

Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
Saudações,
Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário