Pesquisar neste blog

domingo, 29 de julho de 2018

A Ressurreição e a Vida



          João 11:25-26
          “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá, e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente”.

          Esta passagem costuma muito ser citada em funerais. Quem já não se deparou com esta cena? E é, a propósito, uma passagem muito adequada para uma situação assim. Mas ela vale tanto para aqueles que “estão indo”, como para aqueles que “ainda estão por aqui”. Ela vale para todos.
          E como quem está lendo essas linhas agora está vivinho da silva, vamos tomá-la para nós, aqui e agora.
          Em Cristo, a cada dia ressuscitamos, pois, quando decidimos viver cada minuto do dia em Seu amor, estamos tendo renovadamente uma “vida nova”, com o vigor que uma nova vida tem, pulsando em luz e paz. Cada dia é uma ressurreição em e com Cristo, pois, para sermos Seus discípulos – aqueles que são discipulados/ensinados por Ele – precisamos nos decidir e dar nosso “sim” a Ele a cada dia quando acordamos/ressuscitamos. Essa confirmação a precisamos fazer conscientemente. É preciso que encomendemos nosso dia a Ele, agradecendo pela noite que passou e nos colocando outra vez em Suas mãos.
          “Obrigado, Senhor, pela noite que passou e pelo dia que está à nossa frente! Em tuas mãos entrego este dia e, como um livre discípulo Teu, peço que recebas todos os meus pensamentos em oração. Perdoa os que não condizem com a Tua vontade, e fortaleça os que condizem; e que estes sejam sempre superiores àqueles. A Ti novamente digo ‘sim’, e peço que conformes o meu coração, minha mente, minha alma e meu ser conforme a Ti. Acompanha-me em todos os meus passos, e escreve Tua Palavra em meu coração, em minha mente, em minha alma e em meu ser, pelo ativar do Espírito Santo e em Teu nome...” E assim podemos continuar orando conforme surgirem os pensamentos e as palavras em nosso coração, de modo simples e espontâneo...
          “Aquele que crê no Senhor”, ainda que veja morrendo sua alegria no decorrer do dia, ou sua paz, ou sua paciência, ou sua vitalidade, ou o que quer que seja, sabe que o Senhor renova tudo isso a cada oração, quando esta é feita sem automaticalismos, mas de coração sincero. E a oração sincera produz um “resultado” imediato: a paz! Experimente.
          Assim, ainda que algo bom em nós “morra”, viverá novamente sempre que nos “unimos” a Deus. E o que é bom? O amor, a alegria, a paz, a paciência, a amabilidade, a bondade, a fidelidade, a serenidade, o domínio próprio – e tudo o mais que sabemos que vem do Senhor. E todo aquele que vive assim, e crê em Deus com todas as suas forças possíveis, jamais morrerá, mas viverá eternamente pulsando a mesma luz, paz e força que Deus nos dá a cada minuto.
          Jesus diz que nós somos a luz e o sal do mundo. A luz sempre ilumina, pois dissipa as trevas. E o sal conserva e dá sabor. Que possamos iluminar aqueles que estão à nossa volta, que possamos conservar os frutos de Deus no nosso próximo e ser-lhe sabor de vida no Evangelho!
          Jesus nos chama para vivermos no chão da vida, significando dizer que não nos isolamos ou nos alienamos, mas que caminhamos todos os dias ao lado dos irmãos humanos na solidariedade e irmandade que Ele nos ensina por Sua Palavra. Certa vez li nalgum lugar que é fácil ser espiritualmente elevado num mosteiro, num santuário ou como um ermitão; mas que é muito mais difícil sê-lo com um chefe impertinente, uma criança chorando em casa, com contas a pagar e lutando a cada dia pelo pão nosso. Aprendi muito com essa frase.
          Mas, como Cristo nos chamou para sermos Seus discípulos na vida real, também é na vida real que Ele nos ajuda, ampara e fortalece. E nos ressuscita junto a Ele todos os dias!
          “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). E, se o Espírito que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês (Romanos 8:11).
          Ressuscitados em Cristo, já não vivemos apenas para nós, antes, vivemos para e por Ele: E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (II Coríntios 5:15).
          Isso não é poesia, nem falácia, nem blábláblá de autoajuda ou autoengano. Não. Isso é experiência de vida! A única experiência que realmente vale a pena: aquela que sabe e experimenta que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena” – e vive no Senhor.

          Por hora é isso, pessoal. Que a liberdade e o amor de Cristo nos acompanhem.
          Saudações,
          Kurt Hilbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário