A chave do livro é o Filho do homem.
O tema que se destaca no evangelho segundo Lucas é: Jesus é o Salvador
divino. No princípio, tudo se concentra nesta verdade suprema. Antes mesmo de Seu
nascimento, o anjo enviado por Deus ordena a Maria que dê ao menino o nome de
Jesus, que significa “o Senhor salva” (1:31). Aos pastores o anjo deu “novas de
grande alegria” (2:10) de que na cidade de Davi nascera o Salvador, que é
Cristo, o Senhor (2:11). E no primeiro anúncio público que Jesus fez a respeito
de Sua missão, afirmou de modo inequívoco que Ele era o divino Salvador acerca
de Quem os escritos sagrados do Antigo Testamento faziam referência (4:17-21).
A partir desse momento, observamos de que forma Jesus Se revela como o
Redentor divino que veio para salvar os perdidos. Salva do poder dos espíritos
maus (4:33-36), de enfermidades graves (4:38-40), da lepra (5:12-13) e,
inclusive, do poder e das consequências do pecado (5:20-26). Além disso, Lucas
nos apresenta Jesus como o Salvador Todo-Poderoso que tem poder e autoridade
divina para ressuscitar mortos (7:12-17). Sendo um com o Pai, tem igualmente
poder sobre a natureza e pode salvar Seus discípulos de uma violenta tempestade
(8:22-25), e livrar da fome a multidão (9:11-17).
Depois de haver-Se revelado como o Salvador Todo-Poderoso e de os
apóstolos O haverem confessado como o Cristo (9:18-20), Jesus começa a mostrar
a Seus seguidores que para Ele poder ser o Salvador divino deles, primeiro Ele
devia sofrer e morrer (9:22).
As palavras pronunciadas por Jesus em 19:10, “porque o Filho do homem
veio buscar e salvar o que se havia perdido”, cristalizam a maravilhosa
mensagem do evangelho segundo Lucas.
Lucas demonstra-nos que Jesus veio como Salvador em sentido universal –
para os povos de todos os tempos e de todas as condições: para os judeus
(2:10), para os samaritanos (9:51-56), para os pagãos (3:6), para os
publicanos, para os pecadores e desprezados (7:37-50), bem como para pessoas
respeitáveis (7:36), para os pobres (1:53) e também para os ricos (19:2).
Ao mesmo tempo, Jesus advertiu seriamente a todos de que embora Ele
tivesse vindo para salvar e não para destruir, todos quantos se negavam a ser
salvos por Ele trariam sobre si mesmos sofrimentos (19:27, 41-44).
O evangelho segundo Lucas proclama as boas-novas de Jesus, que não
somente afirmava ser o Salvador divino, mas também Se revelava como o Redentor
Todo-Poderoso e Unigênito Filho de Deus. Mediante Sua ressurreição e ascensão
(24:50-53), demonstrou finalmente a verdade de Suas afirmativas e a autenticidade
de Sua auto-revelação como Salvador do mundo, enviado, aprovado e equipado por
Deus (4:17-21; 10:22).
Sem dúvida alguma, é correta a tradição que afirma ser Lucas, o médico
amado (Colossenses 4:14), o autor deste evangelho. Como companheiro de Paulo
(Filemon 24; II Timóteo 4:11; Colossenses 4:10-14; Atos 1:1; 20:5; 21:17; 27:2;
28:16), Lucas tinha muitos contatos pessoais com apóstolos e outras testemunhas
da história do evangelho. Tudo isto, somado à sua base cultural grega, seu
preparo intelectual e sua íntima relação com homens como Marcos (que também
escreveu um evangelho), capacitaram-no para escrever um evangelho digno de
crédito, amplo e formoso. Provavelmente, escreveu-o entre os anos 64 e 70 de
nossa era. Pouco depois, escreveu os Atos dos Apóstolos.
J.
Norval Geldenhuys
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